Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indutores, como podemos projetar um?


gustavo 555

Posts recomendados

Galera é o seguinte, já faz algum tempo que venho tentando aprender sobre os indutores, já obti alguns resultados pesquisando aqui mesmo no forum, mas tenho algumas duvidas.

Bom, primeiro vou passar o que eu "aprendi" até agora para ver se aprendi mesmo:

As espiras devem ser enroladas o mais proximo possivel umas das outras para ter uma indutancia maior.

Bobinas com núcleo de ar tem menos indutancia, comparadas a bobinas do mesmo tamanho mas com núcleo de "alguma coisa" (alguma coisa do tipo ferrite, ferro e etc)

Quanto mais grosso o fio mais corrente vai ser presciso para "atravessar" essa bobina.

Tenho algumas duvidas, sobre o assunto:

Quanto mais indutancia tiver um indutor mais ele filtrara?

Quanto mais espiras tiver uma bobina mais indutancia ela tera?

E como posso calcular a indutancia de uma bobina? levando em conta o material de seu núcleo, número de espiras, grossura do fio, etc.

Procurando no google achei esse artigo da revista "Saber Eletronica":

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1040

Mas acho que isso seria valido apenas para bobinas com núcleo de ar.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/4151-art572.html
Olá! Este artigo do Newton C. Braga pode parecer um tanto longo e deve ser lido com muita calma e atenção. Para melhor clareza do assunto, talvez deva até ter se em mãos, um pequeno caderno de anotações para que não se perca em meio a constantes e variáveis dos cálculos pedidos.
Bons estudos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2009-11-8 às 21:32, gustavo 555 disse:

Tenho algumas duvidas, sobre o assunto:

Quanto mais indutância tiver um indutor mais ele filtrara?

Quanto maior for a indutância, mais resistência elétrica o indutor oferecerá à passagem de corrente alternada.

A resistência elétrica que o indutor oferece, é diferente daquelas oferecidas pelos resistores, pois só funciona para corrente alternada. Quanto maior a freqüência maior será a resistência do indutor.

Em tensão DC pura o indutor não oferece resistência.

Em DC pura só aparece a resistência do fio da bobina. Não a do indutor.

Esta resistência oferecida à corrente alternada, que não aparece em DC pura, pode favorecer uma filtragem de tensão, pois as variações de tensão não passariam, ficando apenas a tensão DC.   

 

Quanto mais espiras tiver uma bobina mais indutancia ela tera?

Sim. Isso mesmo. 

 

E como posso calcular a indutancia de uma bobina? levando em conta o material de seu núcleo, número de espiras, grossura do fio, etc.

Isso é assunto para um livro de engenharia, se você for mesmo querer calcular.

Quando se faz um indutor com núcleo de ar ou com núcleo de ferrite do tipo EE, que possuem muitas variareis tais como tamanho, espaço de gap entre outros, necessita-se de uma calhamaço de cálculos para acerto da indutância e mesmo assim quando quando termina a montagem prática, ainda assim ocorrem variações de indutâncias, que não estavam nos cálculos. Poucas, mas existem. Digamos que dentro de uma certa tolerância. 

Mas existem uns núcleos toroidais, feitos especificamente para indutores que vem com um negócio chamado de fator de indutância. Isso facilita muito, pois com o fator de indutância você define quantas espiras é necessário para dar a indutância. Neste caso o calculo é maios simples.

 

Veja estes núcleos neste site:

http://magmattec.com/produtos/núcleos-magneticos-amorfos-e-nanocristalinos

O pessoal dá a indicação do uso, se é núcleo para indutor, ou se é núcleo para transformador. 

 

Procurando no google achei esse artigo da revista "Saber Eletronica":

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1040

Mas acho que isso seria valido apenas para bobinas com núcleo de ar.

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!