

Atualizado em 02/06/2010: A NVIDIA me ligou hoje para conversar sobre esta situação. Parece que foi uma confusão interna dentro da NVIDIA e não um rompimento "oficial". Basicamente eu estava listado no sistema da NVIDIA como sendo parte da América Latina e desta forma a NVIDIA EUA estava pensando que eu estava lidando com o pessoal da NVIDIA no Brasil. Enquanto isso, o pessoal da NVIDIA do Brasil, por eu morar nos EUA, estava pensando que a NVIDIA EUA estava em contato comigo. Aparentemente este problema foi resolvido (eu expliquei que devo ser contactado pela NVIDIA EUA e não pela NVIDIA Brasil). Em relação à GeForce GTX 465, eles explicaram que eles não entraram em contato com nenhuma mídia diretamente em relação a este lançamento, eles estão deixando isso para os parceiros deles. Porque eu erroneamente assumi que a NVIDIA estava enviando placas e dando suporte diretamente a outros sites, eu pensei que estava sendo deixado para trás. A EVGA nos enviou uma GeForce GTX 465 e a NVIDIA nos deu o suporte necessário para melhorarmos nossa metodologia de testes para incluir testes com jogos DirectX 11. Em breve estaremos postando um teste da GeForce GTX 465. Eu estou mantendo esta entrada no blog por motivos históricos. Eu também estou adicionando explicações dadas pela NVIDIA abaixo. Gostaria de agradecer a todos pelo apoio dado e também à NVIDIA, que me ligou para resolver o problema e pediu para ligá-los sempre em que eu me sentir excluído para resolver o problema antes que vire uma bola de neve. No final das contas, parece que tudo foi um grande mal-entendido e falta de comunicação.
Vira e mexe algum fabricante corta relações com a gente. Em geral isso ocorre porque mantemos uma postura firme em nome da imparcialidade.
Por exemplo, a ASROCK cortou relações conosco em 2003 porque publicamos testes negativos de produtos deles (finalmente agora, em 2010, parece que eles caíram na real e voltaram a colaborar conosco). Pois é, tem fabricante que é assim, só querem ver testes positivos, mesmo quando o produto é uma porcaria. E o pior, fica pedindo para que a gente tire os testes negativos do ar, numa de esconder a verdade do público. Nós inclusive sabemos de alguns sites que quando o teste não é positivo eles não publicam para não perderem o relacionamento com o fabricante. Fala sério... Por isso que eu particularmente não confio em sites que só publicam testes positivos e só falam coisas boas de todos os fabricantes.
Outro caso similar foi o da ASUS, que durante anos nos boicotou, mas finalmente descobrimos que o problema não era a ASUS enquanto empresa, mas sim seu representante no Brasil, que além de extremamente arrogante e anti-profissional, ainda foi envolvido no escândalo de contrabando da Nave Informática. Tão logo eu me mudei para os EUA e passei a lidar diretamente com o escritório da ASUS por aqui esse problema foi rapidamente resolvido.
E mais um exemplo, só para vocês entenderem quão comum é este problema, é a Intel, que durante anos nos boicotou porque a orientação da Intel Brasil era dar suporte somente à mídia impressa e ignorar mídia on-line. Isso mudou quando houve uma mudança na diretoria da Intel em 2003, quando o novo diretor (uma pessoa com a cabeça muito mais aberta, diga-se de passagem) entrou em contato conosco e mudou esta situação. Mas foi logo este diretor trocar de posição na Intel que a política anterior retornou. Atualmente não temos mais suporte da Intel Brasil, mas como estou nos EUA tenho suporte da Intel EUA que nos ajuda de maneira esplêndida (e é por isso que conseguimos publicar testes dos últimos processadores da Intel na data de lançamento). A única coisa chata com isso é que eles não convidam mais o Cássio para ir ao IDF e com isso nós temos de bancar essa viagem do nosso próprio bolso.
A bola da vez é a NVIDIA. Após publicarmos um teste – sem qualquer suporte da parte deles, veja bem – eles reclamaram que não falamos do CUDA nem do PhysX. Respondi que não iríamos testar isso pois não achávamos que era relevante para o usuário comum, bem como normalmente não re-testamos produtos. Eu acho engraçado, a gente tem que rebolar para conseguir material para testes porque a NVIDIA não nos ajuda e quando publicamos um teste eles reclamam? Se eles tivessem nos dado qualquer suporte e até mesmo conversado conosco esclarecendo o porque eles achavam que comentar esses recursos seria interessante para o usuário comum não ficaríamos tão chateados.
