Introdução
A nova Signature Series da Antec é uma linha de fontes de alimentação “premium”, o que significa que os produtos desta série (até o momento apenas modelos de 650 W e 850 W foram lançados) têm especificações mais “apertadas”. Por exemplo, a regulação de tensão possui uma tolerância de 3% em vez de 5% (7% em vez de 10% para a saída de -12 V). É dado a entender que esta linha tem uma eficiência muito alta, embora na tabela de especificações a Antec liste a eficiência como “mínimo de 80%”. A Signature 650, também conhecida como SG-650, tem sistema de cabeamento modular e apenas uma ventoinha de 80 mm, que o fabricante diz ser mais silenciosa do que outras soluções de 80 mm. Vamos dar uma olhada no interior desta fonte e ver porque ela é tão mais cara do que outras fontes.
Claro que esta fonte tem PFC ativo, o que permite a Antec vendê-la na Europa. Por isso que ela também tem seleção automática da tensão.
A Signature 650 vem em uma caixa “chique”, como você pode ver na Figura 1.
Figura 1: Caixa da Antec Signature 650.
Figura 2: Antec Signature 650.
Esta fonte é maior do que outros produtos da mesma faixa de potência, tendo 18 cm de profundidade em vez de 16 cm ou 14 cm.
Como mencionamos, este produto tem apenas uma ventoinha de 80 mm em sua parte traseira, da mesma forma que fontes de alimentação antigas. Nós gostamos quando as fontes de alimentação têm uma ventoinha de 120 mm ou maior em sua parte inferior já que ventoinhas maiores oferecem um maior fluxo de ar (o que significa temperatura mais baixa) e um menor nível de ruído (já que elas podem girar mais lentamente para obter o mesmo nível de fluxo de ar de ventoinhas menores). A Antec, no entanto, diz que a ventoinha usada é mais silenciosa do que o normal, já que ela usa um circuito PWM (Modulação de Largura de Pulso) para controlá-la. E isto provou ser verdade: durante nossos testes nós só ouvimos a ventoinha funcionar quando a fonte estava fornecendo sua potência máxima rotulada ou mais. A fonte de alimentação funcionou muito “fria” (no máximo até 5° C acima da temperatura ambiente), como mostraremos a você em detalhes depois.
Mas o que é algo estranho nesta fonte de alimentação é o fato de que tem apenas “meio” sistema de cabeamento modular, usado apenas caso você precise de mais cabos. A Signature 650 vem com o cabo principal da placa-mãe, cabo ATX12V, cabo EPS12V, cabo de alimentação SATA (com três conectores), cabo de alimentação para periféricos (com três conectores padrão e um conector de alimentação para a unidade de disquete) e cabo para placa de vídeo (conector de 6/8 pinos) provenientes de dentro da fonte de alimentação. No sistema de cabeamento modular você encontra três conectores caso precise de mais cabos de alimentação para periféricos, SATA ou para placas de vídeo.
Esta fonte vem com dois cabos de alimentação SATA (três plugues de alimentação SATA cada), dois cabos de alimentação para periféricos (três plugues de alimentação padrão para periféricos cada) e um cabo de alimentação para placa de vídeo (um plugue de 6 pinos). Se você prestar atenção, a fonte de alimentação vem com cinco cabos extras, mas seu sistema de cabeamento modular tem apenas três conectores, portanto você pode usar apenas três deles ao mesmo tempo (um dos conectores é reservado para o conector de alimentação adicional para placas de vídeo).
Figura 3: Antec Signature 650.
Figura 4: Cabos para o sistema de cabeamento modular.
Todos os fios são 18 AWG, que é adequado para uma fonte de alimentação com esta faixa de potência.
No que diz respeito a estética todos os cabos utilizam um acabamento de nylon, mas este acabamento não parte de dentro da fonte. Portanto os fios ficam expostos no buraco localizado na parte frontal da fonte.
Esta fonte é na realidade fabricada pela Delta.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte.
Respostas recomendadas