Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideias para sistemas de energia autônoma, micro termelétrica de até 1000W


albert_emule

Posts recomendados

3 horas atrás, MOR_AL disse:

@albert_emule

Assisti os vídeos.

Um excelente e minucioso trabalho do autor.😀

Talvez poderia melhorar o percurso magnético, introduzindo lâminas de ferro no centro das bobinas. As novas bobinas não teriam um núcleo de ar e nem seriam tão volumosas.

Ar no percurso magnético é equivalente a introduzir resistências em série.

Nos motores e geradores, a distância entre o rotor e estator é da ordem de milímetros e o percurso magnético entre as bobinas é preenchido com lâminas metálicas.

MOR_AL

 

 

O desafio central reside na usinagem das lâminas de ferro do estator do motor, bem como na complexidade de alinhar eficientemente os imãs e encontrar imãs com o formato apropriado.

 

Esse processo demanda um esforço considerável, a ponto de se questionar se não seria mais vantajoso adquirir um gerador pré-fabricado. Um exemplo notável é o gerador desenvolvido pela Altarima, capaz de atingir potência máxima com 600 RPM. Contudo, é importante notar que um gerador de apenas 500 watts desse tipo possui um custo substancial, ultrapassando a marca de 5 mil reais.

 

Outra opção é o gerador da marca Enersud, que é capaz de gerar cerca de 800 watts a aproximadamente 100 RPM, apesar de também possuir um preço elevado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal França. Mas seus amigos têm mania de não mostrar muito.. no meu . de vista claro. O legal seria abranger mais desde o vento a girar as pás, passando por este multiplicador, até o gerador a girar/gerar. Não é claro, mas pra olhos treinados pode parecer montagem tipo as dos motoperpétuos... 🤪

 

Em outro pontinho de vista, imagino que a tensão [mecânica] da correia deve fazer perder 1 pouco de energia. Dá ideia pra colocar corrente e catraca de bicicleta...se achar que deve, claro. É o que eu (eu) faria com minhas brisas.. 🙃

 

 sorry.. não vi todos as postagens e nem lembro se participei antes.

Em 14/08/2023 às 18:49, albert_emule disse:

se referiu ao vídeo demostrando a construção do gerador de 16 polos.

 

Em 14/08/2023 às 18:49, albert_emule disse:

no outro vídeo. 

Tampouco este

 

Em 14/08/2023 às 18:49, albert_emule disse:

O google shopping não me apontou nada a contento imediato

 

Em 14/08/2023 às 16:40, Sérgio Lembo disse:

a rotação é naturalmente baixa por qual razão não se constroem geradores trifásicos com muitos polos?

Eu tenho um baita motor de passo que usara como gerador há alguns anos atrás. Suas fases são defasadas e isoladas. Quebrei a cabeça por muitos segundos a pensar como somar as tensões pra melhor eficiência. Decidi por retificar/filtrar cada fase e somar as tensões. .. bem.... acho que só eu entendi isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudar a rotação entre a geração e o consumo sempre fez parte, são poucos os projetos onde isso não é necessário. Tem uma coisa que me incomoda: Nicola Tesla imaginava que a grande eficiência se daria com geradores com muitas fases. A prática demonstrou que os trifásicos dão a melhor resposta com ênfase para o trifásico de 4 polos. Pelo muito que nos deu não vamos desmerecê-lo por não acertar em todas. Motor e gerador se diferenciam pelo objetivo, a construção pouco difere. Quando queremos baixas rotações produzimos motores trifásicos com 6 ou 8 polos. O rendimento cai mas nem sempre compensa uma caixa redutora. Se nos projetos eólicos a rotação é naturalmente baixa por qual razão não se constroem geradores trifásicos com muitos polos? O que tenho visto são máquinas de muitas fases, muito evidenciado por não possuirem uma quantidade de bobinas em número múltiplo de 3. 

Fica essa pergunta aos que conhecem bem o magnetismo, uma ciência difícil por trabalhar com muitas unidades (permeabilidade, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

As lâminas metálicas de aço-silício, poderiam ser retangulares, daquelas usadas em trafos, com formato "I".

As bobinas retangulares também, assim como os ímãs.

A geometria não seria perfeita, como em geradores comerciais, mas o preço deverá ser bem mais em conta. 

... E não sei se aquele formato dos vídeos são mais eficientes que meros retângulos.

Outro detalhe, seria manter os ímãs em apenas um lado e lâminas "I" do lado oposto às bobinas, fechando o loop magnético.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, .if disse:

Sinistro .. não vi detalhes construtivos que você viu. Seria um bom adicional. Só vi (ouvi) ele se vangloriando do trabalho o que no meu ponto de vista inferior não agrega muito... Se bem que desmotivei 1 pouco ao ouvir a 1ª palavra do cara. Mas já dei uma visualização pra ele...

Acredito que o @MOR_ALse referiu ao vídeo demostrando a construção do gerador de 16 polos.

 

Pois o vídeo lá do sujeito com o gerador gerando, não tem segredo construtivo algum:

 

Uma hélice de bomba d'água eólica que você pode até comprar pronta e duas polias e uma correia, multiplicando de 1 pata 5.

