Introdução
Mês passado publicamos um artigo com uma visão geral de um computador "popular", de baixíssimo custo, desses que podem ser adquiridos em qualquer hipermercado ou loja de eletrodomésticos, prometendo abrir uma série de análises de computadores desse tipo, visto que tanto leigos quanto técnicos experientes ficam às cegas frente à questão mais básica: "computador barato presta?" Como tudo que é novo, esse artigo gerou uma boa polêmica, alguns de nossos leitores acharam que o Clube do Hardware deveria seguir analisando apenas peças, principalmente material "topo de linha". Muitos, porém, gostaram muito de poder saber o que há realmente dentro dessas verdadeiras "caixas pretas" (em ambos os sentidos, tanto o figurado quanto o concreto), já que o lacre presente nesses computadores impede que se abra o gabinete à vontade. Dessa forma, voltamos às lojas e compramos outro computador com a mesma característica: preço o mais baixo possível. Encontramos na mesma faixa de preço do computador Nova Precision analisado anteriormente um computador da marca "Sim+" com processador Celeron 420, 512 MB de memória e disco rígido de 80 GB. Será que esta máquina presta? Veremos.
Apesar de o computador do mostruário da loja ter essa marca "Sim+" bem visível, estranhamos o fato de a embalagem dessa máquina não ter nenhum tipo de marca. A única palavra em destaque na caixa é "microcomputador". Em uma etiqueta na lateral da caixa, porém, encontramos a marca "Sim" (sem o "+"). Nessa etiqueta encontramos um CNPJ, o qual descobrimos pertencer à Positivo Informática. A etiqueta não diz o modelo desse computador, apenas dados básicos sobre sua configuração, que é muito semelhante à do computador Nova Precision que analisamos recentemente: processador Celeron 420, 512 MB de memória RAM, disco rígido de 80 GB, gravador de DVD, leitor de cartões, etc.
Figura 1: Embalagem.
Figura 2: Etiqueta com a configuração.
Ao abrirmos a embalagem, chegamos ao computador propriamente dito muito bem embalado em um suporte de espuma, a caixa do teclado e uma caixa menor, onde estavam alguns dos acessórios, que veremos mais adiante.
Figura 3: Abrindo a embalagem.
O gabinete é padrão microATX, como é praxe nos computadores de baixo custo. Sua tampa lateral esquerda é lisa, com duas grades de ventilação, uma para ventilar as placas de expansão e outra com duto para ventilação do processador. Essas furações fazem com que este gabinete esteja de acordo com o Intel Chassis Air Guide Design 1.1 (leia o nosso tutorial Montando PCs Corretamente com o Pentium 4 Prescott para uma explicação detalhada sobre essa ventilação lateral).
Figura 4: Lateral esquerda.
A lateral esquerda do gabinete traz um adesivo com a configuração do computador, bem voltado para leigos, misturando configurações de hardware, software e outras informações bastante genéricas (e inúteis) como "crie textos, planilhas, apresentações e edite imagens". Nesse adesivo, porém, descobrimos um detalhe importante: o modelo da máquina que tínhamos em mãos. Desta forma ficamos sabendo que era um computador modelo "SIM A125".
Figura 5: Adesivo com a configuração.
Respostas recomendadas