Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimou? Se sim, qual comprar?


Posts recomendados

Ontem a noite teve uma tempestade muito forte e acredito que a fonte do meu pc tenha queimado, assim que um raio caiu na minha rua, o pc desligou e não ligou mais, abrindo o gabinete notei que a luz onde os botões fisicos de ligar e resetar na placa-mãe ficam piscando de tempo em tempo simultaneamente, em funcionamento normal ao menos a luz de ligar ficava ligada continuamente, então, queimou?

É bem óbvio que queimou, mas estou apenas considerando a possibilidade de isso ser algum outro estado de funcionamento em que eu tenha que fazer algo para ligar normalmente.

 

É possível que algo além da fonte tenha queimado?

 

E agora, supondo que tenha queimado, qual fonte eu devo comprar, dei um a olhada no tópico fixo do forum e diz que para minha configuração que segue abaixo não é necessário mais de 400w, esta certo isso? Se não me engano, meu processador consome mais energia que o normal, mas posso estar errado. Qualquer dica além disso eu aprecio, trabalho do meu pc e quanto antes puder resolver isso melhor.

 

Abaixo segue a configuração atual do meu computador:

CPU i7 980x
HD Sata 1TB Seagate 32mb
Memoria 8GB
VGA GTX 970
Fonte XFX 750W Black Edition
Placa Mão Asus P6T
Win 10 64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Math.Pi disse:

Bom dia.

É importante antes testar as peças do seu pc. Preferencialmente levar em uma loja.

Já vi vários casos em que a placa-mãe também vai pro saco.

Isso da placa-mãe é algo que considerei, eu testei o cabo de internet que estava conectado nela em um notebook e não deu sinal, o que indicaria que a origem da sobregarca de energia pode ter vindo deste cabo e não o de energia, ou da fonte, é possível que TUDO tenha queimado?

 

Vou levar em uma loja hoje a tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas possibilidades são, por raio, de queima da fonte e da placa-mãe. Podem danificar outros componentes? Sim, mas é mais raro. Leve e teste.

Caso precise trocar a fonte, o consumo indicado para o seu setup é de aproximadamente 400w. Então uma fonte entre 500w e 600w é o recomendado. Marcas? Eu recomendo Corsair, EVGA ou XFX. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é extremamente recomendável que não use o PC durante um tempestade, pode não acontecer nada, mas há o risco, já tive no passado grandes prejuizos exatamente por um raio que caiu quase no meu terraço, queimou até modem de internet junto com as peças e o estabilizador. Se precisar outra, essa sua fonte estava de bom tamanho, bom PFC ativo, boa carga para outros investimentos maiores, marca e selo 80plus. É melhor como dito acima, ir na assistência e verificar os danos, nos mantenha atualizado sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcelo1110 Você aprendeu justamente o que os fabricantes e vendedores de estabilizadores queriam que você aprendesse... E foi enganado por eles.

 

Basicamente, estabilizador é a pior desgraça que você pode comprar. Danifica todo e qualquer equipamento eletrônico. Você citou em outro tópico que usa uma fonte Cougar VTE, que tem PFC ativo. Para esse tipo de fonte é pior, é como beber mercúrio puro. Se estiver usando estabilizador nesse momento, saiba que você vai danificar sua fonte, isso se já não tiver ocorrido.

 

Tem referências sobre isso em quase todos os tópicos deste setor, como o meu, indicado logo acima. Além disso, temos muito material próprio sobre o assunto:

 

 

PpDjVKr.jpg?1

 

NaouseestabilizadorXFX_zps9cc9e7c2.jpg

 

Se você estivesse usando o equipamento adequado para proteção contra descargas elétricas, um filtro de linha com protetor DPS, talvez não teria tido o prejuízo que teve.

 

O estabilizador, além de não ajudar, atrapalha e muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcelo1110 Se você tiver algum estabilizador em casa, independentemente do que está ligado nele, tire. Leve o estabilizador para a disposição final adequada em alguma estação de reciclagem de lixo eletrônico.

 

Outra opção é tirar tudo de dentro e construir filtros de linha aproveitando o gabinete deles. Ou usar como alvo para prática de tiro esportivo. Ou deixar como peso de porta. Só não pode é ficar ligado. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!