Introdução
A nova Radeon HD 4850 X2 é basicamente duas Radeon HD 4850 em uma única placa trabalhando no modo CrossFire, sendo uma opção mais barata do que a Radeon HD 4870 X2, que é a placa de vídeo mais cara disponível hoje, e competindo em preço com a GeForce GTX 280. Como é o desempenho da Radeon HD 4850 X2 comparado ao da GeForce GTX 280 e com outras placas de vídeo topo de linha? Será que ela tem uma boa relação custo/benefício? É exatamente isto que tentaremos descobrir em nosso teste.
A Radeon HD 4850 X2 pode ser encontrada em dois modelos, com 1 GB (512 MB por chip gráfico) ou com 2 GB (1 GB por chip gráfico). Nós testamos o modelo com 2 GB. A maioria dos modelos da Radeon HD 4850 tem 512 MB de memória. Os clocks e especificações técnicas são as mesmas.
Duas coisas nos chamaram a atenção no modelo da Sapphire. Primeiro foi o fato de que a Sapphire ter decidido usar um cooler próprio em vez de usar o problemático cooler padrão desenvolvido pela ATI/AMD, que é pesado e conhecido por esquentar muito, aumentando a temperatura dentro do micro. O cooler da Sapphire usa dois dissipadores individuais de alumínio com base de cobre e uma proteção de alumínio que serve de suporte para as duas ventoinhas. Isto faz com que a placa trabalhe mais “fria”, sem falar que ele é mais leve e mais bonito.
A segunda coisa foi o fato de que esta é a primeira placa de vídeo que vimos com quatro conectores DVI. Todas as outras placas de vídeo do tipo “X2” têm apenas dois conectores DVI, da mesma forma que as placas de vídeo convencionais. Portanto você pode instalar até quatro monitores de video diretamente nesta placa de vídeo. Lembre-se que a configuração de múltiplos monitores funciona apenas quando você não está rodando jogos, já que o micro no modo CrossFire o vídeo é gerado apenas em um dos conectores.
Figura 1: Sapphire Radeon HD 4850 X2.
Figura 2: Sapphire Radeon HD 4850 X2.
Figura 3: Sapphire Radeon HD 4850 X2.
Figura 4: Quatro conectores de vídeo.
Respostas recomendadas