Introdução
Após o teste da StealthXStream 400 W e termos ficado impressionados com o seu desempenho, nós decidimos testar o modelo de 500 W desta série (OCZ500SXS) para ver se ele também é uma boa opção de compra. Para nossa surpresa esta fonte de alimentação é fabricada pela FSP e não pela CWT, como o modelo de 400 W. Portanto apesar dessas duas fontes fazerem parte da mesma série elas utilizam projetos internos diferentes, o que torna uma comparação entre elas muito mais interessante.
A plataforma usada pela OCZ StealthXStream 500 W é a mesma usada pelas fontes Zalman ZM-360-APS, Zalman ZM460B-APS e SilverStone Strider ST50F, portanto será interessante comparar a fonte testada com este modelo de 460 W da Zalman e este modelo de 500 W da SilverStone para ver quais são as diferenças entre eles. Os modelos de 600 W das séries OCZ StealthXStream e Zalman ZM também são fabricados pela FSP, mas eles utilizam uma plataforma diferente da fonte de alimentação testada (mas a mesma entre eles).
Figura 1: Fonte de alimentação OCZ StealthXStream 500 W.
Figura 2: Fonte de alimentação OCZ StealthXStream 500 W.
A StealthXStream 500 W mede 14 cm de profundidade e portanto menor do que o modelo de 400 W, que mede 16 cm. A diferença no tamanho é por causa da ventoinha usada: o modelo de 500 W usa uma ventoinha de 120 mm, enquanto que o modelo de 400 W usa uma ventoinha de 140 mm. Ambos os modelos possuem PFC ativo, é claro.
Todos os cabos utilizam uma proteção de nylon e em todos eles a proteção sai de dentro da fonte, como você pode ver na Figura 2. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos.
- Um cabo ATX12V.
- Um cabo com um conector de alimentação auxiliar de seis pinos para placas de vídeo.
- Um cabo de alimentação SATA com três conectores.
- Um cabo de alimentação para periféricos com dois plugues padrão.
- Um cabo de alimentação para periféricos com dois plugues padrão e um conector de alimentação para unidades de disquete.
Apesar de a quantidade de cabos ser adequada para um micro simples/intermediário, foi uma surpresa ver uma fonte de 500 W com menos conectores do que o modelo de 400 W, que tem um conector de alimentação SATA, dois plugues de alimentação para periféricos e um plugue de alimentação para a unidades de disquete a mais. Além disso, o cabo de alimentação auxiliar da placa de vídeo no modelo de 400 W usa um plugue de seis/oito pinos, enquanto que o modelo de 500 W usa um plugue de seis pinos.
Todos os cabos são curtos, medindo 38 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector no cabo. O modelo de 400 W usa cabos mais longos, com 53 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo. Nos cabos de alimentação para periféricos há 15 cm entre os conectores. A maioria dos fios é 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada, mas o cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo usa fios 20 AWG, que são mais finos. Aqui o modelo de 400 W tem a vantagem de usar fios com a bitola correta.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas