

Introdução
Estamos testando hoje mais uma fonte de marca nacional de baixo custo, a Intelbras FA250W ATX, de 250 W. Será que presta? Confira.
Ao que tudo indica, esta fonte é fabricada pela Solytech.
Figura 1: Fonte de alimentação Intelbras FA250W ATX
Figura 2: Fonte de alimentação Intelbras FA250W ATX
É importante notar que apesar de a fonte não ter chave seletora 115 V/230 V, ela não tem circuito PFC, sendo baseada na obsoleta topologia meia-ponte.
A Intelbras FA250W ATX segue o projeto das antigas fontes ATX, com 14 cm de profundidade, ventoinha de 80 mm em sua parte traseira e tomada CA para o monitor de vídeo.
Ela obviamente não tem nenhum sistema de cabeamento modular e também não traz proteção de nylon em nenhum de seus cabos. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado (18 AWG). Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 32 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 32 cm de comprimento
- Dois cabos, cada um com um conector de alimentação SATA, 32 cm de comprimento
- Um cabo com um conector de alimentação para periféricos, 32 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete, 32 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
A configuração de cabos desta fonte mostra que ela definitivamente é um produto de baixo custo, com cabos extremamente curtos.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas