Ir ao conteúdo

Microcomputador Nova Precision Celeron 420


Microcomputador Nova Precision Celeron 420

Introdução

Nossos leitores regulares sabem que nós não testamos computadores completos, apenas componentes. Isso se deve principalmente à realidade do mercado brasileiro, onde apenas 5% dos computadores vendidos no Brasil são "de marca". Como a maioria dos computadores vendidos no Brasil é montada pelas mais diversas empresas – grande parte pequenas empresas – e com as mais diferentes configurações, torna-se um trabalho sem sentido publicarmos testes de uma determinada máquina que só será comprada por relativamente poucos usuários. Preferimos, portanto, testar componentes, pois tais testes terão uma maior abrangência.

Essa realidade, no entanto, vem mudando a cada dia, especialmente por conta de uma série de incentivos que vem sendo dada tanto pelo Governo Federal quanto por governos locais para a montagem de computadores com volume. Hoje em dia encontramos PCs sendo vendidos em supermercados e grandes lojas de eletrodomésticos com preços para lá de acessíveis (especialmente agora com o dólar no chão) e com prestações "a perder de vista".

Para você, assíduo leitor do Clube do Hardware, começa a onda de perguntas vinda de amigos e parentes leigos: "Fulano, esse computador baratinho das Casas Bahia de 24 prestações presta"? Como não há como você desmontar o bendito micro dentro da loja para ver o que tem dentro, resolvemos começar uma série de análises de computadores "populares" vendidos em supermercados e redes de lojas de eletrodomésticos, de forma a elucidar o mercado sobre a qualidade dessas máquinas. Nosso critério para análise de máquinas "montadas" aqui no Clube do Hardware será o de que a máquina tenha de ser vendida em grandes redes varejistas de abrangência nacional.

O primeiro computador que decidimos olhar foi um chamado "Precision", da Nova Computadores. Trata-se de um computador montado no Brasil e vendido por uma grande quantidade de lojas de departamentos, supermercados e lojas virtuais, tais como BIG, Magazine Luiza, Manlec, Obino, Shoptime, Americanas.com, Submarino, dentre outras. O computador da nossa análise foi adquirido num grande supermercado, escolhido unicamente pelo critério preço. Vasculhando grandes portais de compras pela internet descobrimos que na maior parte das lojas virtuais o computador mais barato disponível é exatamente o modelo que compramos. Mas será que um computador assim presta?

PrecisionFigura 1: Embalagem do Precison da Nova Computadores. 

Na Figura 2 verificamos a configuração do Precision. Note que a Nova Computadores parece cometer um erro muito comum nos consumidores: chamar o computador pelo nome de seu processador. Em vez de dizer que é um "Microcomputador Precision, equipado com um processador Intel Celeron 420", ela diz na própria embalagem que é um "Microcomputador Intel Celeron 420 - Precision". Será que a fábrica prefere embarcar no erro de forma a "falar a língua do consumidor"?

Precision

Figura 2: Etiqueta com a configuração.

Abrindo a caixa pudemos ver que o computador vem bem protegido. Não poderia deixar de ser, visto que são computadores montados no Paraná e despachados para todo o Brasil. Defeitos causados por danos no transporte onerariam o fabricante mais do que investir numa embalagem adequada.

Precision
Figura 3: Proteção da embalagem.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Gostei do leitor de cartões... Estou montando um computador novo e não tinha pensado nesse periférico.

Vou colocar um também e que tenha o drive de 3 1/2 também porque em alguns casos como: instalação de raid, atualização de bios e boot do pc pelo drive a unidade de 3 1/2 é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um PC desses, e ainda há um terceiro modelo de placa-mãe, que também não é indicado na etiqueta, o meu veio com uma PCChips P27G, que não tem slot pci-express e nem dual channel. E na etiqueta consta "celeron 420 - precision" ou algo assim...

Vocês poderiam completar o artigo com essa informação... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma pena que o fabricante não informe qual placa-mãe está instalada na máquina. Justamente o componente mais importante não é informado ao consumidor. Mas analizando o preço, posso dizer que se trata de um bom investimento para quem está buscando seu primeiro computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem der a sorte de pegar um pc com uma mobo dessas está feito. Por este preço e em prestações a perder de vista é um exceletne negócio! Ah, que tal agora vocês realizarem o teste de desempenho da 945gzm e um teste de potência dessa fonte, hein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

R$499? Realmente, é um bom preço! Sem querer causar discussões acaloradas, me parece ser uma opção melhor que os computadores da Positivo, ainda mais se vier com a placa mãe da Gigabyte!

Comprei um PC desses, e ainda há um terceiro modelo de placa-mãe, que também não é indicado na etiqueta, o meu veio com uma PCChips P27G, que não tem slot pci-express e nem dual channel. E na etiqueta consta "celeron 420 - precision" ou algo assim...

Vocês poderiam completar o artigo com essa informação... :D

:eek: Essa placa mãe da PCChips é um insulto! O modelo com a da Gibabyte é muito melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito boa a iniciativa, muito MESMO, parabéns a equipe !

Que venham mais e mais avaliações.

Só não entendi a razão de que, mesmo elogiado no final pelo bom custo/benefício o micro não recebeu selo de produto recomendado.

Caso estes testes não tenham a intenção de aprovar um PC não seria interessante uma nota final ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Como comprador de MOBO´s da Nova Computadores, não pude deixar de expressar opinião.

Referente a Placa Mãe Pc Chips P27G. Informo que essa marca não é mais utilizada em nossas máquinas. Utilizando o termo do meio, demos "phase -out" nessas placas e não adquirimos mais. Apesar da ECS Elitegroup tentar dar jeito na PC CHIPS.

Referente as Mobos Gigabyte. Declaro que foram realmente "sortudos" em adquirir a MOBO Gigabyte DS2 para esta máquina. Pelo posicionamento de custo dela, devemos utilizar as placas VM900 que também são boas, mas como estávamos tendo problemas de incompatibilidade de software após mudança do Chipset por parte da Gigabyte, tivemos que usar a placa utilizada em modelos High End que usam processadores Dual Core e Core 2 Duo.

Ressalto que usamos atualmente placas Gigabyte em todos nossos computadores, variando somente o modelo dependendo do posicionamento de preço. Hoje o mercado de informática é extremamente volátil. a própria Gigabyte fabrica em média seis meses um modelo de placa mãe. Assim que a Intel MATA algum chipset, os fabricantes de MOBOs matam os modelos que utilizam tal chipset, consequentemente ficamos loucos tentando acompanhar estes big players do mercado.

REferente a qualidade da Gigabyte, podemos compará-la com ASUS. Utilizam capacitores sólidos e componentes de primeira qualidade, assim como setor P&D altamente competente.

Estaremos avaliando a possibilidade de colocar etiqueta informando o modelo da placa mãe.

Referente aos componentes genéricos. Informo que a memória é KINGMAX. Como temos contrato de OEM não informamos fabricante. Fax Modem - Digitron Fabricante das MOBOS Gigabyte e chipset Motorola - Gabinete fabricado no Brasil - NILKO -. Card Reader compramos de marca que não podemos informar por contrato também.

Em adição, NOVA Computadores hoje e empresa do grupo INTELBRAS, maior fabricante de Centrais, Telefones e aparelhos de Telecom do Brasil. www.intelbras.com.br. Consequentemente, preparem-se para ver NOVA e Intelbras crescerem no mercado de Informática.

Espero ter sido útil.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dessa informação da noa computadores. Relamente parece que querem prestar atenção aos seus futuros clientes, hehehe.

No entanto, recomendo que continuem com esse chipset da intel, porque os chipset's via, e também esse VM900 são horríveis em desempenho... Tudo bem que tem DDR2, PCI-E, SATA, mas em desempenho perdem feio para os 945...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Oi William,

Obrigadíssimo pelas informações, o Rafael Coelho vai adicioná-las à análise.

Agradecemos se puder entrar em contato conosco via e-mail através do e-mail webmaster [arroba] clubedohardware.com.br pois gostaríamos de trocar outras informações.

Obrigado!

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Como comprador de MOBO´s da Nova Computadores, não pude deixar de expressar opinião.