 

O segredo aí seria o gerador que foi mostrado os minuciosos detalhes construtivos no outro vídeo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2023 às 16:26, .if disse:

Legal França. Mas seus amigos têm mania de não mostrar muito..

Não são meus amigos. São participantes de grupos. São conhecidos e tal.

Igual aqui que tem milhares de participantes, você mesmo ajuda a muitos e nem por isso são amigos.   

 

 

Em 14/08/2023 às 16:26, .if disse:

 

no meu . de vista claro. O legal seria abranger mais desde o vento a girar as pás, passando por este multiplicador, até o gerador a girar/gerar. Não é claro, mas pra olhos treinados pode parecer montagem tipo as dos motoperpétuos... 🤪

 

A questão é que o vídeo já é o resultado final. Não tem a intenção de ser um tutorial.  

Até chegar no resultado do vídeo, levaram meses discutindo sobre o projeto nos grupos.

 

Apesar que hoje em dia, quase já não discutem. Os assuntos saturaram.

Chega a um ponto que as informações se tornam repetitivas.   

 

E ventos para gerar isso, são aqueles que a gente sente em praias]. 

 

 

 

 

Em 14/08/2023 às 16:26, .if disse:

 

Em outro pontinho de vista, imagino que a tensão [mecânica] da correia deve fazer perder 1 pouco de energia. Dá ideia pra colocar corrente e catraca de bicicleta...se achar que deve, claro. É o que eu (eu) faria com minhas brisas.. 🙃

 

As transmissões por corrente são frequentemente usadas em sistemas onde a potência precisa ser transmitida a longas distâncias ou onde a precisão é essencial. No entanto, elas tendem a ter mais perdas devido ao atrito interno nas articulações da corrente e ao contato com as engrenagens da transmissão. Além disso, a lubrificação é crucial para reduzir as perdas por atrito.

 

 

Correia:

As transmissões por correia são mais comumente usadas em sistemas onde a precisão não é tão crítica e onde a absorção de choques e vibrações é importante. Comparadas às correntes, as correias podem ter menos perdas em comparação com as articulações de uma corrente.

As correias dentadas são ainda melhores. 

 

Ainda tem o fato que o material das correias não sofrem com oxidações quando exposta ao tempo igual ao que ocorrem com as correntes e nem precisam de manutenção. 

 

 

 

Em 14/08/2023 às 16:26, .if disse:

 

 sorry.. não vi todos as postagens e nem lembro se participei antes.

 

Tampouco este

 

O google shopping não me apontou nada a contento imediato

 

 

Em 14/08/2023 às 16:26, .if disse:

Eu tenho um baita motor de passo que usara como gerador há alguns anos atrás. Suas fases são defasadas e isoladas. Quebrei a cabeça por muitos segundos a pensar como somar as tensões pra melhor eficiência. Decidi por retificar/filtrar cada fase e somar as tensões. .. bem.... acho que só eu entendi isso...

 

Justamente uma das técnicas que o pessoal usa nesses motores tipo servo-motor industrial lá nos grupos de energia eólica. 

Em 14/08/2023 às 17:27, MOR_AL disse:

@albert_emule

As lâminas metálicas de aço-silício, poderiam ser retangulares, daquelas usadas em trafos, com formato "I".

As bobinas retangulares também, assim como os ímãs.

A geometria não seria perfeita, como em geradores comerciais, mas o preço deverá ser bem mais em conta. 

... E não sei se aquele formato dos vídeos são mais eficientes que meros retângulos.

Outro detalhe, seria manter os ímãs em apenas um lado e lâminas "I" do lado oposto às bobinas, fechando o loop magnético.

MOR_AL

 

Um jeito mais barato que encontraram de fazer geradores bons e barato, são aqueles motores Direct driver das máquinas de lavar. São do tipo BLDC de alta tensão. 

 

Rebobinando corretamente, consegue-se extrair fácil uns 300 watts nos ventos e sem multiplicação. 

 

Em 14/08/2023 às 16:40, Sérgio Lembo disse:

Mudar a rotação entre a geração e o consumo sempre fez parte, são poucos os projetos onde isso não é necessário. Tem uma coisa que me incomoda: Nicola Tesla imaginava que a grande eficiência se daria com geradores com muitas fases. A prática demonstrou que os trifásicos dão a melhor resposta com ênfase para o trifásico de 4 polos. Pelo muito que nos deu não vamos desmerecê-lo por não acertar em todas. Motor e gerador se diferenciam pelo objetivo, a construção pouco difere. Quando queremos baixas rotações produzimos motores trifásicos com 6 ou 8 polos. O rendimento cai mas nem sempre compensa uma caixa redutora. Se nos projetos eólicos a rotação é naturalmente baixa por qual razão não se constroem geradores trifásicos com muitos polos?

 

 

Eu vi um gerador de 20 polos de hidrelétrica de 2 mega watts. 

É enorme. 

Um de 2 polos de 2 mega watts é bem menor e pode-se usar multiplicação.

 

A questão é espaço lá em cima na torre. 

Mas na hidrelétrica não tem problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!