Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

É infelizmente terei que relatar minha primeira experiencia negativa com a nova impressora. uma Epson L210. apos poucos dias de uso e apos ficar apenas 3 dias parada, em standby, resolvi imprimir uma apostila e a mesma não imprimiu; a folha saia em branco! apos fazer alguns ciclos de limpeza, ela voltou a imprimir mas com falhas. ja havia feito mais de 2 ciclos e duas descargas de tinta desperdiçando bastante tinta e mesmo assim algumas falhas presistiam. ja tava pensado em recorrer a garantia e calculando o prejuízo, quando achei esse link:

http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2011/03/entupimento-nas-cabecas-de-impressao.html

Resolvi fazer o procedimento do "pano com Veja" e consegui desentupir a cabeça. agora ela ja esta imprimindo normalmente. ainda estou tentando achar qual foi o motivo do entupimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Fabio, 3 dias já entupiu??? Vou incomodar a Epson se vir a acontecer comigo, no manual não cita nada a respeito de quanto tempo parada ela pode ficar... Por isso já comprei ela com garantia extendida de 2 anos.

Como é o procedimento do pano com Veja? Não foi com seringa?

Voltando ao tópico, será que tem de obrigatoriamente imprimir ou apenas manter ela ligada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F4b10, é possível que três dias em standby tenha sido muito. Os ciclos de limpeza automáticos existem por uma razão. Também não vamos exagerar ao evitá-los para economizar tinta, se não imprimimos.

De fato, porém se esses ciclos forem tão necessarios a impressora deveria "acordar" para fazer essas limpezas. e mesmo deixando a impressora ligada ela desliga sozinha.

porém acredito que o entupimento tenha sido causado por alguma falha minha. estive pesquisando e impressoras com bulk requerem alguns cuidados que não foram citados no manual. como por exemplo. instalação em superficie perfeitamente alinhada, não mexer no bulk apos ter instalado. evitar transportar a impressora, e se o fizer pode ser necessario fazer uma descarga de tinta para nivelar a tinta novamente...

Nossa Fabio, 3 dias já entupiu??? Vou incomodar a Epson se vir a acontecer comigo, no manual não cita nada a respeito de quanto tempo parada ela pode ficar... Por isso já comprei ela com garantia extendida de 2 anos.

Como é o procedimento do pano com Veja? Não foi com seringa?

Voltando ao tópico, será que tem de obrigatoriamente imprimir ou apenas manter ela ligada?

O do pano é mais simples. no link que eu havia passado explica com mais detalhes. basicamente consiste em por um pedaço de pano, com um quantidade generosa de Veja, embaixo do carro de impressão. preferencialmente no local de descanso dos cartuchos. e mover manualmente o carro para cima do pano. deixando nessa posição "de molho" por 10 ~ 20 minutos. em seguida tentar fazer uma limpeza.

O procedimento com a seringa eu não tentei, ja que não tenho seringa. e ele envolve desmontar parte da cabeça de impresão.

Meu medo ao usar algo para limpar a impressora seria enferujar alguma parte da impressora. mas baixei o manual de serviço de uma outra epson tanque de tinta (l200/L100) apenas com referencia. e nela era recomendado usar alcool ou eter diluido a 70 % para limpar os tanques e cabeças.

A partir de agora vou tentar pelo menos ligar a impressora todo dia de manha. pois ao ligar ela ja faz um procedimento de limpeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O do pano é mais simples. no link que eu havia passado explica com mais detalhes. basicamente consiste em por um pedaço de pano, com um quantidade generosa de Veja, embaixo do carro de impressão. preferencialmente no local de descanso dos cartuchos. e mover manualmente o carro para cima do pano. deixando nessa posição "de molho" por 10 ~ 20 minutos. em seguida tentar fazer uma limpeza.

O procedimento com a seringa eu não tentei, ja que não tenho seringa. e ele envolve desmontar parte da cabeça de impresão.

Meu medo ao usar algo para limpar a impressora seria enferujar alguma parte da impressora. mas baixei o manual de serviço de uma outra epson tanque de tinta (l200/L100) apenas com referencia. e nela era recomendado usar alcool ou eter diluido a 70 % para limpar os tanques e cabeças.

A partir de agora vou tentar pelo menos ligar a impressora todo dia de manha. pois ao ligar ela ja faz um procedimento de limpeza.

Fabio, muito obrigado pelas dicas. Vou tentar instalar ela e lá deixar, sem mexer.

Após a limpeza, tá tudo ok com ela? Sem resquícios de falhas?

Se pudesse me indicar onde encontrou o manual da L200 com as recomendações de limpeza ficaria muito grato.

