

Instalação
A instalação do HydroX 3 não é das mais complicadas, principalmente pelo tipo de conexão utilizada. Todos os componentes do sistema usam conexões rápidas conhecidas como QCF (“Quick Conect Fitting”), que são realmente muito práticas e rápidas tanto para conexão quanto desconexão. Para conectar a mangueira, basta introduzi-la no conector. Para retirá-la, basta pressionar o anel que ela é liberada. Em nenhum momento houve vazamentos nessas conexões.
O bloco é a primeira coisa a ser instalada. Na Figura 11 você pode vê-lo com o suporte para uso em processadores Intel, enquanto o suporte para uso com processadores AMD está à direita.
Figura 11: Suportes
A Figura 12 mostra a placa suporte que fica pelo lado da solda da placa-mãe. Note que tivemos de fazer uma adaptação: precisamos cortar um dos cantos da placa para que ela coubesse na abertura do nosso gabinete. Aliás, pela espessura da placa de acrílico, ela só pode ser instalada em gabinetes que tenham uma grande abertura na bandeja da placa-mãe. Outra coisa que sentimos falta foi dos furos correspondentes aos parafusos existentes no soquete LGA1156, o que fez com que o lado de baixo da placa ficasse apoiado apenas na ponta do parafuso, o que pode causar a quebra da peça.
Figura 12: Placa suporte
Os parafusos são presos à placa-mãe por porcas, como mostrado na Figura 13.
Figura 13: Parafusos
Depois, basta colocar o cooler sobre o processador (como o kit não vem com pasta térmica, usamos a Arctic Silver 5) e fixar o suporte nos parafusos com quatro porcas tipo borboleta. O kit veio com molas para serem colocadas sob as porcas, mas elas simplesmente não couberam pois os parafusos era curtos demais.
Figura 14: Bloco instalado
O ideal é que o HydroX 3 seja instalado em gabinetes torre completa para que seus componentes possam ficar dentro do mesmo. Como o gabinete que usamos para testes de coolers é um torre média, tivemos de adaptar, deixando a bomba e o radiador do lado de fora como mostrado na Figura 15. O radiador pode ainda ser instalado na traseira do gabinete por meio de suportes que acompanham o produto, mas por falta de espaço na mesa, não os utilizamos.
Figura 15: Sistema pronto para funcionar
Ao contrário dos sistemas de refrigeração líquidos selados, que já vem preenchidos com o líquido arrefecedor, a montagem de um kit como o HydroX 3 exige um certo cuidado. A bomba deve ser posta em funcionamento antes de se ligar o computador, com a fonte desconectada da placa-mãe, enquanto o reservatório é preenchido, até que todas as mangueiras estejam cheias. Após isso, o reservatório deve ser fechado, a fonte reconectada na placa-mãe e então o micro ligado. Utilizamos aproximadamente 500 ml de líquido (água misturada ao aditivo que acompanha o produto).
Respostas recomendadas