Após esta troca de e-mails eles simplesmente nos colocaram na lista negra deles e deixamos de ser convidados para apresentações dos últimos produtos e saímos da lista de sites que recebem produtos antes do lançamento e também deixamos de ter qualquer tipo de suporte. Qualquer e-mail que eu envio à NVIDIA perguntando qualquer coisa é solenemente ignorado.
Atualizado 02/06/2010: De acordo com a NVIDIA eles não têm uma lista negra. Como explicado, eles acharam que nós estávamos sendo atendidos por uma equipe enquanto que nós não estávamos.
A impressão que eu tenho é que eles acham que o Clube do Hardware é um site pequeno. Com 20 milhões de pageviews e 7,5 milhões de visitantes por mês, nós somos maiores do que a maioria dos sites americanos.
Posto isto aqui para explicar o porque não cobrimos o lançamento da arquitetura Fermi (não fomos convidados para a palestra) nem tampouco fizemos qualquer teste com as placas DirectX 11 deles (não nos enviaram produtos, mesmo após pedirmos várias vezes). Isso também explica porque temos testado mais produtos da AMD/ATI e a nossa área de testes de placas de vídeo tem andado bem devagar.
Atualizado 02/06/2010: De acordo com a NVIDIA a apresentação da arquitetura Fermi foi feita para "membros selecionados da imprensa". Eles não explicaram como alguém entra nesta lista.
Curiosamente aparentemente pelo o que eu li a AMD/ATI reconquistou uma grande participação de mercado, pois aparentemente a arquitetura Fermi decepcionou.
Portanto, aparentemente a filosofia da NVIDIA é a seguinte: “se você não falar o que a gente quer que você fale, a gente não te dará mais apoio”. Impressionante como tem fabricantes que tentam controlar o que a mídia publica a respeito deles e tentam fazer uma “lavagem cerebral” nos jornalistas. Infelizmente há muitas publicações que se submetem a este tipo de coisa. Nós sempre estaremos do lado da imparcialidade. Se um fabricante nos dá restrições sobre o que podemos ou não falar, preferimos não trabalhar mais com este fabricante. A imprensa precisa ser livre.
Atualizado 02/06/2010: Mais uma vez, a NVIDIA diz que não tem nenhum lista negra. O parágrafo acima foi escrito assumingo que nós estávamos em uma lista negra.
Nesta próxima segunda-feira a NVIDIA vai lançar a GeForce GTX 465. Como eu não assinei qualquer NDA e como eu não estou recebendo qualquer tipo de apoio, vai aqui as especificações básicas: 352 processadores, 44 unidades de textura, clock de 607 MHz, clock dos processadores de 1.215 MHz e clock da memória de 802 MHz (2.206 MHz QDR). A placa terá 1 GB de memória GDDR5 com interface de 256 bits.
Obviamente não iremos publicar um teste desta placa no lançamento, já que a NVIDIA está “andando” para a gente.
Atualizado 02/06/2010: Nós recebemos uma GeForce GTX 465 da EVGA e nós estaremos postando este teste em breve.
Portanto, qualquer reclamação do porque não estamos testando a placa “A” ou “B” da NVIDIA, por favor, entre em contato com a NVIDIA e não conosco.
Atualizado em 01/06/2010: A NVIDIA Brasil está respondendo aos usuários que estão entrando em contato com eles via Twitter dizendo que nunca romperam o relacionamento com a gente, que na verdade eles ficaram "perdidos" por conta da minha mudança para os EUA (ver aqui, aqui e aqui). Engraçado. Então porque eles ignoram todos os meus e-mails? E porque eles não entram em contato comigo? Eles têm meu e-mail e o nosso Twitter. O que queremos é receber material para testes na mesma data em que eles enviarem para sites grandes (Anandtech, Tom's Hardware, etc), não queremos ficar para trás ou sermos tratados como mídia de segunda linha.
Atualizado em 02/06/2010: Nós resolvemos o problema com a NVIDIA e esperamos que tudo corra bem entre entre a gente de agora em diante. Obs: o problema foi resolvido diretamente com a NVIDIA EUA.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora