Ir ao conteúdo

Decidindo o Nobreak do Servidor

GuillermoFrones

Posts recomendados

Postado

Lí muito os artigos postados nesta seção do fórum e tem sido para mim, de uma utilidade imensa, derrubando mitos e lendas nos quais eu mesmo acreditei por muito tempo. Estabilizador ... nunca mais.

Por via das dúvidas eu queria ver se entendi direito os conceitos e vou colocar um exemplo prático: Estou prestes a instalar uma pequena rede num escritório com um servidor DELL e umas 10 estações. A rede elétrica no local onde será instalada não é das melhores e está relativamente próxima de algumas máquinas pesadas de produção como injetoras e prensas. Sei que a rede não é muito estável porque eu mesmo removi uns 5 estabilizadores que ficavam estalando de 5 em 5 minutos.

Minha preocupação com esta variação não é muito grande porque está bastante claro para mim que as fontes dos computadores darão conta do recado. Minha dúvida maior está no servidor: existem quedas de energia esporádicas ( 10 a 15 ocorrências por mês ), mas não costumam, na maioria das vezes, durar mais de 5 segundos ( são piscadas ), a mais longa de que me lembro levou 5 minutos.

Considerando este fato estou pensando em colocar um no-break apenas no servidor que é minha máquina mais importante, pelo menos para que não fique desligando. Como o objetivo não é o computador trabalhar sem energia posso colocar um shortbreak mesmo, apesar da onda quadrada que ele vai me fornecer, ou isso ao longo do tempo vai acabar comprometendo a máquina e o melhor é colocar um senoidal mesmo?

Acham que a onda "quadrada" é relevante neste caso?

Saudações

Postado

Para servidor tem que ser um no-break de boa qualidade, deste tipo:

http://www.atera.com.br/lista/45/12/2/0/Nobreaks+Senoidais%20(servers)+On-line%20dupla%20conv.

Caso contrário não faz sentido usar um servidor, cuja o diferencial é a sua confiabilidade em detrimento do preço e ligar um mesmo em um equipamento cuja o diferencial é o seu preço baixo em detrimento de sua confiabilidade.

Postado

Jorno,

Obrigado pela sua paciência ...

Para servidor tem que ser um no-break de boa qualidade ... Caso contrário não faz sentido usar um servidor, cuja o diferencial é a sua confiabilidade em detrimento do preço e ligar um mesmo em um equipamento cuja o diferencial é o seu preço baixo em detrimento de sua confiabilidade.

Ou seja ... um shortbreak e sua "onda quadrada" pode, na sua opinião, por o meu servidor em risco? Porque não estou preocupado em trabalhar energizado por este shortbreak mas apenas impedir os desligamentos ocasionais ... Se não fosse por isto, ligava ele direto na tomada e deixava a fonte fazer o trabalho dela ...

É isso?

Postado
Ou seja ... um shortbreak e sua "onda quadrada" pode, na sua opinião, por o meu servidor em risco? Porque não estou preocupado em trabalhar energizado por este shortbreak mas apenas impedir os desligamentos ocasionais ... Se não fosse por isto, ligava ele direto na tomada e deixava a fonte fazer o trabalho dela ...

É isso?

Um short-break na presença de energia vai ser uma praga de um estabilizador com todos os seus problemas:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

E na falta da energia da rede vai gerar a maldita onda quadrada, novamente com todas as suas desvantagens.

Entende o que quero dizer?

Você vai ligar uma máquina que custa mais caro por ter sido feita para ser confiável (entenda-se, não morar na assistência técnica) em algo que vai facilitar a ocorrência de problemas tanto quando usado com energia na rede, quanto quando usado na bateria.

Acredito que a aquisição de um no-break adequado seja a melhor solução definitiva, o famoso "jeito certo" de fazer a coisa, ainda mais se tratando de uma empresa, onde problemas em equipamentos saem bem mais caros do que a prevenção dos mesmos.

E dependendo de qual for o servidor (quase que com certeza) esse modelo mais barato (leia-se "menos caro que os outros da lista") já serviria:

http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000LB+120+120V+dupla+conv.

http://www.atera.com.br/produto/EDX1000HB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000HB+220+220V+dupla+conv.

No curto prazo pode parecer caro, mas ao longo prazo a vantagem (financeira) de adotar logo de cara a solução mais correta deve aparecer.

Postado

GuillermoFrones, no seu caso o pior não é a tal onda quadrada, (pois você falou que as quedas de luz duram no máximo 5 minutos) mas sim o shortbreak se comportar como um "estabilizador" na presença da rede elétrica.

Para ser sincero, também ficaria na dúvida em qual modelo de nobreak investir. Talvés o motivo de minha escolha seria analisar o preço do servidor. Quanto pagaste por ele?

• 2 semanas depois...
Postado

Estava fazendo uma pequena viagem de férias (que ninguém é de ferro), por isso me ausentei uns dias ...

... Um short-break na presença de energia vai ser uma praga de um estabilizador com todos os seus problemas:

E na falta da energia da rede vai gerar a maldita onda quadrada, novamente com todas as suas desvantagens.

Entende o que quero dizer? ....

Claro e cristalino ... adotarei no-break senoidal no servidor e ligarei as estações direto nas tomadas ...

GuillermoFrones, no seu caso o pior não é a tal onda quadrada, (pois você falou que as quedas de luz duram no máximo 5 minutos) mas sim o shortbreak se comportar como um "estabilizador" na presença da rede elétrica ...

Pois acho que foi isto que me confundiu ... achei que o shortbreak não fosse ficar se metendo a estabilizador enquanto houvesse fornecimento de energia, mas está aí o Jorno que deixou a questão clara, pelo menos pra mim ...

Para ser sincero, também ficaria na dúvida em qual modelo de nobreak investir. Talvés o motivo de minha escolha seria analisar o preço do servidor. Quanto pagaste por ele?

Uns 8.000,00, mas por mim já está resolvida a questão.

Obrigado a todos ...

Postado

Resta a questão da potencia desse nobreake, é lógico que ela vai depender do que tem de periféricos ligados nesse servidor, pois é claro que tudo que se refira á linha de comunicações também deve ficar ligado, pois o objetivo é manter a rede operante, certo ?

Seria bom saber a configuração e a potencia dos modens, switches e eventuais hubs.

Postado
Claro e cristalino ... adotarei no-break senoidal no servidor e ligarei as estações direto nas tomadas ...

Se quiser ligar a rede toda (servidor + 10 estações) em um no-break a relação Custo x Benefício pode ficar ainda mais interessante.

Vamos considerar um short-break de R$400 para cada estação + o no-break do servidor, isso daria:

R$4000 em short-breaks + R$1300 em um no-break = R$5300 total

Agora dependendo do consumo e da distribuição física dos equipamentos, um desse daria para o serviço:

http://www.atera.com.br/produto/EDX6000H/Nobreak+6KVA+4,2KW+Eaton+EDX6000H+dupla+conv.+220V+220V

R$5800 total e todas as estações + servidor ficam em um no-break de dupla conversão.

Mas com tamanho investimento o porte/necessidade da empresa pesam muito e também dependendo do modelo do servidor e das estações poderia-se talvez, quem sabe até utilizar um no-break de capacidade menor.

Mas pela descrição que você deu (escritório) acredito que o investimento seria alto demais para a empresa. (sem falar que nesse caso também teria que se contratar um profissional para efetuar a instalação do no-break e até mesmo estudar a viabilidade técnica de usar o mesmo para na rede do escritório.

Postado
Resta a questão da potencia desse nobreake ...

... pois o objetivo é manter a rede operante, certo ?

Na verdade o objetivo é não deixar o servidor cair ou sofrer com o desligamento, a rede é basicamente de compartilhamento de arquivos e as interrupções esporádicas e de baixo tempo. Vou usar um no-break senoidal que irá ligar um pequeno servidor DELL. Não sei exatamente o consumo do servidor, mas a fonte dele é de 400W portanto, até um no-break senoidal de 0,7Kva parece ser adequado, pretendo adquirir um de 1,4Kva para ter um pouco mais de autonomia.

