

A Explosão
Conforme explicado, nós rodamos os testes descritos na tabela da página anterior sem que a fonte queimasse. No entanto após coletarmos os dados a deixamos esfriando um pouco para prosseguirmos com nossos testes de sobrecarga de corrente e similares. Mas quando ligamos a fonte com o padrão do teste um (veja bem, apenas 100 W) após “darmos um tempo”, a fonte explodiu de uma maneira que nunca vimos antes.
Normalmente quando a fonte explode, escutamos um estalo alto e a fonte “morre”, sendo que este estalo dura apenas um segundo (exemplo aqui). No caso da Jitek de 500 W, a fonte parecia os fogos de artifício da Praia de Copacabana no Réveillon: escutamos uma série de traques que continuaram por vários segundos. Infelizmente como a fonte sobreviveu a todos os testes achamos que ela não explodiria e por isso já havíamos desligado a nossa filmadora.
Ao abrirmos a fonte, não só os transistores chaveadores estavam torrados: vários resistores e diodos também explodiram, bem como um dos capacitores eletrolíticos pequenos. Esta foi a primeira vez que vimos um capacitor eletrolítico explodir durante um teste de fonte.
Figura 18: Transistores chaveadores torrados.
Figura 19: Repare bem o cilindro metálico acima do pequeno capacitor eletrolítico verde; ele é um capacitor eletrolítico que explodiu.
Respostas recomendadas