Conclusões
A mineração de criptomoedas usando placas de vídeo está tão em voga que tem causado alta nos preços e falta de estoque de determinados modelos de placas de vídeo, e era de se esperar que os fabricantes de placas-mãe fizessem algo voltado a esse nicho de mercado.
Como a melhor relação custo/benefício na mineração é atingida quando se utilizar várias placas de vídeo no mesmo computador, faz sentido criar uma placa-mãe com uma quantidade absurda de slots.
Na verdade, como mencionamos anteriormente, nem há ainda suporte dos fabricantes de placas de vídeo para instalação de mais do que oito placas do mesmo fabricante. Assim, na prática (até o momento) o limite é de 16 placas de vídeo, oito da NVIDIA e oito da AMD.
Além disso, a montagem de um sistema assim é bastante artesanal: não há gabinete que suporte tantas placas de vídeo, e para instalar placas de vídeo em qualquer dos slots PCI Express x1, é necessário utilizar extensões. Assim, a placa-mãe poderia vir com pelo menos algumas delas.
Alguns detalhes poderiam ser melhorados, como a instalação de um slot M.2, que simplificaria a instalação em gabinetes artesanais por permitir que não se utilizasse dispositivos de armazenamento de 2,5 ou 3,5 polegadas. Também sentimos falta de uma saída de vídeo VGA no painel traseiro, visto que neste tipo de sistema muitas vezes as várias placas de vídeo são utilizadas apenas para processamento e o vídeo utilizado é o integrado, e é comum usar monitores antigos nesse tipo de sistema dedicado ao processamento.
De qualquer forma, é interessante haver no mercado uma placa-mãe que oferece a possibilidade de montagem de um sistema com tantas placas de vídeo para processamento.
Respostas recomendadas