Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Regulável "modificação"


Jemec

Posts recomendados

Bom dia!

Pessoal gostaria de saber se é possível em uma fonte regulável, ao invés de utilizar um potenciômetro para o ajuste da tensão, utilizar um teclado matricial, acompanhado de um microcontrolador PIC. 

Já pesquisei sobre potenciômetro digital, mas tem poucas informações e não consegui desenrolar.

Se alguém tiver uma ideia ou souber de algo.

Valeu!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro é possível. Com pot digital é ainda melhor. No entanto você tem a opção de usar uma rede R2R pra conversão DA. Esta tensão analógica há de ser usada como referência e há de controlar tua fonte.

 

Por partes: 1º entenda como a tensão analógica controla uma fonte. reserve. Depois crie-a usando a rede R2R. reserve. Depois elabora a rotina de entrada de valores como teclado.reserve. (eu prefiro 3 botões: sobe,desce,confirma). Junte as 3 massas de conhecimento recem adquiridas, misture com carinho, coloque no forno por algumas horas e se sirva.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora, sobre a sua resposta fiquei pensando sobre o aroma do bolo. Não sendo o de fio queimado tá bom demais. kkkk

Jemec, potenciometro digital e encoder são a mesma coisa, a saida de pulsos de um é identica ao do outro. Ambos possuem duas saidas de pulso. O adiantamento ou atraso da primeira em relação à segunda te informa de o potenciometro/encoder rodou a direita ou à esquerda.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jemec se já dominas o potenciometro digital, já estás com a faca e o queijo na mão! Basta-te pesquisar o funcionamento de uma fonte variável, colocá-lo no lugar do pot analógico e partir pro abraço. O lado bom é que você vai ter que dar uma olhadela no datasheet do bixo e fazer algumas mínimas continhas. É tão simples que nem quero te tirar o prazer de descobrires por si.

(em tempo: nunca usei pot dig)

 

@Sérgio Lembo talvez de neurônios queimados kk.

De  fato penso que há alguma diferença entre pot dig e encoder. O pot dig varia a resistência. O encoder é como disseste mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora, o que eu conheço como pot digital é o que tem em muitos aparelhos com controle digital. Não possuem valor em Ohms, tem 4 terminais, 2 de alimentação e 2 saidas. É possível que eu esteja dando o nome errado, como nunca precisei comprar um desses associei o nome a forma de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Obrigado pelas dicas!

Estou tentando fazer com a rede R/2R.
Rede.thumb.jpg.73205118db6308762e7c050f3914a2ae.jpg
Estou fazendo com 8 alimentação, no qual seria 8 portas de um microcontrolador.
 

Como estou querendo controlar de 0 a 35V.

O microcontrolador vai dar 5v na porta ou 0V

Então quero utilizar um acoplador óptico como chave pra ligar uma fonte de 35V.

AP.jpg.dbc679affaa13cdc666d6a6c34602974.jpg

Na figura acima (acoplador ) a chave é uma das portas do microcontrolador o resistor para limitar a tensão no led.

Mas estou com dificuldade de como fazer a fonte. Estava pensando em ligar a fonte de 35v no coletor para o emissor do óptico acoplador, mas acho q ele não aguenta e acho q precisa de uma etapa de potencia. 

Alguém pra dar uma força?:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O divisor resistivo deve ser ligado a um regulador de tensão como um LM338 ou LM350 (não sei a corrente).

Em caso de usá-los, os valores desse divisor resistivo não serve, pois a corrente ficará baixa deixando o regulador instável.

Na página 18, figura 29 deste datasheet tem o que você precisa:

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm138.pdf

Apenas aumente a quantidade de resistores e transistores. E não se esqueça dos resistores que vão na base dos transistores, nem precisa de opto acoplador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Agradeço a mp. Vi que ja obtiveste sucesso. Sim podem existir cálculos no entanto os 1K\2K atendem perfeitamente os requisitos R\2R na grande maioria dos casos. Veja\entenda a variação 0..5V. Depois entenda como uma tensão de referência atua num regulador de tensão e seja feliz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Bom dia!
Estou tento problema!

Circuito simplificado:
ree.jpg.7e6d11ba7040bc0473fa847e0bce4d69.jpg

A tensão na carga está caindo drasticamente então coloquei um Capacitor de 4700uF na saída, no qual funciona, mas o que está ocorrendo é que o Tip 127 está queimando algumas vezes.

adicionado 5 minutos depois

Fiz esse esquema que se encontra no datasheet para diminuir o ripple, mas não adiantou nada.
rr.jpg.8444776f90d4b7df22dd5559516e4720.jpg

Continua caindo a tensão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Substitua a resistência R29 de 0,7R por uma de 3R para que possa passar alguma corrente no regulador para que ele estabilize, como regra básica 30% da corrente pelo regulador e 70% pelo TIP.