Se quiser ligar a rede toda (servidor + 10 estações) em um no-break a relação Custo x Benefício pode ficar ainda mais interessante ...

... Mas pela descrição que você deu (escritório) acredito que o investimento seria alto demais para a empresa.

Cheguei até a pensar nisso mas o investimento é pesado para o que se pretende. Mas de qualquer maneira foi muito importante ter esta noção pois se instalarmos alguma aplicação de banco de dados iremos precisar de uma rede sem interrupções e eu tinha cá pra mim que isso iria custar uma fortuna, o que na realidade não acontece.

Alias, rs ... só o que vamos economizar em estabilizadores já dá pra custear boa parte do projeto do no-break ... hehe ...

Abraços

Postado
Cheguei até a pensar nisso mas o investimento é pesado para o que se pretende. Mas de qualquer maneira foi muito importante ter esta noção pois se instalarmos alguma aplicação de banco de dados iremos precisar de uma rede sem interrupções e eu tinha cá pra mim que isso iria custar uma fortuna, o que na realidade não acontece.

Alias, rs ... só o que vamos economizar em estabilizadores já dá pra custear boa parte do projeto do no-break ... hehe ...

Abraços

Falando em estabilizadores:

Seria melhor mudar a frase para "só o que vamos deixar de jogar na boca do lixo comprando estabilizadores para encurtar a vida útil das fontes das nossas estações de trabalho"

Infelizmente a maior parte dos patrões entende como "aquele doido que fala que estabilizador não presta enquanto técnicos (de fundo de quintal) falam que presta"

Postado
Falando em estabilizadores:

Seria melhor mudar a frase para "só o que vamos deixar de jogar na boca do lixo comprando estabilizadores para encurtar a vida útil das fontes das nossas estações de trabalho"

Infelizmente a maior parte dos patrões entende como "aquele doido que fala que estabilizador não presta enquanto técnicos (de fundo de quintal) falam que presta"

Aproveitando o gancho pra fazer um comentário sobre estabilizadores, outro dia estava navegando no sistema aqui da empresa e vi um pedido para compras de estabilizadores que totalizavam R$550mil... Fiz minha parte, demonstrando como são inúteis... Mas preferiram jogar dinheiro fora... Fazer o que...

Postado

A questão do no-break já estava resolvida pra mim mas me surgiu uma nova dúvida quando estava lendo o post do faller sobre as Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.: http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018.

5º O No-Break também atrapalha o funcionamento da fonte assim como o estabilizador?

Sim, se sabendo que ele possui, na maioria das vezes, dentro de si um estabilizador, para operação na existência de rede elétrica e de um modo adicional, uma outra agressão não vista no estabilizador, que é quando, na falta de energia na rede elétrica, a geração de energia a partir das baterias é feita através da forma de onda retangular, (não é a mesma da rede elétrica) também prejudicial às fontes de PC. Isso tudo nos no-breaks de baixo valor (mais ou menos nos preços de R$ 200 até R$ 700). São os no-breaks de geração de forma de onda senoidal por aproximação, ou semisenoidal, ou por steps, ou retangular controlada PWM, etc. Os no-breaks com geração de forma de onda senoidal pura não sofrem desse último mal..

Ou seja, os no-breaks senoidais não sofrem desse último mal (a onda quadrada), mas se comportam como estabilizadores na presença da energia?

Continuo então de certa forma agredindo a fonte do meu servidor mesmo com este no-break?

Postado

Ou seja, os no-breaks senoidais não sofrem desse último mal (a onda quadrada), mas se comportam como estabilizadores na presença da energia?

Continuo então de certa forma agredindo a fonte do meu servidor mesmo com este no-break?

Sim e sim ;)

• Membro VIP
Postado

.......Ou seja, os no-breaks senoidais não sofrem desse último mal (a onda quadrada), mas se comportam como estabilizadores na presença da energia?

Ai vai depender muito do modo de operação do no-break.. Independentemente que ele seja senoidal....

