Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração com Pastilha peltier

Lukaniun

Posts recomendados

Olá galera, desculpe me se eu disser alguma noobise (sou meio iniciante em eletronica), podem me corrigir se quiser.

Então, eu tentei fazer um sistema de refrigeração com uma pastilha termoeletrica peltier que comprei no mercado livre, ele tem 91,2 watts e funciona em 12 v DC, logo após a compra, já comprei um transformador de 110v para 12v AC de 5 amperes (parrudão), além de comprar uma ponte retificadora de 15 amperes (na loja só tinha de 15 A) e liguei tudo conforme na imagem em anexo. post-1027715-13884964883884_thumb.jpg

Depois de muitas tentativas o peltier começa a esfriar mas ja esquenta muito rapidamente.

OBS.: passei bastante pasta termica no lado quente onde tem um baita dissipador e cooler, resfriei a ponte retificadora (esquenta pacas) e além do mais, o peltier ainda não tem nada no lado frio, só estou testando a pastilha.

Me ajudem por favor, gostaria de ver a pastilhazinha congelando como vi na internet.

Grato :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta coisa aí. Você está alimentando a peltier com um sinal pulsante de onda completa, mas o sinal só "acelera" até os 12v e cai de volta para 0v. Essa ponte não tem nenhum capacitor na saída certo? Coloque um capacitor eletrolítico 1000uF pra 25v. O certo seria completar o circuito com uma transístor e um diodo zener, mas daí precisaríamos que o transformador fosse de 15V. Fora que essa ponte de diodo consome 0,7 v pra cada diodo de passagem.

Já pensou em usar uma fonte de computador para fazer funcionar a amiga peltier? É muito mais barato (50 mangos). Qualquer fonte genérica tem uma linha de 12v com 5A de boa. Só cuidado se for ligar no pc, pois ela consome um bocado e a fonte com o pc junto pode não aguentar.

Link para o comentário

• Membro VIP

A isolação entre o lado quente e o lado frio é fundamental numa refrigeração Peltier..

Aplicação de corrente contínua (e não pulsante) como já foi dito também..

Veja ai algumas fotos de uma geladeira que montei com uma pastilha de menor potência até que essa sua..

Consegui que se solidificasse água (gotas de gelo), na chapa fria interna que chegou a alcançar poucos graus abaixo de zero..

Olhe algumas fotos da coisa..

Detalhedodissipadordedentrodacaixa.jpg

Acaixaporfora.jpg

Acaixaporforacomreferncia.jpg

Torresdealumnioparaatravessaracaixa.jpg

Cirocodesmontado.jpg

Detalhedofancirocousado.jpg

DetalhedofanCirocoexterno.jpg

Peltierpastilhamontagem.jpg

E preste muita atenção.. A temperatura interna sempre será algum valor abaixo da temperatura externa do dissipador. Cada grau que baixares no dissipador externo vai melhorar (baixar) a temperatura interna..

Só consegui êxito depois de fazer eu mesmo os dissipadores. Dá uma olhada e imagine essa situação, sendo feita, há 30 anos atrás onde não se tinha dissipadores que hoje se tem..

Dissipadorfeitoamo04.jpg

Dissipadorfeitoamo02.jpg

Para alta velocidade do ar circulante pelo dissipador usei um fan do tipo Ciroco..

Link para o comentário

Só consegui êxito depois de fazer eu mesmo os dissipadores.

Usinou as peças? Vou fazer os testes com a minha pastilha (que já foi faturada) e posto um tópico aqui no fórum para incomodar o povo. :D

A princípio o projeto será para baixar a temperatura geral do pc. Como um mini ar condicionado. Vou fazer alguns testes para verificar a condensação de água (o meu maior medo) e depois vou ver se é viável.

Link para o comentário

• Membro VIP
Usinou as peças? Vou fazer os testes com a minha pastilha (que já foi faturada) e posto um tópico aqui no fórum para incomodar o povo. :D

A princípio o projeto será para baixar a temperatura geral do pc. Como um mini ar condicionado. Vou fazer alguns testes para verificar a condensação de água (o meu maior medo) e depois vou ver se é viável.

Já fiz essa experiência e gastava mais de 60 Watts para diminuir em um grau a temeratura do vento que eu insuflava sobre o dissipador da CPU.. O rendimentoi de uma pastilha dessas é muito pequeno para essa função..

Tente e depois nos diga como foi.. Teria de colocar umas três pastilhas de 90 Watts para que se tivesse algum efeito leve ainda..

E ai tu já viu... 270 Watts postos fora para que o ar insuflado no fan baixasse uns 4 a 5 graus, é fria...

Link para o comentário

• 4 meses depois...

Amigo, há uns anos atrás, me dediquei bastante ao teste de um sistema assim... Hoje te asseguro, NÃO É VIÁVEL... Caso tenha interesse, no meu tópico há muita informação...

http://forum.clubedohardware.com.br/mini-ar-gabinete/542373

Infelizmente, literalmente NÃO ROLA...

OBS.: passei bastante pasta termica no lado quente onde tem um baita dissipador e cooler, resfriei a ponte retificadora (esquenta pacas) e além do mais, o peltier ainda não tem nada no lado frio, só estou testando a pastilha.

Me ajudem por favor, gostaria de ver a pastilhazinha congelando como vi na internet.

Grato :D

Outra coisa, a eficiência da refrigeração da face quente, é essencial para o bom resfriamento da face fria... Não é aplicando bastante pasta térmica que irá conseguir, isso, muitas das vezes, inverte o resultado, dificultando a troca de calor entre a pastilha e o dissipador de calor.

A aplicação de pasta térmica há que ser feita de forma uniforme e em uma fina camada, onde a função dela é apenas preencher as imperfeições das superfícies de ambas as faces (dissipador de calor e face da pastilha), onde a melhor troca ocorre justamente onde o material tem o contato direto com a cerâmica da pastilha.

Investimento em um bom dissipador de calor (tive melhor resultado quando usei um dissipador de cobre, na época, um cooler da Zalman 100% de cobre que usei) e um bom FAN com um grande fluxo de ar...

Boa sorte...

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...