

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Signature 650. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação D25XB60 em seu estágio primário, capaz de fornecer até 25 A a 95°C quando um dissipador de calor é usado, que é o caso. Esta ponte tem um limite de corrente muito alto, já que pontes normalmente usadas em fontes de alimentação para PC têm um limite entre 6 A e 15 A. Este componente está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 2.875 W da rede. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 2.300 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.
O circuito PFC ativo usa dois transistores de potência MOSFET 20N60C3, que provavelmente são os transistores mais populares para esta função. Cada um é capaz de suportar até 300 A a 25°C em modo pulsante (que é o caso) ou até 45 A a 25°C ou 20 A a 110°C (veja o que a diferença de temperatura faz).
O circuito PFC ativo usa dois capacitores japoneses rotulados a 105°C conectados em paralelo, um da Rubycon e outro da Chemi-com. Quando capacitores são conectados em paralelo suas capacitâncias são somadas. Este é um macete muito comum para obter uma alta capacitância sem usar um capacitor fisicamente maior que não caberia no tamanho da fonte proposto pelo fabricante. Os capacitores são de diferentes fornecedores porque eles não são idênticos: o da Rubycon é de 270 µF e o da Chemi-Com é de 220 µF. Dessa forma eles juntos equivalem a um capacitor maior de 490 µF.
Figura 11: Circuito PFC ativo e ponte de retificação (componente da direita).
Enquanto que o estágio de filtragem de transientes, a ponte de retificação e o circuito PFC ativo estão localizados na placa de circuito impresso superior (junto com a fonte de +5VSB) os transistores chaveadores e o transformador estão localizados na placa de circuito impresso inferior.
Esta fonte usa dois outros transistores de potência MOSFET 20N60C3 na tradicional configuração direta com dois transistores em sua seção de chaveamento. As especificações desses transistores estão publicadas acima.
Figura 12: Transistores chaveadores e transformador.
Como o circuito PFC ativo e os transistores chaveadores estão localizados em placas de circuito impresso diferentes, o fabricante usou circuitos de controle separados, em vez de apenas um único circuito integrado. O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado ICE1PCS02, enquanto que os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado UC3845B.
Figura 13: Controlador PWM.
Respostas recomendadas