Referente as Mobos Gigabyte. Declaro que foram realmente "sortudos" em adquirir a MOBO Gigabyte DS2 para esta máquina. Pelo posicionamento de custo dela, devemos utilizar as placas VM900 que também são boas

Meus Amigos,

Muita atenção na informação acima, um funcionário da empresa montadora, com responsabilidade de aquisição de componentes - afirma - que os clientes da empresa têm que ser "sortudos", para encontrarem um micro com a Motherboard avaliada.

Esta informação é muito importante para a avaliação do Clube do Hardware, pois o artigo pelo menos no meu modo de pensar, avaliou um produto de linha que teoricamente estaria disponível para aquisição exatamente igual ao modelo usado para os testes.

Se realmente o modelo avaliado somente é encontrado por "sortudos", fica explicada a ausência das especificações da placa mãe na embalagem, como foi observado e comentado.

Um bom usuário de microcomputadores, mas relativamente leigo em detalhes técnicos que resolvesse comprar via postal ou internet este micro baseado nas informaçoes do artigo, poderia receber o produto com outra motherboard. Apesar de semelhante, poderia recebê-lo com características básicas completamente diferente ( Chip-Set - Bios - Fabricante ). Fica aqui a nossa observação.

É duro dizer isto, mas o artigo pode induzir clientes tentar a adquirir um produto não mais disponível, pois foi exceção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr Umare.

Talvez eu não tenha sido feliz no termo utilizado. Reforço mudando para "exceção", e não "sortudos" que inclusive coloquei entre parenteses. Em virtude do forum, estamos inclusive com ação de colocar etiqueta observação da placa mãe.

Em adição, placa padrão desta maquina e VM900M, modelo de mesma marca da que foi testada. Todos computadores comercializados pela NOVA com esta configuração atualmente são vendidos com esta placa até que a Gigabyte desista de fabricá-la. A "exceção" foi causada por problemas técnicos de compatibilidade entre software e hardware que não são resolvidos do dia para noite, apesar dos esforços empreendidos.

Desta forma, vários integradores não vinculam MOBOs com modelos de computador, exatamente por causa da volatilidade do mercado fornecedor.

Ma fé seria colocar modelo inferior ao utilizado regularmente ou não tentar padronizar nossos produtos comprometendo nossa marca.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr Umare.

Talvez eu não tenha sido feliz no termo utilizado. Reforço mudando para "exceção", e não "sortudos"

Prezado Senhor,

Respeito seu ponto de vista e suas observações são sensatas.

Porém, outros leitores deste artigo informam que procuraram o produto testado para aquisição especificamente com a motherboard Gigabyte GA-945GZM-S2, com preço indicado no artigo e não encontraram. (!!!)

De forma alguma questionei ou questionarei a qualidade dos produtos montados pela empresa onde o Sr. trabalha, esta função fica para o teste.

O que questiono é a validade do artigo, perguntando por quê foi fornecido para teste e consequentemente exposição no Clube do Hardware um produto com preço e características diferentes da linha normal e atualmente ofertada aos clientes comuns ? (Segundo suas próprias palavras)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ser chato, mas o review possuem 2 erros muito básicos....

Primeiro foi a afirmativa do autor que se fosse usado 2 pentes em Dual Channel o desempenho dobraria, quando na verdade o ganho não chega a 20%.

Segundo é qua a placa oferece um slot PCI Express 16x, porém capado a 4x, o que limitaria muito o desempenho de uma VGA offboard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sem querer ser chato, mas o review possuem 2 erros muito básicos....

Primeiro foi a afirmativa do autor que se fosse usado 2 pentes em Dual Channel o desempenho dobraria, quando na verdade o ganho não chega a 20%.

Do artigo:

Se o computador fosse equipado com dois módulos de 256 MB em vez de um de 512 MB, o usuário teria um desempenho de memória praticamente duas vezes maior.
Segundo é qua a placa oferece um slot PCI Express 16x, porém capado a 4x, o que limitaria muito o desempenho de uma VGA offboard.

Depende da VGA, limita muito no caso de uma high end, que não é a VGA de interesse de quem compra um PC desses, pra uma mid-range não influencia em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Andróide Cell,

Não afirmamos que "o desempenho dobraria". A largura de banda disponível dobra sim quando usamos o modo de dual channel. Claro que o desempenho geral do computador não acompanha a mesma proporção, mas a largura de banda dobra.

