Introdução
Dos seis modelos de fontes de alimentação da Huntkey que testamos até hoje, cinco deles não conseguiram fornecer a potência rotulada, literalmente explodindo (nós postamos os vídeos das explosões no YouTube). Eles nos ofereceram dinheiro para tirar os testes do ar e também começaram uma campanha para convencer outros fabricantes a nos boicotar, o que não funcionou. Você pode ler a história completa aqui. Hoje nós testaremos um modelo de uma série que ainda não tínhamos testado, a Balance King, e por isso estávamos realmente curiosos para ver se este modelo funciona bem ou explode assim como suas irmãs. Confira.
Figura 1: Fonte de alimentação Huntkey Balance King 4500 de 450 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Huntkey Balance King 4500 de 450 W.
A Huntkey Balance King 4500 mede 14 cm de profundidade e tem uma ventoinha de 120 mm localizada em sua parte inferior. Ela não tem circuito PFC ativo e é baseada na obsoleta topologia meia-ponte.
Esta fonte não tem sistema de cabeamento modular e apenas o cabo principal da placa-mãe tem proteção de nylon, que não sai de dentro da fonte. A maioria dos fios são 18 AWG, que é o mínimo recomendado, mas os fios usados nos conectores de alimentação SATA e para periféricos são 20 AWG, ou seja, mais finos do que o recomendado. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos, 50 cm de comprimento.
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 20 cm de comprimento (permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Um cabo com dois conectores de alimentação de seis/oito pinos para placas de vídeo, 50 cm até o primeiro conector e 15 cm entre os conectores.
- Um cabo com dois conectores de alimentação SATA e um conector de alimentação para periféricos, 50 cm até o primeiro conector e 15 cm entre os conectores.
- Um cabo com dois conectores de alimentação SATA, um conector de alimentação para periféricos e um conector de alimentação da unidade de disquete, 50 cm até o primeiro conector e 15 cm entre os conectores.
A quantidade de conectores é satisfatória para um produto de 450 W, embora preferíssemos que o fabricante tivesse separado os conectores de alimentação para placas de vídeo em cabos independentes, e nós achamos que os conectores de alimentação SATA e para periféricos deveriam ser instalados em cabos separados.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas