Ir ao conteúdo

Associaçao de resistores

FMM

Posts recomendados

Postado

E ai pessoal fiquei meio confuso agora olha essa imagem e me diga se estou certo ou nao!

observe

r274.8.gif

http://http://www.vestibular1.com.br/images/r274.8.gif

na figura (a) se i3 fosse um resistor qualquer. A tensão aplicada nele seria igual da fonte de alimentaçao nao é?Por que de acordo com A Lei dos Nós quando temos componentes em paralelo a tensão sobre ele é a mesma da fonte de alimentao somente a corrente é dividida entre eles.mais eu deparei com um exercício que a tensão aplica sobre o resistor e diferente o "RESULTADO FINAL". eai ta certo ou nao?

OBERVE SE I3 FOSSE UM RESISTOR DE 100 OHMS E R3 FOSSE UM DE 100 OHMS, SERIA IGUAL A UM RESISTOR DE 200 "SE JUNTARMOS" OHMS OU NAO ?

Postado
E ai pessoal fiquei meio confuso agora olha essa imagem e me diga se estou certo ou nao!

observe

r274.8.gif

http://http://www.vestibular1.com.br/images/r274.8.gif

na figura (a) se i3 fosse um resistor qualquer. A tensão aplicada nele seria igual da fonte de alimentaçao nao é?Por que de acordo com A Lei dos Nós quando temos componentes em paralelo a tensão sobre ele é a mesma da fonte de alimentao somente a corrente é dividida entre eles.mais eu deparei com um exercício que a tensão aplica sobre o resistor e diferente o "RESULTADO FINAL". eai ta certo ou nao?

OBERVE SE I3 FOSSE UM RESISTOR DE 100 OHMS E R3 FOSSE UM DE 100 OHMS, SERIA IGUAL A UM RESISTOR DE 200 "SE JUNTARMOS" OHMS OU NAO ?

Reescreva o seu post . Está confuso.

Postado

observe

r274.8.gif

SE I3 FOSSE UM RESISTOR JUNTO COM R3 QUAL SERIA A tensão APLICADA SOBRE O R3 OBSERVE BEM NA IMAGEM O MOTIVO É POR QUE EU DEPAREI COM UM EXERCÍCIO QUE A tensão ERA DIFERENTE DA FONTE DE ALIMENTAÇAO. POR QUE QUANDO TA EM PARALELO A tensão É IGUAL A DA FONTE CERTO? É SO ISSO

Postado

Qualquer resistor que tenha um terminal ligado no positivo da fonte e o outro no negativo dela, terá entre seus terminais uma diferença de potencial igual à da fonte, pois, supõe-se que os fios apresentam resistência nula.

Para que um resistor tenha entre seus terminais uma diferença de potencial diferente da fonte, esse resistor estará ligado em série com outro resistor. Isso em circuito formados somente por resistores.

Excelente fonte de material para estudo, em Inglês:

http://www.allaboutcircuits.com/

Postado

É então a resposta do exercicÍo ta errada. Por que o diagrama tava igual ali "quando eu expliquei" so que tava a pergunta "qual É a tensão aplicada sobre o resistor r1 ai eu pensei eu obvio que É a tensão da fonte,quando fui comferir se estava certo o resultado era diferente. Caso você tenha comprado o livro de eletrÔnica do gabriel torres da uma olhada no capitulo 7 resistencia elÉtrica no ultimo exercÍcio.

Postado

observe

r274.8.gif

SE I3 FOSSE UM RESISTOR JUNTO COM R3 QUAL SERIA A tensão APLICADA SOBRE O R3 OBSERVE BEM NA IMAGEM O MOTIVO É POR QUE EU DEPAREI COM UM EXERCÍCIO QUE A tensão ERA DIFERENTE DA FONTE DE ALIMENTAÇAO. POR QUE QUANDO TA EM PARALELO A tensão É IGUAL A DA FONTE CERTO? É SO ISSO

I3 é uma corrente, continuo a não perceber o que pretende.

Postado

I3 é uma corrente, continuo a não perceer o que pretende.

I3 EU USEI COMO EXEMPLO , COMO SE FOSSE UM RESISTOR!

Postado

É valeu fisso isso e deu o resultado esperado so que nao tava essa formula no livro. caso você comprou o livro do gabriel torres da uma olhada na pagina 78 e olha o exercício 5 era esse que eu fiquei meio cabulado. mas mesmo assim nao entendi por que o resultado é diferente da fonte, por que eles ta em paralelo !caso você saiba me fala!sou iniciante ainda.

Postado

Veja a figura com analogia com queda de água.

Note:

A altura de queda é a mesma em ambos lados. Equivale V no seu circuito.

O tubo da esquerda oferece uma resistencia (R3) á água deixando passar o valor I a verde.

Na direita tem 2 tubos cuja resistencia é de metade da anterior R3/2.

A diferença entre as duas figuras reside em que a queda em altura total é a mesma (V) mas na direita faz-de em duas etapas V1 e V2.

E claro V= V1 + V2

O mesmo se passa no circuito eléctrico, a tensão total é a mesma mas vai ser dividida pelas resistências, cada uma com uma queda de tensão .

Aproveite e baixe este pdf. Simples e fácil.

http://www62.zippyshare.com/v/26579777/file.html

(créditos para os autores)

Postado

Verifique a errata do livro do Gabriel. Se a resposta não estiver na lista da errata, avise a ele para constar na mesma. Essa lista você pega no site. Ou então, procure tópicos referentes a mesma aqui no Forum.

• Coordenador
Postado
Verifique a errata do livro do Gabriel. Se a resposta não estiver na lista da errata, avise a ele para constar na mesma. Essa lista você pega no site. Ou então, procure tópicos referentes a mesma aqui no Forum.
Só esclarecendo, o desenho do livro esta correto e o colega Bastassim interpretou corretamente a dúvida do colega FMM.

O colega FMM, quis dizer exatamente que: Se aquela setinha indicadora da corrente I3 fosse um resistor, ou seja, ele não encontrou um desenho com os resistores em série (R3 e o RI3), o colega Bastassim entendeu e respondeu corretamente....

PS: No livro o desenho esta correto.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!