Forte abraço e sorte nessas nossas multifuncionais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate o momento nenhum problema. espero que continue assim. o manual bastou uma busca com os termos: "epson L series sevice manual." para encontrar o manual. para facilitar ai esta o link:

http://www.inkresets.com/l100sm.zip

Obviamente o manual esta em inglês. as indicações de limpeza se encontram na pagina 38 na seção Maintence, é necessario algum conhecimento de inglês e eletronica para entender o manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate o momento nenhum problema. espero que continue assim. o manual bastou uma busca com os termos: "epson L series sevice manual." para encontrar o manual. para facilitar ai esta o link:

http://www.inkresets.com/l100sm.zip

Obviamente o manual esta em inglês. as indicações de limpeza se encontram na pagina 38 na seção Maintence, é necessario algum conhecimento de inglês e eletronica para entender o manual.

Agradeço Fabio, o inglês não é problema, já a eletrônica! Vou dar uma lida amanhã com calma para ver se entendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos que tem esta impressora, ou mesmo do bulk. O que me aconselham imprimir para usar todos os cabeçotes da impressora afim de evitar entupimento?

Pois assim, imprimi muito no fim de semana e agora no momento não tenho nada para imprimir, mas gostaria de ao menos imprimir algo para funcionar as cabeças e não entupir.

Algum PDF ou algo assim?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A alternativa que estou usando é apenas "ligar" a impressora diariamente. quando ligada ela ja faz uma limpeza de bicos, o que por hora ja tem evitado o problema.

Valeu Fabio, sou marinheiro de primeira viagem nos bulk e por medo a cada dois dias tenho impresso uma verificação de jatos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

gvspfc, você pode imprimir um pequeno padrão com as quatros cores CMYK. Eu prefiro agendar impressões para toda semana, se possível. Por exemplo, estou fazendo um curso que me sugere estudar slides coloridos toda semana; eu os imprimo.

F4b10, não me parece que todo modelo de impressora faz um ciclo de manutenção igualmente satisfatório quando do ligamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gvspfc, você pode imprimir um pequeno padrão com as quatros cores CMYK. Eu prefiro agendar impressões para toda semana, se possível. Por exemplo, estou fazendo um curso que me sugere estudar slides coloridos toda semana; eu os imprimo.

Valeu alexandre, vou fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quase independentemente de estar imprimindo ou não, num intervalo de pouquinho mais de 7 dias eu não deixo de fazer uma limpeza de bicos preventiva, para ter mais certeza de circulação suficiente de tinta. É melhor!

Hoje mesmo, perigosamente já faziam 10 dias que a TX235W não imprimia algo, que eu me lembre. Então fui imprimir "Como desentupir cabeças de impressão Epson? Mitos e Soluções". Formatei-o como documento LibreOffice. Deu 12 páginas. E a partir da sétima, o ciano começou a apresentar um risco leve. Terminei a impressão assim mesmo.

Depois, fui fazer verificação de jatos e limpezas. Posso resumir que duas limpezas de cabeças teriam resolvido o problema. Mas acho que cheguei a fazer três, por impaciência. Aconteceu que, após a primeira limpeza, a verificação de jatos surpreendentemente apresentou-se pior. Deveria ser muito ar, falta de escoamento da tinta. Após a segunda, com o tempo, a tinta foi "sentando" progressivamente. Fiz verificações com intervalos de 5 minutos entre uma e outra, até depois da terceira limpeza de bicos (que agora penso ter sido desnecessária). Com uns 20 minutos contados a partir da segunda limpeza de bicos, a impressora já imprimia OK.

Se você ler o tutorial que linko acima, verá que episódios como o de hoje provavelmente ainda não devem ser considerados "entupimentos". Mas que são desagradáveis, ah, isso são! Todo cuidado é pouco!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só gostaria de repassar uma experiência que passei com a L355.

Durante esta semana, baixou uma atualização de firmware para ela (segunda, dia 29/04). mesmo dia que fiz a última impressão.

Após segunda, tive muito trabalho e cheguei tarde todos os dias em casa, após 23 horas. Mesmo sabendo o tempo que ela iria ficar parada até sábado (hoje, dia 04/05, 5 dias), resolvi arriscar, deixar ela completamente parada, muito cansado e estava sem paciência pra imprimir qualquer coisa que fosse.

Hoje fui imprimir e notei que ela levou em torno de 2 minutos até iniciar a impressão. Percebi que ela fazia os mesmos procedimentos de quando enchi ela a primeira vez com tintas e apertei o botão para puxar as tintas do reservatório para as cabeças de impressão.

Logo após a impressão, fui conferir, estava tudo certo e pra garantir ainda fiz uma verificação dos bicos e está 100%.

Gostaria apenas com esse post de repassar minha experiência do tempo que ela ficou parada e como se comportou a fazer a impressão após ficar 5 dias sem mexer (imprimir) com ela.

Forte abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma Impressora da Epson L355 com bulk de fabrica.

