Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor com terminais em 180º


daviddatal

Posts recomendados

Oi,

Tenho um som antigo, nas caixas de som tem um capacitor de 2,2uF 50V, só que ele tem uma perna em um lado e a outra perna no lado oposto, como um resistor.

adsmul.png

1º Posso substituí-lo por um capacitor de mesmo valor só que com os terminais paralelos, ou seja, do tipo comum?

2º Seria ele responsável pelo ruído de 60 Hz que está sendo reproduzido? Já troquei os cabos por outros blindados, aterrei tudo e até coloquei papel alumínio em toda a caixa do amplificador, mas o barulho continua..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha a blindagem que eu fiz, também fiz a caixa:

foto0267l.jpg

Eu coloquei aquela madeira no meio por achar que o trafo desse interferência e a parte dos potenciômetros e transistores, etc captassem alguma coisa...

Ou talvez eu deva isolar o trafo da placa principal também...

Onde tinha cabo de sinal de audio eu substituí por cabos de microfone blindados rss, acho que não vai ter problemas...

Embaixo das duas placas eu forrei com um pedaço de madeira, para evitar possíveis contatos entre os terminais dos componentes com a folha de alumínio, e coloquei fita isolante na parte que os potenciômetros encostam na madeira, pois lá também tem folha de alumínio.

Além disso eu conectei a carcaça do trafo, o dissipador de calor e o negativo do sinal de audio tudo ao papel alumínio, não sei se tudo ta certo rss

.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Medi a resistência do woofer da caixa de som e deu 6,2 ohms, do twitter deu 6.7 ohms, estando eles em paralelo, além do capacitor 2.2 uF ligado ao twitter.

Depois abri o circuito de forma que o capacitor não mais se conectava ao twitter e ao positivo do woofer. Medi as resistências e os valores foram os mesmos.

Por que?

Deve ser porque o capacitor não permite passagem de corrente contínua, e no caso a escala de resistência do multímetro usa corrente contínua, dessa forma o capacitor funciona como circuito aberto. Por isso os valores de R foram os mesmos.

Eu dei uma espiada no capítulo referente aos filtros ( ainda não cheguei lá) do livro Eletrônica, o filtro passa-alta utiliza basicamente um capacitor em série, que é o caso do twitter da minha caixa de som.

Fiz o cálculo de acordo com a fórmula mostrada:

F= 1/ (2*pi*XL*C)

F= 1/ (2*3,14159*6,7*2,2uF)

F= 10.797,632 Hz

Isso significa que o filtro irá deixar passar somente as frequências de áudio acima desse valor?

No woofer está dizendo 8 ohms, mas a medição deu 6.2 ohms, e no twitter diz ser 8 ohms e deu 6.7 ohms, isso é normal ou os falantes estão com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No alto-falante temos corrente alternada, por isso informa-se a impedância (resistência + reatância indutiva) medida a 1kHz. Não se consegue medir a impedância com o ohmímetro.

Interessante... então quando meço um falante, estarei medindo somente a sua resistência, como ele é composto de uma bobina, esta terá uma Reatância Indutiva quando passar uma corrente alternada, logo a impedância terá um valor maior do que o medido com o ohmímetro.

No meu caso, o falante diz ter 8 ohms, medi e deu 6.2 ohms. Esses 6.2 ohms são a resistência digamos "pura" dele, como Z ao quadrado = R ao quadrado + X ao quadrado, encontrei que X ( reatância da bobina do falante) = 5.055 ohms. É isso?

Seguindo:

Se a Reatância da bobina é 5.055 ohms então:

XL = 2 x pi x F x L

5.055 = 2 x 3,14159 x 1000 x L

L = 804,5 uH que seria a indutância do falante. Está correto?

Se for, então no cálculo que fiz acima não deveria usar 6,7 ohms do twitter e sim os 8 ohms que está impresso nele.

A vantagem da bobina é que ela serve como um "fio", circuito fechado em corrente contínua, com isso da para medir pelo menos a resistência dela, enquanto que o capacitor funciona como circuito fechado, não deixa passar corrente contínua...

Porque todos falam em 1 KHz quando se trata da frequência das caixas de som?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente estaria certo.

Mas deve perceber que a impedancia do altifalante não é um valor fixo.

Varia com a frequência , com o próprio movimento, etc

A questao é que não faz sentido indicar apenas a resistencia pois esta apenas introduz perdas sob a forma de calor, e o que permite o moviento é o caracter indutivo.

O facto de se usar 1000hz é uma questão de normalização.

Note ainda que um condensador para componentes continuas se comporta como circuito aberto e não fechado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Note que com a maior frequencia a indutancia da bobina diminui... Reatancia altera e altera também a impedancia...

Com todo o respeito, viajou na maionese. Indutância não diminui com a frequência.

Procure manuais de eletricidade básica, análise de circuitos em CC e CA. Livros de física do segundo grau, frequentemente ignorados por quem cursa o segundo grau, também trazem muita informação útil e relevante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos leu? Aqui esta alguns manuais da selenium:

http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/9db31e02b25a7792ecff5c4e23664403.pdf

http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/babeb3b9fe836ca8f445f8372374289a.pdf

Com todo o respeito, viajou na maionese.

Procure manuais de eletricidade básica, análise de circuitos em CC e CA. Livros de física do segundo grau, frequentemente ignorados por quem cursa o segundo grau, também trazem muita informação relevante.

Sei bem o que dizem! Maior frequencia = maior reatancia, indutancia nao muda a nao ser que tenha um núcleo movel.

bobina com núcleo tera maior indutancia em relaçao a uma que nao tem núcleo e bla bla bla..

mas de uma olhada nos manuais. A menos que eu tenha lido algo errado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pode realmente prejudica o forum não sao as críticas , por mim até gosto.

Agora que quer que se faça se se vê erros crassos ?

Deixar que as pessoas fiquem com inforação errada?

Antes de escrever estude e pense um pouco, assim de certeza vai ajudar.

Por mim agora chega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!