Ir ao conteúdo

Vale a pena a migração?

HenriqueRequena

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Irei explicar a minha dúvida.

Estou utilizando um notebook positivo se não me engano sim2000+, a configuração:

Processador C-60 Dual core x64

Radeon 6290 (não tenho certeza, mas acho que é esta).

2GB RAM DDR3

Estou utilizando o Win 7 x64, e estou tendo alguns problemas de lentidão, vírus entre outros, irei formata-lo e estou com dúvida se eu utilizo o Ubuntu 13.04 ou Win7 x32 (não tenho o x64).

Eu gostaria muito de mudar, pois quero aprender mais sobre Linux e ter outra experiência com o S.O, porém, utilizo o software como Proteus e uVision Keil ...

Eu conseguiria usar o Proteus e o Keil no Ubuntu para continuar meus estudos em eletrônica?

Se puderem dar sugestões, ficaria muito grato. ^_^

Postado

Amigo você não especificou qual versão do Win7 está usando, mas 2GB de RAM é pouco, para ter uma boa experiência com o Win7 x64 precisa de 4GB para rodar tranquilo.

Tanto Windows quanto Linux tem seus pontos fortes e fracos. eu diria para você formatar sim seu notebook, instalar o Win7 puro, sem programinhas bestas que podem ter vindo junto com a maquina e particionar o disco em duas unidades, para poder experimentar os dois sistemas em dual boot.

Posteriormente, após experimentar você mesmo os dois, poderá decidir por um deles, deletar o outro e o próprio sistema resgata o espaço da outra partição sem nenhum problema. Ou pode continuar com os dois indefinidamente, é claro.

Postado

Pode instalar sim o Ubuntu neste C-60 aliás qualquer Linux de sua preferência, eu iria de Mint 13 que é baseado no Ubuntu 12.04 LTS com suporte até 2017.

Pois no Linux os processadores e gráficos AMD são bem suportados. E 2Gb é pouco pro Windows mas aceitável no Linux (?)

Postado

Olá, Henrique.

O primeiro passo para que você faça uma migração de Windows para qualquer outro sistema operacional, é elaborar uma lista de programas que você usa no seu dia-a-dia com o Windows.

Depois de ter feito esta lista de programas, pesquise nos sites oficiais de seus desenvolvedores se existe uma opção para o Linux Debian (Distribuição na qual o Ubuntu é baseada). Geralmente quando falamos sobre Linux, nem sempre você encontra aquele programa específico. Neste caso, você tem três alternativas:

1 - Utilizar um programa similar à aquele que você está habituado a utilizar.

2 - Emular o programa dentro do Wine (Emulador de Windows)

3 - Utilizar uma maquina virtual com Windows dentro do Linux (Recomendo VirtualBox)

Se não me engano, estes programas funcionam no Ubuntu de forma emulada. Vale lembrar que como se trata de uma emulação de programa de Windows no Linux, pode ocorrer instabilidade ou não funcionar adequadamente.

Outro ponto importante, é que mesmo que você utilize Linux, você não estará 100% seguro contra virus. A história de que Linux é "Imune" a virus, já deixou de ser um fato a muito tempo. A segurança do Linux, quando comparada a do Windows, é fora de série, mas mesmo assim, ainda existem riscos. Eu utilizo o Linux Mint desde o seu lançamento (distribuição baseada no Ubuntu), que atualmente, é a mais utilizada no mundo e fácil de mexer. Ela é bem similar ao Windows.

Caso você tenha interesse, baixe a versão Linux Mint 13 LTS - MATE. Esta versão tem suporte até 2017.

Boa sorte.

Postado

Fico grato pelas respostas, eu já instalei o Ubuntu junto com o Win, ele criou uma partição separada do Win (inclusive, é o Win 7 Ultimate). Irei fazer um tour e a opção "mint" me pareceu uma boa ideia, primeiro irei pesquisar e testar este.

Grato.:D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!