Ta tudo certinha , fazendo impressões , e tudo , mais gostaria de saber se deixo ela liga , ou desligo .... por exemplo , deixo desliga e quando for fazer impressões ligo ela , ou deixo ela ligada mesmo sem estar em uso ?

Vou tentar responder sua dúvida com a experiência que adquiri usando as impressoras Epson. Primeiramente, existe uma diferença das impressoras Epson mais antigas (que usavam cartuchos com esponja) para as mais recentes que usam o selo DURABrite. As antigas tinham uma programação interna, que faziam um ciclo de limpeza dos bicos quando eram ligadas, provocando um consumo elevado de tinta. Isso não ocorre com as Epson fabricadas de uns 4 anos para cá. Dito isso sua primeira dúvida foi resondida: Pode desligar a impressora sem medo, que isso não vai acarretar consumo de tinta nenhum. Quanto aos entupimentos, também não são motivo para pânico. Tenho uma Epson T25 e uma TX420W funcionando há dois anos, com tintas corantes e pigmentadas, respectivamente, da marca Sensient em cartuchos recarregáveis. Já fiquei até um mês sem imprimir e a impressão foi perfeita já na primeira página. A maioria das falhas de impressão em bulks são decorrentes de entrada de ar, e não por entupimentos. Resumindo: se usar tintas de boa qualidade, não precisa se preocupar com entupimentos. Em tempo: fazer limpeza de bicos preventiva eu não aconselho. Diminui a vida útil da sua impressora além de gastar tinta desnecessariamente. Se, ainda assim, quiser imprimir uma página para "limpar os injetores" , sugiro que imprima uma página de verificação dos jatos. Cada "tracinho" de cada cor que é impresso corresponde a um dos injetores de tinta, e, assim, é certo que todos eles renovaram a tinta que, em tese, estaria "secando" na cabeça de impressão.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
É infelizmente terei que relatar minha primeira experiencia negativa com a nova impressora. uma Epson L210. apos poucos dias de uso e apos ficar apenas 3 dias parada, em standby, resolvi imprimir uma apostila e a mesma não imprimiu; a folha saia em branco! apos fazer alguns ciclos de limpeza, ela voltou a imprimir mas com falhas. ja havia feito mais de 2 ciclos e duas descargas de tinta desperdiçando bastante tinta e mesmo assim algumas falhas presistiam. ja tava pensado em recorrer a garantia e calculando o prejuízo, quando achei esse link:

http://oxxdaquestaoinkmixxresponde.blogspot.com.br/2011/03/entupimento-nas-cabecas-de-impressao.html

Resolvi fazer o procedimento do "pano com Veja" e consegui desentupir a cabeça. agora ela ja esta imprimindo normalmente. ainda estou tentando achar qual foi o motivo do entupimento...

F4B1O, eu estava interessando em comprar a Epson L210, mas depois que vi o problema que você teve com ela fiquei com receio. Li nos comentários que você resolveu o problema; no momento, ele está funcionando normal ou apareceu outro problema? você recomenda esta l210?

.

Alguém mais teve outra experiencia com essa impressora? É um bom invenstimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

F4B1O, eu estava interessando em comprar a Epson L210, mas depois que vi o problema que você teve com ela fiquei com receio. Li nos comentários que você resolveu o problema; no momento, ele está funcionando normal ou apareceu outro problema? você recomenda esta l210?

.

Alguém mais teve outra experiencia com essa impressora? É um bom invenstimento?

Olha amigo, vou contar minha experiência.

Eu tenho a L355, não sei se ela é uma atualização da L210, pois elas se parecem muito.

Estou com a minha já 1 mês e meio aproximadamente. Ela já chegou a ficar parada 6 dias e não teve nenhum problema. Não uso ela todos os dias, uso algo como de 3 ou 4 em 4 dias e funciona perfeitamente.

Hoje em dia, conforme recomendação do amigão Quasimodo, a cada 3 ou 4 dias, quando não tenho nada para imprimir, faço uma verificação de jatos, já que com esta função, todos os injetores de tinta são usados, gastando muito pouca tinta.

Claro que cada caso é um caso e tudo tem que ser analisado. Realmente, não sei se a L355 é uma atualização da L210 e foram corrigidas algumas situações, mas até o momento só tenho elogios, principalmente com algumas fotos que imprimi e gostei muito do resultado.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom pessoal, utilizando este tópico também para relatar o acontecido.

A minha, depois de 4 meses apresentou uma falha muito leve em um traço do preto na verificação de jatos.

Fiz 3 limpezas seguidas e não resolveu.

Não chega a falhar em nenhuma impressão, mas me incomoda o fato de um traço apresentar falhas na verificação dos jatos.

Quero tentar fazer a limpeza com a tática de posicionar um pano com veja multiuso na posição de descanso do carro de impressão, acontece que, o mesmo é travado pela impressora, com ela ligada ou desligada e não consigo movê-lo.