Modos de operação:

No-breaks on-line geram energia o tempo todo. Não tem estabilizador nenhum pois eles a geram mediante avançada técnica PWM, em alta frequência e desse modo geram a mesma na exata tensão que a mesma deve ter, não sendo necessário corrigir a tensão da mesma depois de gerada..

Esses dai não atrapalham em nada seus equipamentos...

No-breaks off-line geram energia senoidal sempre que houver falta da energia primária, Nessa hora e que eles estão gerando energia senoidal pura, essa geração se parece, se comporta da exata maneira que aquela ai acima descrita, geração em PWM, em alta frequência, com controle da tensão na geração, não necessitando de estabilizador.. Entretanto, os no-breaks off-line, na presença da energia comercial deixam a mesma passar para alimentar seus equipamentos. Nessa hora eles inserem o maldito estabilizador pois, não gerando eles próprios a energia, não conseguem garantir estabilidade (relativa) da tensão da rede elétrica..

Ai, durante todo o tempo que houver energia comercial disponível, esses no-breaks off-line, mesmo sendo senoidais (quando geram) atrapalham sim as fontes de seus equipamentos...

Postado
Ai vai depender muito do modo de operação do no-break.. Independentemente que ele seja senoidal....

Ufa ... então nem tudo está perdido !!! rs ...

O correto então é colocar um no-break senoidal on line ...

A indicação que Jorno faz deste no-break http://www.atera.com.br/lista/45/12/2/0/Nobreaks+Senoidais%20(servers)+On-line%20dupla%20conv. parece-me então adequada, pretendo adquirir um modelo de 1,4Kva.

Encontrei estes também, um pouco mais baratos com características similares, vocês acham que pode ser? http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

Abraços

• Membro VIP
Postado
Ufa ... então nem tudo está perdido !!! rs ...

O correto então é colocar um no-break senoidal on line ...

A indicação que Jorno faz deste no-break http://www.atera.com.br/lista/45/12/2/0/Nobreaks+Senoidais%20(servers)+On-line%20dupla%20conv. parece-me então adequada, pretendo adquirir um modelo de 1,4Kva.

Encontrei estes também, um pouco mais baratos com características similares, vocês acham que pode ser? http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Manager-III-Senoidal

Abraços

O correto mesmo é adotares um no-break senoidal on-line de dupla conversão..

Esse dai, da SMS, é um no-break off line senoidal de conversão simples, também chamado de no-break interativo...

Como entender isso dai???

Senoidal: O no-break será senoidal quando ao gerar ele o faz de modo a apresentar forma de onda gerada senoidal pura, e não senoidal por aproximação, ou senoidal aproximada ou retangular ou PWM

On-line ou off-line: On-line são aqueles que desmontam a energia e remontam ela o tempo todo, tenha ou não energia comercial presente..

Off-line são aqueles que durante a presença da energia comercial deixam essa alimentar os equipamentos e para tal inserem um estabilizador no meio. Ao faltar energia eles passam a gerar energia que dai, pode ser senoidal ou não dependendo da primeira opção..

Dupla conversão: Isso é mais ou menos sinônimo de on-line. Para um no-break ser on line ele tem de perfazer dupla conversão.

Interativo: Isso dai é mais ou menos sinônimo de off line, ou seja, deixa a energia da rede elétrica alimentar o PC enquanto a rede comercial estiver presente e sempre insere um estabilizador no meio..

Postado
O correto mesmo é adotares um no-break senoidal on-line de dupla conversão..

Esse dai, da SMS, é um no-break off line senoidal de conversão simples, também chamado de no-break interativo...

Os caras não são mole não ... lá no catálogo da SMS tá escrito: Nobreak Senoidal on-line simples conversão. Esse on-line não cola com simples conversão ... é pra pegar a gente mesmo ... sacanagem!

Acho que agora tá claro ... tem que prestar atenção nos detalhes para não ser enganado ...

Abraços

Postado
Acho que agora tá claro ... tem que prestar atenção nos detalhes para não ser enganado ...

Bem vindo ao comércio de tecnologia brasileiro ;)

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!