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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
viniciusnvivian

Modificação em ventilador para 24V

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E ai galera. Esse forum ja me ajudou muito. Obrigado mesmo a todos daqui. Agora estou querendo montar outro projeto espero que vocês me ajudem.

Bom ai vem:

Quero montar uma bicicleta de motor. Deem uma olhada nesse video ai:

E nesse tambem:

O primeiro video mostra o bicicleta que o cara montou.

O segundo mostra o motor que ele colocou.

Ai vem a minha pergunta:

Eu tenho um ventilador aqui em casa igual o dele. Eu queria fazer o ventilador ser ligado em 24v ou menos para eu colocar na bicicleta. Como o cara fez essa conversão de 110v para 24v?

Eu tenho aqui uma bateria de uma moto eletrica, mais a bateria é de 9V como eu faço para aumentar a tensão dela?

Obrigado.

Att Vinicius

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Faz como a cara fez lá no primeiro filmete. Bota duas baterias de 12 volts em série. Dá 24 volts..

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Mas vai ter que abrir, retirar o bobinado, recalcular e reenrolar o motor, colocar apenas as baterias no motor de 110 VAC não vai funcionar.

Além do mais, esse tipo de motor aparenta ser prensado, para abrir e fechar vai ter que ter muita paciência e equipamento.

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acho que da uma procurada sobre ventiladores de teto tipo de enrolamento e esperar, daria pra recalcular.

tento o numero de esperiras para 110 ou 220 da pra calcular para 24v.

ps: ou numa escola aqui pra ve se me dao um ventilador veio pra brinca um pouco.

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Amigo enrolamento de motores é algo sério que exige conhecimento e equipamento, voce vai ter que recalcular e adaptar nesse induzido, depois tem que fazer as bobinas, fechamento, banho de verniz e estufa, após limpesa posterior e montagem.

Como disse esse motor parece ser prensado de modo que para abrir vai deformar toda a tampa.

Esse é o tipo de "diversão" que tem que ser feita por quem é do ramo e tem ferramentas para tal.

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esse tipo de motor nao e sincrono? e esquenta a beça tbem nao,ele teria torque pra mover a bike,e esta modificaçao nao saira cara nao?

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Interessante esse projeto mas, esse motor 220VAC depois de rebobinado para 24V vai funcionar com um módulo conversor? Seria 24VAC?:D:D:D

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Tem mais um detalhe, parece que o vídeo da bike e o do motor preso a uma morsa nada tem a ver um com outro, desde o inicio me chamou atenção algo, não vi esse motor instalado, alias não vi nenhum motor, apenas o cubo traseiro da bicicleta pareceu um pouco mais "gordinho", mas como ele tinha a raiação nesse cubo, teria que ser empregado muita ferramenta para fazer um motor com carcaça adaptada para colocar os raios, e as baterias parece estar presas no quadro.

Existe biciclea movida com motor a explosão (gasolina) cujo motor fica em cima da roda dianteira.

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eu tenho uma bike motorizada aqui ,tenho a uns 4 anos,motor combustao interna.Veja esse motor do video 1 seria um motor sem escovas correto (brushells) esse outro video 2 motor de ventilador de teto,q diz ser modificado,mais ai nao sei se isso daria certo nao.

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Uma perguntinha aos amigos... Envez de modificar o motor para 24V não daria para fazer um inversor de DC para AC (os ventiladores são AC não é?) e fazer um quadruplicador de tensão?

Até mais!!

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Uma perguntinha aos amigos... Envez de modificar o motor para 24V não daria para fazer um inversor de DC para AC (os ventiladores são AC não é?) e fazer um quadruplicador de tensão?

Até mais!!

Não precisa quadriplicar nada!

no proprio esquema base do inversor havera um transformador na saida que ira elevar a tensão, o problema de usar um inversor é que dependendo da poTência do ventilador, pode ser necessários drivers de saída (como IGBTs ou MOSFETs) encarecendo e aumentando a complexidade do projeto.

pelo q sei esses motores de ventilador precisam de capacitor pra dar partida nao e isso amigos?
Não amigo jorge, na verdade a função desses capacitores tem por função corrigir o fator de potência, visto que esses ventiladores são puramente indutivos.

abs.

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Amigos. Um motor de ventilador desses dai tem um torque incapaz de fazer andar um carrinho desses de brinquedo, sem ninguém em cima. Muito fraco, fraquíssimo.

Experimente você mesmo. Segure a pá do ventilador e ligue-o e sentirás se ela vai conseguir fazer andar uma bike, ainda tendo contra o atrito da transferência motor-pneu...... Só morro abaixo...

A ideia me parece funciona sim, mas não com esse tipo de motor...

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Uso ventiladores de teto uns 15 anos, na tensão de 220 VAC, poucas vezes que deu defeito ou foi falta de partida ou rpm lenta a solução foi trocar o capacitor.

Sobre bicicleta motorizada é mais prático realmente, ia até sugerir isso, mas em outro tópico onde o usuario queria fazer um adaptador linkei um local onde poderia adquirir pronto, mas ele queria usar seus próprios meios, alegando aprendizado.

Mesmo na bicicleta, esse motor deve ter conjugado um redutor ou multiplicador de velocidade, já que este é necessário para transformar a rotação em potência.

Motores elétricos empregados em tração mecânica são concebidos em corrente contínua, ligação série, por possuir um elevado torque.

Ps. A título de curiosidade para quem não sabe, aquela locomotiva que vemos fazendo aquele barulho infernal e soltando fumaça preta é movida a motores elétricos, ligação série, sendo um para cada truck, é o motor diesel que faz o barulho e solta a fumaça e está ali apenas para mover o gerador que alimenta os motores elétricos, estes quando acionados exigem potência do grupo gerador.

Já os trens elétricos obtem a fonte de tensão através de via elétrica seja áerea ou lateral como o metro, de modo que dispensam o grupo gerador (motor diesel acoplado a geradores de CC)

Editado por misterjohn
Correção texto

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vixiiii...isso ai não é furada não, nem vi o filme pra não perder tempo..motor de 24 volts pra bike???, só de você colocar duas baterias de 12 volts o motor nem aguentaria com elas imagina mais o ciclista em cima????????

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