Se eu fosse você, como a corrente máxima é de 2A eu usaria o LM350 pois ele tem as proteções necessárias, nessa configuração básica com o transistor de passagem não tem limitação de corrente e se você colocar em curto as saídas o TIP queima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O R29 = 15R. (atual):thumbsup:

Estou com o problema, descobri  que está queimando o LM127, porque estou colocando o capacitor de 4700uF na saída.

Como melhor o Ripple?
Quando coloco no 24V minha tensão cai para 11V.

Mas se coloco o Capacitor na Saída com valor alto queima o LM127.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Jemec disse:

O R29 = 15R. (atual):thumbsup:

Estou com o problema, descobri  que está queimando o LM127, porque estou colocando o capacitor de 4700uF na saída.

Como melhor o Ripple?
Quando coloco no 24V minha tensão cai para 11V.

Mas se coloco o Capacitor na Saída com valor alto queima o LM127.

15R para R29 é muita coisa, coloque um resistor de 3R.

 

Para você reduzir o ripple tem que colocar um capacitor de 10uF desacoplando o terminal de ajuste da mesma forma que está no esquema mais acima, assim como os dois diodos de proteção, eles estão lá para proteger o regulador da descarga dos capacitores.

O nível de ripple na saída depende o que você vai alimentar com a fonte, se você usar 2000uF/A na filtragem está bom demais pois o próprio regulador reduz o ripple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Jemec disse:

@Picco Valeu pelas dicas!

Consegui resolver!

Coloquei um capacitor de 200uF eletrolítico e outro de 100nF de poliester na Saída.
Praticamente não cai nada a tensão agora.

15R faz com que passe no regulador aproximadamente 45mA e o resto no tip127.
 

Isso dai mostra duas coisas:

1) Deve ser um transistor fake, simples, um só transistor e não um TIP127 que é par darlington..

Veja que o início da condução de um transistor único gira pelos 0,65 Volts. Notastes que a queda em 15 Ohms com 45 mA é exatamente 15 x 0,045 = 0,675, provando que o transistor usado é singelo e não par darlington, como um TIP127 deveria ser:

http://www.redrok.com/PNP_Darlington_TIP127_-100V_-5A_Hfe1000_TO-220.pdf

 

2) Essa divisão de 45 mA pelo CI regulador e o restante pelo transistor é no mínimo burra pois perdes a chance de usar a limitação do CI para proteger o transistor.. Ora, o CI se bloqueia em 1,5  e seu carregador só fornece 2 A, faça ou busque que a corrente seja dividida em 1,5A pelo CI e 500 mA pelo transistor e vais ter com isso uma proteção indireta do transistor, contra excesso de corrente. Não se esqueça de dissipar muito bem e de preferência num mesmo dissipador e bem próximos o CI e o transistor que de graça ganhas mais ainda a limitação térmica, através do CI, extendida de modo indireto ao transistor

E não esqueça o valor do resistor deve ficar ai por perto dos 2,7 Ohms. Vale até mesmo "sintonizar" esse resistor. Lembre-se, trate de colocar um darlington ai pois esse que está na sua montagem não é..

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller
Entendi que tu falou.
Bem notado que não é 0.7V (no tip127 o VBE é 2.5V máx). Na prática sei que a corrente aos 200mA, já está passando pelo TIP127, então pra mim está beleza. 

Geralmente falo 0.7v por causa de toda teoria do diodo e etc, mas foi legal tu mencionar que o TIP127 é um Darlington:thumbsup:
Atualmente estou utilizando o TIP107
Valeu pelas dicas e criticas! :thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Jemec disse:

@faller
Entendi que tu falou.
Bem notado que não é 0.7V (no tip127 o VBE é 2.5V máx). Na prática sei que a corrente aos 200mA, já está passando pelo TIP127, então pra mim está beleza. 

Geralmente falo 0.7v por causa de toda teoria do diodo e etc, mas foi legal tu mencionar que o TIP127 é um Darlington:thumbsup:
Atualmente estou utilizando o TIP107
Valeu pelas dicas e criticas! :thumbsup:

 

Sabe, é péssimo a gente se botar a pensar, tentar entender, se esforçar e estudar para poder ajudar os colegas quando eles "escondem" as variáveis do projeto em discussão...

Avalio como uma desconsideração a toda prova. Se estás em busca de ajuda o óbvio do óbvio é o compartilhamento dos dados do projeto, principalmente os significativos.  Portanto para colaborações desse tipo passo a dizer....  Lixe-se você e seus problemas...

Isso é o melhor que posso fazer, acredite..  Não conte comigo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!