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Influência da velocidade da memória no Ryzen 9 3900X


Influência da velocidade da memória no Ryzen 9 3900X

Desempenho em jogos

Battlefield V

Battlefield V é o mais recente título da série de jogos de tiro em primeira pessoa da EA, lançado em novembro de 2018, que utiliza o motor Frostbite 3, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a fase "Nordlys", com opções gráficas em “média” e traçado de raios desativado. Medimos a taxa de quadros usando o FRAPS, utilizando a média de três medições em sequência. Os resultados abaixo, em Full HD e 4K, estão em quadros por segundo.

Memoria-R9-3900X-g11.gif

No Battlefield V, a taxa de quadros escalonou com o clock das memórias, sendo o desempenho com DDR4-3600 16% superior ao obtido com DDR4-2133.

Counter-Strike: Global Offensive

O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “médio”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

Memoria-R9-3900X-g12.gif

Neste jogo, houve empate técnico entre todos os cenários.

F1 2018

F1 2018 é um jogo de corrida de carros lançado em agosto de 2018, que utiliza o motor EGO 4.0. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto” e MSAA desligado.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

Memoria-R9-3900X-g13.gif

No F1 2018, também vimos um aumento de desempenho com o clock das memórias, sendo que a configuração em 3.600 MHz foi 19% mais rápida do que com DDR4-2133.

Grand Theft Auto V

O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Rodamos o jogo em Full HD, com todas as opções de qualidade de imagem em “alta” e MSAA desligada.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.

Memoria-R9-3900X-g14.gif

No GTA V, também notamos um aumento de desempenho com as memórias mais rápidas: 17% de diferença entre os dois extremos.

Hitman

É um jogo estilo ação/aventura furtiva, lançado em março de 2016, e que utiliza uma versão do motor Glacier 2, compatível com DirectX 12. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Rodamos o jogo com DirectX 12 habilitado, em Full HD, com a qualidade de imagem configurada como “baixo”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

Memoria-R9-3900X-g15.gif

No Hitman, a diferença de desempenho entre o teste com DDR4-3600 e DDR4-2133 foi de 26%.

Rainbow Six Siege

O "Tom Clancy's Rainbow Six Siege" é um jogo estilo FPS tático lançado em dezembro de 2015, baseado no motor AnvilNext, que é DirectX 11. Para medir o desempenho utilizando este jogo, rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com  qualidade gráfica “médio”.

Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

Memoria-R9-3900X-g16.gif

Neste jogo, houve um discreto aumento de desempenho a cada teste com memórias mais rápidas, com um total de 11% de ganho de desempenho entre os extremos.

Shadow of the Tomb Raider

O Shadow of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em setembro de 2018, baseado no motor Foundation. Para medir o desempenho usando este jogo, utilizamos o teste embutido no mesmo, com qualidade gráfica configurada como “baixa”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

Memoria-R9-3900X-g17.gif

No Shadow of the Tomb Raider, a taxa de quadros também escalonou bem com o clock das memórias, totalizando 20% de diferença entre os casos mais extremos.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Rafa, no teste foi utilizado módulo de 3600 que teve o clock reduzido para as demais frequências. A dúvida é se pegar um módulo de velocidade inferior e subir a frequência, será que o desempenho seria o mesmo, considerando variáveis como tensão de alimentação, temperatura, etc? 

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  • Membro VIP
8 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Rafa, no teste foi utilizado módulo de 3600 que teve o clock reduzido para as demais frequências. A dúvida é se pegar um módulo de velocidade inferior e subir a frequência, será que o desempenho seria o mesmo, considerando variáveis como tensão de alimentação, temperatura, etc? 

Se funcionar com estabilidade com clock mais alto e as latências forem as mesmas, o desempenho será similar.

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A conversão de vídeos no handbrake reflete uma renderização de vídeos em programas como Premiere Pro ou DaVinci Resolve 16?

Caso não, qual o teste pode ser considerado para isso? Além do próprio teste nesses programas?

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Como imaginava para esses novos Ryzen memória acima de 3200MHz não faz muita diferença e no caso é melhor apostar em memórias com menores latência de preferência com chips Samsung B-Die, mas se a grana estiver apertada memórias 2666MHz não vai devendo em nada.

 

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Analisando todos os testes que vi. Chego a conclusão que nada estressa mais o computador que um jogo, afinal o jogo faz com que todas as peças funcionem com o máximo desempenho.

Isso monstra como a placa de vídeo é dependente dos dados do jogo que ficam armazenados na memória, afinal programas de teste usam em geral dados menores que cabem na própria placa de vídeo já o jogo por ser tão grande, faz com que a RAM sejam tão necessárias quanto uma boa placa de vídeo.

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