Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideias para sistemas de energia autônoma, micro termelétrica de até 1000W


albert_emule

Posts recomendados

 

Você quer fazer capacitor de bateria?
 
Eu certa vez andei fazendo uns cálculos loucos para saber quanto de capacitância seria necessária para fornecer 40AH.
 
Bom saber que eu não sou o único louco hehehe
 
Então a capacitância equivalente a 40AH é igual a:
144.000 coulomb dividido pela tensão 12V no caso da bateria.
 
Igual a 12.000 farads que é equivalente a 12 000 000 000 de Microfarads
Isso é uma bateria de 12V por 40AH
 
Então com os capacitores de hoje é até viável.

 

Apesar de os capacitores do vídeo serem bem maiores, creio que seja viável, não.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sim. Comentei. 

 

Isso é o mais barato que dá para fazer, dentro daquilo que propus aqui neste tópico.

Funciona de forma excelente.

O combustível é barato, podendo achar em qualquer obra de construção ou até mesmo no lixo.

 

Devido a filtragem que é necessária, fumaça quase não tem.

O barulho pode ser abafado com forros acústicos.

 

Bom... Acho que é isso.

 

 

Gera bastante energia. Poderia usar a plena capacidade do gerador, para armazenar energia num banco de bateria. Assim não precisaria ficar ligado todo o tempo.


Pelo menos pra mim não colou. não mostrou a conexão entre o gás da madeira ou carvão queimando que supostamente é o combustível (?????!!!!!!!) com a entrada do carburador. Mas me fale mais sobre isso. Meio que gostei (caso seja sério)

Acho que esta matéria lhe diz tudo rsrsrs:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Eu quase fiz um negócio desse uma vez.

No antigo PC eu tinha tudo sobre o sistema mas o PC pifou.

 

Funcionava assim:

 

madeira queimada libera gases inflamáveis junto com fuligem.

Esses gases passam por um resfriador, e depois para um filtro que retira a fuligem, depois por uma ventoinha que impulsiona os gases para uma válvula tipo borboleta ("Carburador") que regula a entrada na admissão do motor.

Nessa válvula borboleta (artesanal) tem regulagem de fluxo de ar para a mistura.

 

Num motor estacionário, creio que funcione bem, desde que com a devida manutenção periódica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@albert_emule na verdade não explica absolutamente nada. kk. Foi só umas das tradicionais reportagens insossas da globo.

Enquanto esta lendo isso...

http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_GASOGENIO.htm

... @cesardelta1 confirmou.

Só me irritou o fato daquele video em que a essencia seria mostrar a conexão do gás com o motor e o carinha não mostrou isso. De fato, passou rapidinho esta parte kk. Se rebaixou a classe daqueles videos de moto perpétuo do ytb onde o cara faz questão de esconder algo kk.

Mas achei extremamente legal. mesmo! está na minha lista das probabilidades de fazer algum dia. E tudo a ver o lance da manutenção. P.ex. o motor deve ser 4 tempos pois o de 2 precisa de lubrificante junto com combustivel. Alías do do carinha parece ser 2 tempos. Não dura nem uma semana sem óleo.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala aí Albert!

É difícil achar um alternador menor que 2 KVa, existe, mais é difícil de achar.

2,5 kva já é um pesadelo para os engenheiros projetarem porque ele é muito pequeno e quanto menor o estator, pior é (fisicamente falando) fazer caber o bobinado e o induzido compatível.

Se a potência que quer é baixa, eu aconselho usar dínamos tipo do Alterima.

Ou comprar um grupo gerador pronto de 2 ou 2,5 kva e tirar o alternador dele, sai mais barato.

 

Esse anúncio do ML é só para peças de reposição dos alternadores, se for comprar todas as peças nesse anúncio, provavelmente sairá mais caro que um solteiro novo.

 

Se quiser dar mais detalhes por MP fique a vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

 

É verdade. Já andei pesquisando, e não achei um gerador solteiro com menos de 5Kva.

São caríssimos.

 

O grupo gerador inteiro, acho que não seria viável.

Eu já tenho um motor. É de moto. Tem 6 CV.

Está com a parte elétrica desmondada. Tenho que pesquisar algum esquema para montar.

 

O dínamo alterima de 500W gera a potência máxima com 600 RMP, sem nenhum tipo de engrenagem. Gera diretamente no eixo. porém custa R$ 2.500,00. Isso numa cotação que fiz a alguns anos.

 

Qualquer dínamo ou alternador, iria exigir um inversor e mesmo baterias.

 

 

 

Só me resta mesmo aquela opção com motor de indução.

"Gerador assíncrono operando em ilhamento."

 

Este tem alguns problemas com energia reativas. Devido a ser necessário certas capacitâncias em paralelo com as bobinas, para prover a energia reativa necessária à excitação interna, ao ligamos cargas com reatância indutiva neles, a indutância cancela parte da capacitância instalada nas bobinas, e então a tensão de saída é bastante afetada, podendo até mesmo parar de gerar, mesmo com o rotor girando na rotação nominal.

