Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador up/down com 4510 e 4511


Inter_jr

Posts recomendados

Ola Pessoal! sempre acompanho este maravilhoso mundo de informações que é este forum

eu estou com um problema, peguei aqui mesmo no forum um esquema de um contador up/down com os CI's 4510 e 4511, montei ele no proteus 7.6 e lá ele funciona que é uma maravilha mas quando coloquei ele no protoboard ele não funciona, tentei varias configuracões e mesmo assim sem susseso o clok eu usei um 555 já comprei outros CI's achando que poderia ser eles mas mesmo assim nada, já tem dias que estou com esta empreitada e eu prometi a um amigo que rebobina trasformador e motor para mim que iria fazer este contador para ele de 3 digito, mas até agora não consegui fazer nem um digito funciomar.

o circuito fica apenas em 0 (zero)

me ajudem

Obrigado

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa a ser feita e ir "Debugando" o circuito, tem que ter um osciloscópio, ou então se a frequencia do oscilador for bem baixa, dar para ver com um multímetro:

1)-Ver se o clock chega ao pino 15 do 4510 (clock)

2)-Se o clock chega no pino 15 ele tem que sair no pino 6 (Q1) , se não estiver saindo pode ser:

-Falta chegar +5V no Pino 16 ou

-Falta chegar 0V no pino 8 ou

-Verificar se os pinos 1 - 5 e 9 do CI 4510 estão aterrados

3)-Depois que conseguir fazer o 4510 contar (Pinos 6-11-14-2 variando) Tem que olhar o 4511.

-Falta chegar +5V no Pino 16 ou

-Falta chegar 0V no pino 8 ou

-Verificar se os pino 5 está aterrado

-Verificar se os pinos 3 e 4 estão conectados a +5V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa a ser feita e ir "Debugando" o circuito

Disse tudo!

Em seu lugar, eu faria o seguinte:

1) Compraria peças novas (não são tão caras assim, e basta que um desses integrados esteja queimado pra te dar uma surra daquelas!);

2) Colocaria os chips encaixados no protoboard, alinhados de forma a diferenciar visualmente os estágios de contagem;

3) Montaria apenas um estágio de contagem no início. Montar logo de cara os três estágios aumenta o probabilidade de erros (princípio "KISS"). Além disso, os estágios são praticamente idênticos (um repete a topografia do outro);

4) Na hora de colocar os fios no protoboard, comece pela alimentação e GND dos chips. Por incrível que pareça, a gente acaba esquecendo isso no final;

5) Use uma chave como gerador de clock. Elas geram muito ruído, mas fica mais fácil acompanhar os níveis lógicos com ela (principalmente porque a maioria das pessoas não tem osciloscópio disponível). Não esqueça de colocar na chave o resistor de pull-up/pull-down (o que for necessário).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela atenção

Mulder-fox estou preparando as fotos e os esquemas que já tentei montar para postar.

Pcpetronzio eu coloquei um led com um resistor na saida do clock para saber quando está ocilando eu tentei com uma chave tambem mas não deu certo

Valdenir-Duarte vou tentar acompanhar o circuito como no porteus, aqueles pontos que ficam piscando quando colocamos o circuito para rodar e assim que tiver os resultados vou postar aqui

Cabteixeira eu já tinha comprado novos componentes de uma outra loja de outro lote

estou testando com 6v e esta devidamente alimentado e aterrado já verifiquei este circuito dezenas de vezes não entendo porque ainda não funcionou mas vou continuar tentando

vou colocar um potenciometro no circuito do clock para diminuir um pouco a frequencia de trabalho

obrigado a todos

volto mais tarde com mais novidades

abraços Junior

Olá pessoal!

deu tudo certo, eu só não tenho certeza do que era eu abaichei o clock e troquei os fios que estáva susando por uns mais groço e coloquei um potenciometro no catodo do dieplay pois o brilho estava muito alto e poderia estar interferindo no 4511

outra coisa, tem como ele contar apenas "um" em cada toque do sensor? Porque se ele ficar presionado ele continua contando e eu precisava que ele conte apenas um mesmo emquanto o sensor tiver precionado

Gostaria que este tópico ficase aberto em quanto eu coloco todos os 3 digitos para funcionar pois até agora fiz funcionar um digito apenas

Abraço a todos

Obrigado

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos!

Com a licença dos amigos, eu me interessei e muito por esse circuito.

Tenho apenas uma dúvida que eu ainda não conseguí enteder que é a seguinte:

Sendo o circuíto um contador Up/down eu observo no mesmo apenas a chave de

contagem Up (soma) mais o RESET.

Como é feita a contagem Dowm (Subtração)?

seria aterrando a entrada do clock?

Obrigado

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agricio, se você está se referindo ao circuito que postei, ele é um contador progressivo até 10.

Postei apenas para que o autor do tópico experimentasse aquela solução do capacitor na chave de soma, para evitar que conte mais de uma vez por aperto do botão.

A seleção entre progressivo e regressivo está no nível lógico aplicado ao pino 10. Nível alto = progressivo, nível baixo = regressivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendí!

Exato, eu me refiro ao seu esquema postado no tópico.

Ignora-se a alimentacão nos pinos 15 (clock) ou mantém a mesma conforme está no

esquema e retira-se a chave "soma" então?

Só mais uma pergunta. Com esses 2 displays, ele conta apenas até 10?

Em tempo: Dei uma olhada nos datasheets dos C.Is e sanei minhas dúvidas.

Obrigado

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal ! me perdoe a minha demora, e que estou muito atarefado ultimamente.

Montei o circuito no proteus e tambem na matriz de contatos e ambos funcionaram perfeitamente agradeço a todos,

Mas ainda tenho um problema, não estou conseguindo fazer a placa de circuito impresso no proteus sempre quando mando ele fazer a placa ele faz a placa com dupla face e ainda não sei fazer placa de dupla face e por aqui eu não acho esta placa para comprar

se alguem puder me ajudar

desde já agradeço

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal! Teminei este projeto do contador com suceso, Graças a Deus e vocês que me ajudaram ,já está la no meu amigo funcionando perfeito, agora eu quero fazer um para mim colocar em um torno mecanico que fiz , só que preciso que ele use um sensor optico ao invés de um sensor de contato , alguem já fez isso ou tem uma ideia de como fazer e se poder me ajudar, agradeço desde já

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Basta que você utilize um par de fotodiodo e fototransistor.

Você instala eles dentre de tubos de material opaco, alinha os tubos com o disco passando entre ambos de forma de que a luz só atinja o fototransistor quando tiver um buraco no disco.

Eu já trabalhei com o fotodiodo TSUS4300 e com o fototransistor BPW85.

Este fotodiodo tem uma tensão de 1,3v e corrente de 100mA.

O fototransistor é do tipo NPN.

Se você ligar o emissor no GND e o coletor no VDD através de um resistor de 1K, quando ele estiver iluminado, você terá nível baixo no coletor e quando não houver luz, nível alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!