Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador compacto ASRock DeskMini 310

       
 10.543 Visualizações    Primeiras Impressões  
 4 comentários

O DeskMini 310 é um kit de computador ultracompacto que suporta processadores Core i de oitava e nona geração "comuns". Vamos ver o que ele oferece!

Computador compacto ASRock DeskMini 310
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

O DeskMini 310 é um kit de computador compacto da ASRock que usa uma placa-mãe no formato 5x5 (Mini-STX), compatível com processadores Core i de oitava e nona geração de até 65 W. Vamos dar uma boa olhada nele.

O formato Mini-STX, também conhecido como 5x5, é o mais recente padrão de placas-mãe, menor do que o Mini-ITX, para uso em computadores de mesa ultra-compactos. Para saber mais sobre este novo padrão, leia nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre o padrão de placas-mãe 5x5”.

O DeskMini 310 é um computador de mesa em um tamanho muito reduzido. Ele é maior do que costumamos ver em um NUC (como o Gigabyte BRIX s), mas apresenta a vantagem de utilizar um processador convencional para processadores de mesa, enquanto nos NUC o processador vem soldado na placa-mãe, por normalmente ser um modelo de baixo consumo.

O DeskMini 310 mede 155 x 155 x 80 mm, que é o tamanho aproximado de uma fonte de alimentação típica para computadores de mesa. Externamente, ele é semelhante ao DeskMini 110, que já analisamos.

Há três versões do produto: o DeskMini 310, o DeskMini 310W (que vem com uma placa de rede sem fio instalada) e o DeskMini 310/COM (que vem com uma porta serial e é o modelo que estamos analisando).

O DeskMini 310 é vendido como um kit, o que significa que ele vem com gabinete, fonte e placa-mãe, mas você precisa instalar um processador, memória (RAM) e um dispositivo de armazenamento (disco rígido ou SSD). Sua placa-mãe tem um soquete LGA1151, sendo compatível com os processadores Intel de oitava e nona geração com TDP de até 65 W. Ele tem também dois soquetes DDR4 SODIMM DDR4 (“memória de notebook”), e tem duas baias para dispositivos de 2,5 polegadas.

Na Figura 1, podemos ver a caixa do ASRock DeskMini 310.

deskmini310-01.jpg

Figura 1: embalagem do DeskMini 310

A Figura 2 mostra o conteúdo da embalagem: uma fonte externa de 19 V e 120 W, manual, dois cabos SATA, parafusos e quatro pés de borracha. Ainda há uma extensão com uma porta serial (exclusiva deste modelo) e uma extensão com duas portas USB 2.0 para instalar no gabinete (opcional). Você ainda pode adquirir um kit com uma placa Wi-Fi, bem com um kit com suporte para instalar o computador na parte traseira do seu monitor de vídeo.

deskmini310-02.jpg

Figura 2: conteúdo da embalagem

A Figura 3 revela a frente do ASRock DeskMini 310. Ele tem conectores para fones de ouvido e microfone, uma porta USB 3.0 tipo A, uma porta USB 3.0 tipo C, botão liga/desliga e LEDs de ligado e de atividade de disco.

deskmini310-03.jpg

Figure 3: o ASRock DeskMini 310

Nas próximas páginas, vamos analisar o DeskMini 310 em detalhes.

Compartilhar

  • Curtir 5


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


E eu pensando que esse padrão era coisa nova, mas é de 2015...

 

Mas é interessante, será que só fizeram para intel?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante por suportar processadores com o TDP padrão de desktop. Aqui no brasil, será que já disponibilizaram para compra? 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por este preço vai naufragar; está cheio de minicomputadores chineses rodando 8a geração a metade do preço desse aí.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!