Ir ao conteúdo

Placa de Vídeo Leadtek GeForce 6600 GT AGP


Placa de Vídeo Leadtek GeForce 6600 GT AGP
Produto Recomendado

Introdução

O GeForce 6600 GT é o chip gráfico intermediário mais rápido dentro da série GeForce 6. Testes que realizamos anteriormente mostraram que este chip apresenta uma excelente relação custo/benefício, pois alia um bom desempenho com um custo acessível.

Entretanto, os modelos de GeForce 6600 GT que testamos anteriormente eram PCI Express, fazendo com que você precise fazer um upgrade no seu micro para poder instalar um desses modelos. Talvez você já tenha um excelente computador, só que baseado no barramento AGP, e não vai querer trocar sua placa-mãe nem encarar grandes mudanças no seu sistema.

A WinFast GeForce 6600 GT AGP da Leadtek – internamente conhecida como A6600GT TDH – é baseada no barramento AGP. Em nossos testes nós vamos comparar o seu desempenho com outras placas AGP topo de linha, como a GeForce 6800 Ultra, a GeForce 6600 GT, a Radeon X800 XT, a Radeon X850 XT Platinum Edition e placas de vídeo topo de linha de gerações anteriores, especialmente a Radeon 9800 XT e a GeForce FX 5950 Ultra. Assim poderemos ver em que faixa de desempenho esta placa de vídeo está localizada.

Você pode ver em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips NVIDIA” a diferença entre este chip e os outros chips da NVIDIA, ao passo que em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips da ATI” você pode compará-lo com seus concorrentes fabricados pela ATI. É muito importante ter em mente que os chips gráficos da série 6 e 7 da NVIDIA usam motor gráfico Shader 3.0 (DirectX 9.0c), enquanto todos os chips da ATI são Shader 2.0 (DirectX 9.0).

É importante lembrar que a coluna "clock da memória" nessas tabelas informa o clock que o fabricante (ATI ou NVIDIA) recomenda que seja usado. Em alguns casos, sobretudo nas placas de vídeo mais baratas, alguns fabricantes usam chips de memória mais simples (com a finalidade de reduzir o custo da placa) e com clocks inferiores ao recomendado (compatíveis com os chips de memória mais simples), fazendo com que a placa obtenha um desempenho inferior ao de outras placas que usem o mesmo chip e que tenham a memória rodando na freqüência recomendada. Por este motivo, em nossos testes sempre testamos os clocks da placa de vídeo com o auxílio do programa PowerStrip, para ver se a placa está rodando com os clocks padrão ou se com um clock inferior.

No modelo da Leadtek que testamos o chip gráfico rodava a 500 MHz – mesmo clock dos modelos PCI Express – mas a memória rodava a 900 MHz, enquanto nos modelos PCI Express que testamos a memória rodava a 1 GHz. Na placa de referência da NVIDIA para o GeForce 6600 GT a memória também rodava a 900 MHz, significando que não é um “problema” da placa da Leadtek, mas sim uma especificação da NVIDIA. Por conta disso, os modelos PCI Express da GeForce 6600 GT são mais rápidos do que os modelos AGP.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Cadê o teste com o 3D Mark 05? Porque não fiseram esse teste? Quando se compra uma placa de vídeo atual você está pensando em usá-la em jogos atuais, como o DOOM 3 e Far Cry que foram usados no teste, mas também em muitos outros que já foram lançados e que ainda estão por vir, nesse caso o teste com o 3D Mark 05 é super importante para se avaliar o desempenho da Placa de vídeo quando se usa jogos mais atuais.

Nem no teste da X850 XT Platinum Edition, também para AGP 8x, foi usado o 3D Mark 05...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!