 

Mas este nem é o problema, já que irei instalar nele um no-break que tem corretor de fator de potência. Então as bobinas do motor irão "enxergar" uma carga resistiva digamos assim. 

 

Só tenho que achar o motor adequado, que me forneça a potência.

Eu tenho preferência por monofásico. Mas ainda tenho dúvidas se os monofásicos também funcionam.

Pesquisando, só vejo fazerem com motores trifásicos. 

Aí tem problema, pois se eu pegar um motor e só usar uma só fase, este motor terá que ser dos grandes.

http://www.cefetbambui.edu.br/str/artigos_aprovados/Area%20de%20Mecanica/38-CO-9.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 Hp toca uns 4,5 KVA

Cara tenho uma coleção de manuais de montagem e manutenção de motos da Honda, aqueles que eles usam nas concessionárias.

O problema é que eles estão em um HD num desktop velho que não funciona mais.

 

Teria que conseguir um desktop para ligar aquele HD, se seu motor for Honda, claro

 

E eu sei lá, sou meio sético sobre a eficiência de motores de indução gerando eletricidade, ainda mais monofásicos.

 

Apesar que se funcionar, pela lógica, um motor monofásico deverá entregar mais corrente que um trifásico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funciona. Porém são meio chatos para pôr para gerar.

O RPM não pode variar muito.

Só dão início na geração de energia quando atingem RPM de 3% a 5% acima da nominal

A carga não pode ser muito indutiva.

As vezes o rotor não está com o magnetismo residual que dá início no processo, daí é preciso remagnetizá-lo aplicando pulso de 12V DC nas bobinas.

 

A tensão de saída depende dos capacitores e da carga. Não depende muito da rotação.

Funciona mais ou menos como aqueles antigos transformadores ferro-ressonantes.

Os capacitores trabalham em ressonância com as bobinas.

 

Muda o capacitor, muda tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa, esses motores de moto não são feitos para uso estacionário... dependendo da rotação que ele mantiver, ele funde rápido, para mantê-lo estacionário, só mesmo em marcha lenta, situação que ele não deve ser capas de gerar muita coisa... veja que motores de geradores trabalhão no máximo a uns 3600RPM, enquanto um motor de moto geralmente só entregara sua potencia acima de 5000RPM...

 

O Gasogenio ate era interessante como combustível em carros, mas se formos pensar em eficiência,você precisa, "assar" madeira em uma caldeira, perdendo energia em calor, já que aqui o que interessa são os gases; para depois esfriar os gases resultantes, jogando energia fora, para depois queimar esses gases em um motor com eficiência abaixo de 30%, ou seja vai jogar um monte de energia fora... isso que é gostar de cortar madeira...

 

O melhor, se a ideia é queimar madeira, seria pensar em um motor a vapor, com regeneração de vapor, ou stirling aberto... ou ate mesmo uma turbina a vapor... ambos serão muito mais eficientes, o que se traduz em menos trabalho para abastecer, menos abastecimentos...

 

Uma ideia mais simples, mas também mais perigosa, seria para quem tem espaço no quintal montar um biodigestor para gerar gás, e dai usar esse gás como combustível, lembro de ter lido uma matéria de um museu que usa um sistema desses para gerar a energia que consome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas disto estou ciente.

É porque em movimento existe ventilação. Aquelas aletas do cabeçote e daquela parte onde fica o cilindro serve para esta ventilação.

Só colocar um ventilador para forçar o ar passar por aquelas aletas.

Cocar uma ventilação que também ventile o resto do motor.

@cesardelta1

Aqueles motores de maquina de lavar, são monofásicos? Vejo que tem 3 fios. Não entendo como eles funcionam.

Fiz um teste para ver na prática como isso funciona.

Eu coloquei um capacitor de 20uF por 450Vac em cada bobina e rotacionei o eixo com furadeira.

Gerou 265Vac.

Porém ao ligar uma lâmpada de 220V, das incandescentes, a mesma só fez pescar e apagou.

Acredito que a velocidade deveria estar muito alta. Existe uma rotação certa para o capacitor certo. É no momento que eles entram em ressonância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, são monofásicos.

 

Você teve sorte de achar um motor desses só com 3 fios, a maioria tem 5 fios pois esses motores tem 2 velocidades e geralmente 1/3 de CV.

 

Quanto ao funcionamento:

Não sei o quanto você entende de motores pois não é a sua àrea, então vou focar somente ao seu caso.

 

Seu motor tem 3 fios, ou porque ele tem 2 velocidades e usa capacitor em paralelo com 2 dos fios, ou ele tem 1 só velocidade e usa 1 dos fios só para o capacitor.

 

000547807.png

Esse seu motor usa capacitor permanente e funciona como na foto.

O bobinado principal que são as duas bobinas de cima e de baixo é quem dá o torque do motor, o bobinado auxiliar que são as bobinas da esquerda e da direita e tem um capacitor em série, só dão o inicio do giro.

 

Imagine só o bobinado principal ligado, os dois exercendo força no rotor, um para cada lado.

O rotor não sai do lugar.

Agora se existir um bobinado auxiliar na vertical também exercendo a mesma força, já teremos uma quebra da inercia e o rotor começa a girar.

 

Então o bobinado auxiliar é de fio mais fino que o principal, daí já da para diferenciar medindo a resistencia ou mesmo fazendo os testes ligando eles, que é mais fácil.

 

Pode ser que seu motor tenha uma 2ª velocidade nesse 3º fio e o capacitor vá em paralelo com a alimentação.

Ou pode ser que você tenha que ligar  linha em um fio....linha e um do capacitor em outro fio.....e o 3º fio ligado na outra perna do capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este motor aqui gira para os dois lados.

Os três cabos parecem ser de potência. 

 

 

10965507_666443506816959_777946945_n.jpg

Vi num vídeo sobre manutenção que o fio branco é comum entre as duas bobinas internas.

 

Daí o sentido da rotação muda, alternando a alimentação entre o amarelo e o vermelho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É raro, mas também pode ser isso.

O motor é WEG?

O certo era ter certeza de que um desses fios não é da bobina auxiliar pois essa tem a bobina muito fina e se ela queimar pode danificar o verniz da bobina de trabalho.

 

Não se apegue a cores pois isso não é padrão, mesmo entre motores da mesma marca e lote de fabricação.

 

Eu achava interessante fazer primeiro ele funcionar direito como motor para ter certeza dos fios.

 

Você pode testar ligando ele na tomada de ir invertendo os fios.

Não necessáriamente nessa mesma ordem. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu já havia visto isso, mas nunca me passou pela cabeça testar.

Que gera tensão eu sei que gera, inclusive já tomei choque em um motor trifásico desligado que ainda estava girando.

Mas imagino que para te garantir 500W teria que ser um motor que consuma da rede pelo menos uns 700W.

Se o bobinado suporta 700W de carga, teoricamente ele entregará perto dos 500W com segurança devido as perdas de excitação de campo por falta de um induzido.

Só o ferro do rotor girando entre as bobinas do estator não é suficiente.

 

Um motor de 1 Cv com fator de potência .08 gera 750W de força e consome uns 1.700W (preguiça de fazer o calculo).

 

Então creio que um motor de 1/2 cv deva bastar.

Mas é só especulação talvez 1cv seja o ideal....sei lá, só testando hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso. Pelo que andei lendo, o de 1CV é o ideal.

 

 

Os capacitores drenam uma corrente de energia reativa nas bobinas, que fazem a auto-excitação. Geralmente usam entre 35 a 40uF. Esta corrente circula em circuito fechado entre bobina e capacitor. Daí as bobinas tem que suportarem esta corrente, mais a corrente do consumo das cargas. 

Quem dá início na geração é o magnetismo residual que o ferro do rotor possui.

Ao girar o rotor numa velocidade um pouco acima da nominal, ocorre um efeito dominó que cada vez mais aumenta a corrente de excitação, daí a tensão na saída dispara em 127 ou em 220V.

O efeito dominó ocorre num piscar de olhos.

 

 

Uma curiosidade é que o rotor possuem condutores em formato de gaiola de esquilo internamente, que agem como se fossem bobinas de meia volta. Inclusive a corrente elétrica nestes condutores é altíssima.

Eu chuto que a corrente em cada condutor daquele, dentro do rotor, ultrapasse os 200 amperes.

 

Uma visão em corte:

Minducao9.jpg

 

 

10979312_666503113477665_677506984_n.jpg

 

 

Veja este rotor de cobre puro.

Diz o fabricante ser mais eficiente.

 

Observe que o próprio cobre forma condutores verticais que estão em curto-circuito com os ameis superiores e inferiores.

O ferro que é colocado entre os condutores, serve apenas para amplificar o campo magnético, quando os condutores sofrem a indução eletromagnética.

 

A indução eletromagnética que ocorre nestes rotores é semelhante a que ocorre num trafo. 

Porém como o rotor está livre para se movimentar, e também os condutores estão em curto-circuito dentro do campo magnético, acaba que surge uma força que faz girar.

 

image014.jpg


http://www.altenergymag.com/emagazine.php?issue_number=08.04.01&article=highefficiencymotors

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha, O Albert faz o trabalho sujo (pesquisa) e eu aprendo mais. :P

 

Eu já havia visto esse rotor com cobre, mas nunca em corte transversal.

São grossos pra caramba!

 

Com uma fresa e um torno daria pra fazer um quase induzido alí se os condutores não estivessem em curto com o ferro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!