Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração com Pastilha peltier

Lukaniun

Posts recomendados

Olá galera, desculpe me se eu disser alguma noobise (sou meio iniciante em eletronica), podem me corrigir se quiser.

Então, eu tentei fazer um sistema de refrigeração com uma pastilha termoeletrica peltier que comprei no mercado livre, ele tem 91,2 watts e funciona em 12 v DC, logo após a compra, já comprei um transformador de 110v para 12v AC de 5 amperes (parrudão), além de comprar uma ponte retificadora de 15 amperes (na loja só tinha de 15 A) e liguei tudo conforme na imagem em anexo. post-1027715-13884964883884_thumb.jpg

Depois de muitas tentativas o peltier começa a esfriar mas ja esquenta muito rapidamente.

OBS.: passei bastante pasta termica no lado quente onde tem um baita dissipador e cooler, resfriei a ponte retificadora (esquenta pacas) e além do mais, o peltier ainda não tem nada no lado frio, só estou testando a pastilha.

Me ajudem por favor, gostaria de ver a pastilhazinha congelando como vi na internet.

Grato :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta coisa aí. Você está alimentando a peltier com um sinal pulsante de onda completa, mas o sinal só "acelera" até os 12v e cai de volta para 0v. Essa ponte não tem nenhum capacitor na saída certo? Coloque um capacitor eletrolítico 1000uF pra 25v. O certo seria completar o circuito com uma transístor e um diodo zener, mas daí precisaríamos que o transformador fosse de 15V. Fora que essa ponte de diodo consome 0,7 v pra cada diodo de passagem.

Já pensou em usar uma fonte de computador para fazer funcionar a amiga peltier? É muito mais barato (50 mangos). Qualquer fonte genérica tem uma linha de 12v com 5A de boa. Só cuidado se for ligar no pc, pois ela consome um bocado e a fonte com o pc junto pode não aguentar.

Link para o comentário

• Membro VIP

A isolação entre o lado quente e o lado frio é fundamental numa refrigeração Peltier..