Introdução
A ASUS B250 Mining Expert é uma placa-mãe diferente, voltada à montagem de computadores destinados à "mineração" de criptomoedas, e para isso conta com 19 slots PCI Express para instalação de placas de vídeo. Vamos analisá-la e ver como isso é possível.
A mineração de criptomoedas é uma atividade que está em alta. Criptomoedas (como o Bitcoin) são moedas virtuais baseadas em criptografia e que necessitam de um alto poder de processamento para serem produzidas, validadas e até mesmo para circularem. Com isso, várias pessoas estão montando sistemas dedicados a esse processamento, na esperança de receberem essas moedas como pagamento pelo processamento realizado.
No momento, os programas mais eficientes para mineração utilizam quase que unicamente o processamento de placas de vídeo, utilizando a técnica GPGPU (isto é, usando o processador gráfico para o processamento de programas "normais"). Assim, utilizar o máximo possível de placas de vídeo em um mesmo computador melhora a relação entre o lucro obtido e o investimento feito na montagem de máquinas e consumo elétrico.
Pensando nisso é que surgiu uma placa-mãe como a B250 Mining Expert: trata-se de uma placa-mãe bastante básica e simples, exceto pelo fato de oferecer 19 slots PCI Express (um slot PCI Express 3.0 x16 e 18 slots PCI Express 3.0 x1), o que permite instalar, em teoria, 19 placas de vídeo para processamento.
Alguns detalhes devem ser levados em consideração: primeiro, obviamente não é possível instalar as 19 placas de vídeo em um gabinete normal. Esse tipo de montagem requer um gabinete personalizado (geralmente, construído artesanalmente) e o uso de extensões para ligar as placas de vídeo (que utilizam conectores PCI Express x16) nos slots da placa-mãe. Assim, para utilizar 19 placas de vídeo, você precisará construir um gabinete adequado e adquirir 19 extensões de slot PCI Express x1 para PCI Express x16.
O que nos leva ao segundo detalhe: exceto por uma placa de vídeo instalada no slot PCI Express x16, todas as outras funcionarão na velocidade x1, e não x16. Porém, como o tipo de atividade de processamento de mineração não utiliza muita largura de banda no slot, isso não chega a ser problema.
E, pelo que pesquisamos, ainda não é possível instalar 19 placas de vídeo em uma única placa-mãe por conta de limitações de drivers dos fabricantes de placas de vídeo, que atualmente reconhecem no máximo oito placas de vídeo. Assim, no momento é possível instalar oito placas de vídeo da AMD e oito da NVIDIA (na verdade, no caso da NVIDIA, alguns modelos tem mais limitações). É possível que futuras atualizações de drivers permitam a utilização de mais placas de um mesmo fabricante.
Em relação ao chipset utilizado, o B250 é o modelo intermediário da mais recente série da Intel para o soquete LGA1151. As principais diferenças do B250 em relação ao modelo mais topo de linha, o Z270, são o suporte a apenas doze pistas PCI Express 3.0 controladas pelo chipset (o Z270 tem 24 pistas PCI Express 3.0, enquanto o H270 tem 20), seis portas USB 3.0 (o Z270 suporta dez portas USB 3.0, e o H270 oito), a impossibilidade de dividir as linhas do slot PCI Express 3.0 x16 em dois slots trabalhando a x8/x8 ou mesmo três slots, trabalhando em x8/x4/x4. Além disso, o B250 não tem suporte a overclock em processadores desbloqueados; o Z270 é o único que oferece este recurso.
Você confere a placa-mãe ASUS B250 Mining Expert na Figura 1. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 230 mm.
Figura 1: placa-mãe ASUS B250 Mining Expert
Respostas recomendadas