Imprimir artigo
Por Dentro da Microarquitetura Intel Haswell
por em Tutoriais
Última atualização:
54.968 visualizações
Página 3 de 5

Novas Portas de Despacho e Unidades de Execução

Desde a microarquitetura Nehalem, os processadores da Intel apresentam seis portas de despacho para conectar a Estação de Reserva do processador (onde microinstruções esperando para serem processadas são armazenadas) às unidades de execução do processador. A microarquitetura Haswell adiciona duas novas portas de despacho, aumentando em 33% o número de microinstruções que a Estação de Reserva pode enviar para as unidades de execução..

A microarquitetura Haswell apresenta um total de 17 unidades de execução, enquanto que as microarquiteturas Sandy Bridge e Ivy Bridge apresentam 15 e a microarquitetura Nehalem apresentam 12.

Uma importante melhoria adicionada à microarquitetura Haswell é a adição de caminhos de dados de 256 bits entre a Estação de Reserva e as unidades de execução. As microarquiteturas Sandy Bridge e Ivy Bridge usam caminhos de dados de 128 bits e, portanto, quando instruções AVX de 256 bits precisam ser executadas, duas unidades de execução devem ser combinadas. Isto não acontece com a microarquitetura Haswell.

Haswell
Figura 2: Novas portas de despacho e unidades de execução da microarquitetura Haswell

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
530.112 usuários cadastrados
976 usuários on-line