9. Monitor de vídeo
Os jogos de computador são, principalmente, visuais, de forma que o monitor, que é onde as imagens vão ser exibidas, também é importante.
Além do tamanho (dado em polegadas, referindo-se ao comprimento da diagonal da tela), os três principais fatores a se levar em conta ao escolher um monitor são a resolução, a frequência máxima e o tempo de resposta.
Em termos de resolução (número de pixels na tela), o valor mais comum é o Full HD (1920 x 1080 pontos), embora existam monitores com resolução mais baixa (1600 x 900, ou mesmo 1366 x 768). Obviamente, quanto maior a resolução, melhor. Um padrão que está se tornando popular é o 4K UHD, que tem quatro vezes mais pontos do que o Full HD e, portanto, oferece uma imagem muito mais nítida. O problema de um monitor com resolução tão alta, para jogos, e que a placa de vídeo passa a ter muito mais trabalho ao preparar a imagem e, com isso, a taxa de quadros cai. Desta forma, monitores 4K são recomendados para jogos apenas caso você tenha uma placa de vídeo topo de linha. Para mais informações, leia nossos artigos “Vale a pena comprar um monitor 4K” e “Tudo o que você precisa saber sobre o padrão Ultra HD”.
Quanto à frequência máxima de exibição, refere-se a qual a maior taxa de quadros que o monitor pode exibir. Monitores comuns trabalham a 60 Hz (60 quadros por segundo), e monitores voltados para jogos são capazes de taxas maiores, como 144 Hz, embora haja controvérsias sobre a real vantagem em ter uma taxa de exibição tão alta. Um recurso bem recente que pode ser encontrado em monitores topo de linha é o suporte às tecnologias G-Sync ou FreeSync, que permitem que o monitor sincronize a sua taxa de exibição com a taxa produzida pela placa de vídeo, evitando que a imagem seja cortada entre um quadro e outro. Para saber mais sobre este recurso, leia nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre as tecnologias G-Sync e FreeSync”.
Já o tempo de resposta é o tempo que leva para um ponto no monitor acender e depois apagar novamente. Obviamente, quanto menor este tempo, melhor. Porém, um fator mais significativo é o chamado “input lag”, que é o tempo decorrido entre a placa de vídeo enviar uma imagem para o monitor e a imagem ser efetivamente exibida na tela. Para entender melhor esta característica, leia nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre input lag”.
Outro detalhe importante em relação a monitores são os conectores de vídeo disponíveis. Os conectores mais comuns são o VGA, DVI, HDMI e DisplayPort. Alguns monitores antigos ou de baixo custo têm apenas o conector VGA, que é analógico. Monitores intermediários têm conexão VGA e DVI. O ideal é procurar um monitor que tenha pelo também o conector HDMI e, se possível, também um conector DisplayPort. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre conectores de vídeo.
- 2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora