Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dobrador de Tensão e Center Tap (amp áudio)


Jemec

Posts recomendados

Bom dia!

Estou montando um amplificador e  um pré amplificador de contra - baixo. Como tenho uns transformadores gostaria de aproveita- los.
Mas não tem a derivação central "Center Tap" e estou querendo fazer com dobrador de tensão.
 

Pesquisei algumas coisas sobre dobradores de tensão, mas tem pouco assunto sobre os mesmos, apenas alguns circuitos, mas pouco explicado.

Tenho algumas dúvidas:

1° Gostaria de saber, qual a diferença entre usar um dobrador de tensão e um transformador com "Center Tap"?
2° Tem alguma implicação de usar um dobrador de tensão em amplificadores?
3° A tensão dobra e a corrente divide? Se o circuito que necessita de 5A, o transformador com dobrador terá que ser de 10A? E os diodos retificadores tem que ser de 5A ou 10A?

Se alguém souber dá uma força ai :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JemecOpa! O transformador com center tap nada mais é que um transformador que possui o center tap para conectar ao ground após a sua retificação. Ou seja, aumenta ou diminui a tensão, e esse center tap será o seu ground, após a retificação correta!!

Quanto ao dobradores de tensão, pode seguir com vista grossa nessa analogia, e utilize os diodos de 10A, pra garantir ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo a utilização de circuito dobrador de tensão para amplificadores, pode causar muito ruido, se for fazer tem que fazer bem feito, no seu tópico você diz ter vários transformadores ("Como tenho uns transformadores"), acredito que seja melhor arrumar dois iguais, e ligar o secundário deles em série, assim a união dos dois seria seu CT e as outras duas pontas as extremidades.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso, preciso para o pré amp 15+15 300mA e tenho um trafo de 15V de uns 2A. E creio que fazendo um dobrador de tensão com esse trafo, dá para fazer o pré funcionar. 

Já o power preciso de 35v+35v 5A e tenho um trafo que me parece que é de no-break ou parecido, no qual juntando os secundários dá os 35V e creio que pelos meu cálculos tenho mais de 10A, no qual estou pesquisando para fazer um dobrador, já que daria pra economizar uma grana com trafo de 35+35 5A.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de dobrador pode até ser viável para o pré, pela corrente ser baixa. Mas tem a questão do ruído também. 

Para a etapa de potência complica, a tensão e a corrente é alta, vai perder 2/3 da corrente ao dobrar a tensão. 

Já que os transformadores são mais fortes do que o necessário, usaria 8 diodos em cada para formar as tensões negativas e positivas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Esse negócio de dobrador pode até ser viável para o pré, pela corrente ser baixa. Mas tem a questão do ruído também. 

Para a etapa de potência complica, a tensão e a corrente é alta, vai perder 2/3 da corrente ao dobrar a tensão. 

Já que os transformadores são mais fortes do que o necessário, usaria 8 diodos em cada para formar as tensões negativas e positivas. 

Já vi a oneal, usando dobrador de tensão no pré, mas mesmo assim tem que ser bem feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Jemec disse:

Como faria para colocar mais diodos? Faria duas pontes retificadoras ?

Porque usar 8 diodos?

Esquece, me confundi com outra coisa. 

Nesse caso só funciona em meia onda, se usa dois diodos apenas. 

Já usei em um amplificador, funciona normal. O problema é que o ripple fica grande. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Terminei de montar o amplificador!
Fiz com dobrador de tensão e ficou uma beleza!

adicionado 3 minutos depois

Essa é a foto do amp.

20170801_145055.jpg

adicionado 36 minutos depois

Pré Amplificador

Para alimentar o pré, fiz um dobrador de tensão com trafo de 15v, no qual retificado fica aproximadamente  21+21v e utilizei o LM7815 e LM7915 para regular 15v na saída.
Aproveitando o trafo de 15v, peguei a fase positiva e regulei com LM317 uma tensão de 12v para a proteção de alto falantes que está debaixo do pré e para ligar os coolers.

Amplificador

Na saída do amplificador são dois 2sc5200, ouve algumas queimas, pois infelizmente eram falsos. Até que consegui originais e não deu mais problema. Usei uns dissipadores de CPU :D e coolers só pra garantir o resfriamento.
Para alimentar o amp usei um trafo que parece de no-break, no qual medindo as tensões consegui 35v AC no secundário.

Onde fiz um dobrador de tensão, no qual retificado ficou aproximadamente 49+49v DC.

O amplificador é um pré  baseado no Gk 400rb e o amplificador é quase complementar de dois canais de 100w.
Fiz teste com carga nos dois canais, utilizando uma resistência de 8R e chegou a 105w.
 

adicionado 39 minutos depois

Para filtragem do retificador utilizei dois capacitores eletrolítico de 4700uF em paralelo, que fica aproximadamente  9400uF no pico positivo e negativo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!