Alguém sabe como destravar o carro de impressão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

gvspfc, não force o carro! Ligue a impressora, e quando ela deslocar-se para o meio, puxe da tomada.

Na C79, por exemplo, olhando com atenção, tem uma trava que deve ser empurrada para baixo, para soltar o carro daquela posição. Não vi se em outros modelos é assim também. A dica de puxar da tomada parece sempre funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gvspfc, não force o carro! Ligue a impressora, e quando ela deslocar-se para o meio, puxe da tomada.

Na C79, por exemplo, olhando com atenção, tem uma trava que deve ser empurrada para baixo, para soltar o carro daquela posição. Não vi se em outros modelos é assim também. A dica de puxar da tomada parece sempre funcionar.

Alexandre, muitíssimo obrigado pela dica, algo bastante simples mas que nem passou pela minha cabeça.

Inicialmente vou fazer o teste da eliminação total de tinta, como sugerido por um amigo em outro tópico, caso não funcione, partirei pro veja multiuso.

Mais uma vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eliminação = troca?

Alexandre, perdão pela demora em responder.

Segundo um amigo respondeu em outro tópico, possuindo também uma L355, essa eliminação consiste no despejo da tinta que possui no cartucho e nas mangueiras, não eliminando completamente as tintas (leia-se reservatório).

Mas, curiosamente, ontem fui fazer o teste e estava tudo OK. Fiz 3 limpezas no dia anterior e logo após não tinha resolvido, no outro dia fui testar e estava tudo certo.

Não sei porque, mas 1 dia de repouso após as limpezas resolveu o problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, perdão pela demora em responder.

Segundo um amigo respondeu em outro tópico, possuindo também uma L355, essa eliminação consiste no despejo da tinta que possui no cartucho e nas mangueiras, não eliminando completamente as tintas (leia-se reservatório).

Mas, curiosamente, ontem fui fazer o teste e estava tudo OK. Fiz 3 limpezas no dia anterior e logo após não tinha resolvido, no outro dia fui testar e estava tudo certo.

Não sei porque, mas 1 dia de repouso após as limpezas resolveu o problema!

Realmente, isso acontece às vezes. Fazemos a "limpeza" dos injetores de tinta e, imediatamente após, imprimimos a página de verificação dos jatos. Verificamos a presença de falhas e, decepcionados, fazemos uma nova limpeza. Para nova decepção, a falha aínda está presente. E vamos repetindo o processo, buscando uma página de teste perfeita, e com isso, consumindo tinta. Para nossa surpresa, algumas horas depois, sem ter feito mais nada, a impressão da verificação dos jatos sai perfeita. Por isso, é sempre aconselhável, esperar alguns minutos após a "limpesa" dos injetores para imprimir, então, a página de verificação.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, isso acontece às vezes. Fazemos a "limpeza" dos injetores de tinta e, imediatamente após, imprimimos a página de verificação dos jatos. Verificamos a presença de falhas e, decepcionados, fazemos uma nova limpeza. Para nova decepção, a falha aínda está presente. E vamos repetindo o processo, buscando uma página de teste perfeita, e com isso, consumindo tinta. Para nossa surpresa, algumas horas depois, sem ter feito mais nada, a impressão da verificação dos jatos sai perfeita. Por isso, é sempre aconselhável, esperar alguns minutos após a "limpesa" dos injetores para imprimir, então, a página de verificação.

Boa sorte.

Tem toda razão Quasimodo, a frustração de não ver a página de verificação perfeita após a limpeza é grande e acontece exatamente o que você disse, bate um forte impulso de continuar fazendo limpezas após limpezas na busca da verificação perfeita.

Curioso como sou, somente gostaria de saber porque ela precisa deste descanso para resolver o problema da obstrução de algum jato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, perdão pela demora em responder.

Segundo um amigo respondeu em outro tópico, possuindo também uma L355, essa eliminação consiste no despejo da tinta que possui no cartucho e nas mangueiras, não eliminando completamente as tintas (leia-se reservatório).

Mas, curiosamente, ontem fui fazer o teste e estava tudo OK. Fiz 3 limpezas no dia anterior e logo após não tinha resolvido, no outro dia fui testar e estava tudo certo.

Não sei porque, mas 1 dia de repouso após as limpezas resolveu o problema!

A maioria das vezes que acontece falhas em um sistema de bulk com tintas de qualidade é devido a presença de micro bolhas de ar nas mangueiras. principalmente se a tampa não for bem fechada, ou foi indevidamente aberta. deixando descansar a bolhas saem.

O recomendado seria fazer no máximo 4 tentativas de limpeza. se não resolver espere 6 horas antes de tentar outra limpeza, ou se não puder esperar faça uma descarga de tinta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!