Desempenho em jogos
Battlefield V
Battlefield V é o mais recente título da série de jogos de tiro em primeira pessoa da EA, lançado em novembro de 2018, que utiliza o motor Frostbite 3, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a fase "Nordlys", com opções gráficas em “média” e traçado de raios desativado. Medimos a taxa de quadros usando o FRAPS, utilizando a média de três medições em sequência. Os resultados abaixo, em Full HD e 4K, estão em quadros por segundo.
No Battlefield V, a taxa de quadros escalonou com o clock das memórias, sendo o desempenho com DDR4-3600 16% superior ao obtido com DDR4-2133.
Counter-Strike: Global Offensive
O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “médio”.
Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).
Neste jogo, houve empate técnico entre todos os cenários.
F1 2018
F1 2018 é um jogo de corrida de carros lançado em agosto de 2018, que utiliza o motor EGO 4.0. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto” e MSAA desligado.
Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).
No F1 2018, também vimos um aumento de desempenho com o clock das memórias, sendo que a configuração em 3.600 MHz foi 19% mais rápida do que com DDR4-2133.
Grand Theft Auto V
O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Rodamos o jogo em Full HD, com todas as opções de qualidade de imagem em “alta” e MSAA desligada.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.
No GTA V, também notamos um aumento de desempenho com as memórias mais rápidas: 17% de diferença entre os dois extremos.
Hitman
É um jogo estilo ação/aventura furtiva, lançado em março de 2016, e que utiliza uma versão do motor Glacier 2, compatível com DirectX 12. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Rodamos o jogo com DirectX 12 habilitado, em Full HD, com a qualidade de imagem configurada como “baixo”.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.
No Hitman, a diferença de desempenho entre o teste com DDR4-3600 e DDR4-2133 foi de 26%.
Rainbow Six Siege
O "Tom Clancy's Rainbow Six Siege" é um jogo estilo FPS tático lançado em dezembro de 2015, baseado no motor AnvilNext, que é DirectX 11. Para medir o desempenho utilizando este jogo, rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com qualidade gráfica “médio”.
Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.
Neste jogo, houve um discreto aumento de desempenho a cada teste com memórias mais rápidas, com um total de 11% de ganho de desempenho entre os extremos.
Shadow of the Tomb Raider
O Shadow of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em setembro de 2018, baseado no motor Foundation. Para medir o desempenho usando este jogo, utilizamos o teste embutido no mesmo, com qualidade gráfica configurada como “baixa”.
Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.
No Shadow of the Tomb Raider, a taxa de quadros também escalonou bem com o clock das memórias, totalizando 20% de diferença entre os casos mais extremos.
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