Quanto ao slot PCI Express, ele é fisicamente um slot PCI-Express x16, foi isso que afirmamos. O desempenho dele realmente é de 4x, nisso o artigo foi complementado, mas ele é, para todos os efeitos de compatibilidade, x16.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XITA, confesso que não entendi o porque de ter grifado a palavra memória, se puder explicar melhor. Quanto a VGA, partindo do principio que será instalado ao menos uma 8500GT (abaixo disso é melhor usar o video onboard e guardar o dinheiro) que é low-end, o slot 4x já prejudica o desempenho, não faria diferença de fosse um slot ao menos 8x.

Rafael, fico feliz que tenha se preocupado em complementar a informação a respeito da VGA, pois é importante.

Quanto ao Dual Channel, se a intenção não é passar a ideia que o desempenho quase dobra, sugiro que revise essa parte do texto.

É do nosso conhecimento que o Dual Channel ajudar a minimizar um possível gargalo entre processador e memória, mas não faz milagres. Partindo do principio que o Celeron é FSB 800 Mhz e que a memória seja DDR2 533, o uso de memória em DC ajudaria a minimizar o gargalo existente, mas o desempenho melhoria no máximo uns 20%, e no caso do micro, iria inviabilizar um futuro upgrade de memória, já que temos apenas 2 slots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grifei pois a parte do texto se refere ao desempenho de memória e não do PC como um todo como o Coelho esclareceu em seguida.

Ahm, desculpe, mas PCI-E 4x tem banda semelhante ao AGP 8x e isso não interfere no desempenho de uma X1950Pro, que está bem acima de uma 8500GT.

8X não interfere quase nada na performance de uma 2900XT, a diferença maior aparece quando esta está em modo CrossFire como demonstrado nesse teste (sei que não é o mais confiável dos sites mas foi o único teste do gênero que eu vi):

http://www.tomshardware.com/2008/01/23/crossfire_meets_pci_express/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá, é que estava relutante em imaginar que queria dizer isso....

Ora meu caro XITA, desempenho memória/PC andam juntos. E o desempenho da memória não dobra, apenas fica com maior largura de banda, em casos de gargalo processador-memória o desempenho melhora um pouco.

Quanto ao PCI-Express não vou discutir pois nunca testei, e não tenho certeza se a banda do PCI-Express a 4x seria gargalo para uma as VGA´s Mid-end. Se ler algo a respeito, eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o artigo , bem equilibrado , ao contrário de um certo forum de PC que baniu em um tópico semelhante vários usuários que denunciassem o excesso de matérias pagas e na ânsia de banir , eliminou até um que ainda defendia os moderadores . Estou ansioso para ler outras matérias aqui . Continuem o bom trabalho .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente também gostei desta matéria, fiquei impressionado com Pc, não imaginei que fosse possivel adquirir um pc com tal configuração por menos de R$800,00 :eek:

Também gostei de saber que alguém da Nova se manifestou em relação a alguns comentários (como a questão da placa mãe)! isso mostra que nem só de "oportunistas" o Brasil vive!

A unica coisa que fiquei meio "encabulado" é com questão deste lacre, que impede o acesso ao interior do gabinete! é muito bom (sobre tudo aqui) pois impede que o consumidor seja lesado leve um pc que foi "mexido" por alguém de má indole! Porém impede também que um usuario um pouco mais expreriente de poder alterar alguma coisa na config. sem perder a garantia! Sei que esta deve ter sido a melhor solução encontrada, mas acho valido pensar também nesses usuários com um pouco mais de conhecimento, tendo em vista que não é o fato dele não poder comprar um pc um pouco melhor faça dele um usuario completamente leigo!

Agora eu (e acho que um monte de gente que frequenta o site) gostaria que fossem feitos teste nos pc da Positivo :lol: eu sempre achei os computadores deles meio caros pela configuração, e hoje, a Positivo é a maior empresa do ramo no Brasil! sinonimo de quem vendem muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá,

Só damos selo de "produto recomendado" para produtos que efetuamos testes de desempenho e que estejam na categoria "testes". Este artigo está categorizado como "primeiras impressões".

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!