Introdução
Estamos testando hoje mais uma fonte de marca nacional de baixo custo, a CCI Brazil MVP4200R/ATX de 200 W. Será que presta? Confira.
Esta fonte é fabricada por uma obscura empresa chinesa chamada Kingnod, sendo o modelo KN-230 desta marca.
É interessante notar que na etiqueta desta fonte há uma logomarca “Maxpower”, porém é importante entender que não encontramos qualquer relação desta fonte com as fontes da marca Maxpower, pois as logomarcas são completamente diferentes. O problema é que em várias lojas esta fonte é vendida como sendo “Maxpower”.
Figura 1: Fonte de alimentação CCI Brazil MVP4200R/ATX
Figura 2: Fonte de alimentação CCI Brazil MVP4200R/ATX
A CCI Brazil MVP4200R/ATX tem 14 cm de profundidade e usa uma ventoinha de mancal de 80 mm em sua parte traseira. Sendo um produto de baixo custo, esta fonte não possui circuito PFC e é baseada na obsoleta topologia meia-ponte.
Ela obviamente não tem nenhum sistema de cabeamento modular e também não traz proteção de nylon em nenhum de seus cabos. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 31 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 30 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores de alimentação SATA, 31 cm até o primeiro conector, 16 cm entre conectores
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos, 30 cm até o primeiro conector, 16 cm entre conectores
A configuração de cabos desta fonte mostra que ela definitivamente é um produto de baixo custo, pela quantidade reduzida de conectores e uso de cabos extremamente curtos. Apesar de haver dois conectores de alimentação SATA, você possivelmente terá dificuldades em instalar um disco rígido e uma unidade óptica.
Esta fonte tem uma saída -5 V, saída esta que foi abolida em janeiro de 2002, ou seja, esta fonte usa um projeto de quase 10 anos atrás.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas