Introdução
A série de fontes de alimentação SilverStone Element já está no mercado há algum tempo e nós estávamos curiosos para testar o popular modelo de 500 W, ST50EF-Plus. É importante saber que os modelos da série SilverStone Element podem ser fabricados por duas empresas distintas: modelos com até 600 W são fabricados pela Enhance Electronics, enquanto que modelos começando em 650 W são fabricados pela Seventeam. Além da Enhance e da Seventeam, as fontes da série Decathlon são fabricadas pela Impervio e as fontes da série Strider são fabricadas pela FSP. Ufa!
A Enhance Electronics é o fabricante por trás das fontes da Akasa, da série Real Power Pro da Cooler Master, da série TruePower Quattro da Antec e de alguns modelos da BFG, entre outros. Lembre-se que nem todos os modelos dessas marcas são fabricados pela Enhance.
Figura 1: Fonte de alimentação SilverStone Element ST50EF-Plus.
Figura 2: Fonte de alimentação SilverStone Element ST50EF-Plus.
A Element ST50EF-Plus é uma fonte de alimentação pequena, medindo 14 cm. Ela tem uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro.
Apenas o cabo principal da placa-mãe e os cabos EPS12V e para placas de vídeo utilizam proteções de nylon, que não partem de dentro da carcaça da fonte, como você pode ver na Figura 2. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para 20 pinos).
- Cabo com um conector EPS12V.
- Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com conectores de seis pinos.
- Dois cabos de alimentação SATA com três conectores cada.
- Dois cabos de alimentação para periféricos com três plugues de alimentação padrão e um conector de alimentação para unidades de disquete cada.
A quantidade de cabos é suficiente para um micro simples ou intermediário, mas nós achamos que a SilverStone deveria ter usado um conector de seis/oito pinos em um dos cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo para permitir ao usuário instalar uma placa de vídeo topo de linha que necessite de um conector de alimentação de oito pinos e um de seis pinos ao mesmo tempo.
Todos os cabos medem 55 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector no cabo. Nos cabos de alimentação para periféricos há 15 cm entre os conectores, mas nos cabos de alimentação SATA há 25 cm entre os conectores, sendo os cabos com maior distância entre os conectores que já vimos até hoje. A maioria dos fios é 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada, mas o cabo principal da placa-mãe e o cabo EPS12V usam fios 16 AWG (ou seja, mais grossos), o que é sempre bom de se ver.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas