Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acredito que os preços da R9 280x tendem a aumentar, acontece que lá fora aumentou quase 100 dólares. Daqui uns meses vai chegar esse preço quando acabar o estoque das placas compradas antes disso. Mas as Gigabyte é negócio sim.

• Curtir 1
Postado

Bom dia. Tenho lido em alguns posts que a R9 280X da Gigabyte estão com algum problema, e a recomendação seria comprar as placas da revisão 2. Estas informações procedem ?

Postado

Bom dia. Tenho lido em alguns posts que a R9 280X da Gigabyte estão com algum problema, e a recomendação seria comprar as placas da revisão 2. Estas informações procedem ?

Olha, como não possuo uma, então não posso confirmar, mas pode ser que tenha algum tipo de problema - mas nas minhas pesquisas (provavelmente comprarei uma rev. 2) não encontrei nada sobre. Quer dizer, eles lançaram a rev. 2 alguns meses após a primeira, com o PCB preto e o cooler novo, então pode ser que tenham aproveitado algum defeito para já fazer a "atualização" no design. Mas enfim, se tiver pensando em comprar uma "rev. 1", mesmo que não tenha nenhum problema conhecido, não acho que valha a pena, já que a rev. 2 tem o cooler mais silencioso, mais eficiente e também é um pouco mais reforçada para não entortar o PCB com o peso.

Postado

Caro amigo Thefuga, desculpe a minha ignorância, mas poderia me dizer o que é PCB ?

PCB é a placa do circuito impresso, onde os componentes são soldados. Repare que na revisão 1.0 o mesmo é azul, e na revisão 2.0 é preto, como nos demais novos modelos da Gigabyte.

Postado

Olá a todos. Tenho uma Gigabyte R9 280x 3gb Rev. 1.0 e quando instalei nos primeiros momentos de jogo ela se sai muito bem, mas depois de uma hora de jogo o vídeo desativa, ainda com o pc ligado, sobretudo no bf4 que é um dos jogos que tenho onde a complexidade gráfica deve oferecer maior desafio. Sendo assim, preciso desligar e ligar o pc de novo toda vez. Sempre após 40 minutos - 1 hora de bf4.

Ouvi alguns falando de fonte e de atualização da bios e acho que posso evitar um envio desnecessário pra assistência. Enfim. Vou passar a minha config e vocês vão reparar que a minha MOBO é um modelo de entrada da asus (algo que depois me arrependi, pois todos outros componentes são legais e caros então pra que economizar em MOBO).

Radeon Gigabyte R9 280x Rev.1.0

Processador I5 3330 ivy bridge

MOBO Asus P8H61-LX3 2.0

Memórias Corsair Value 2x4gb

Fonte Corsair VX550w

HD Samsung 1TB

Gravadora/leitora de CD/DVD Pioneer(até mantenho desligado porque n uso).

Consultando um amigo, a quem valoro a opinião assim como a de vocês usuários do fórum do CdH, ele arriscou a hipótese de melhorar estabilidade tão somente com a atualização da bios da MOBO(e ja tem uma ou duas atualizações de bios liberada para ela do final do ano passado que mencionam coisas do tipo "improve stability"). Mas não deixou de mencionar que se a VGA exigisse na linha 12v tantos amperes minha fonte haveria de suprir sob risco de ocorrer uma má/deficiente distribuição de energia entre componentes e a fonte não ser enfim capaz de fazer isso. Mas ainda assim ele disse que não acredita ser o problema a fonte. Essa parte de saber quantos amperes a fonte entrega na linha 12v e saber o quanto a VGA exige confesso que fico meio tonto.

E vocês o que acham? Ainda assim acham que resolveria se houvesse fonte melhor nesse conjunto? ou acham que atualização da bios da MOBO por si só pode resolver? Qualquer opinião é bem vinda. Obrigado.  ^_^

Postado

Olá a todos. Tenho uma Gigabyte R9 280x 3gb Rev. 1.0 e quando instalei nos primeiros momentos de jogo ela se sai muito bem, mas depois de uma hora de jogo o vídeo desativa, ainda com o pc ligado, sobretudo no bf4 que é um dos jogos que tenho onde a complexidade gráfica deve oferecer maior desafio. Sendo assim, preciso desligar e ligar o pc de novo toda vez. Sempre após 40 minutos - 1 hora de bf4.

Ouvi alguns falando de fonte e de atualização da bios e acho que posso evitar um envio desnecessário pra assistência. Enfim. Vou passar a minha config e vocês vão reparar que a minha MOBO é um modelo de entrada da asus (algo que depois me arrependi, pois todos outros componentes são legais e caros então pra que economizar em MOBO).

MOBO Asus P8H61-LX3 2.0

Fonte Corsair VX550w

HD Samsung 1TB

Consultando um amigo, a quem valoro a opinião assim como a de vocês usuários do fórum do CdH, ele arriscou a hipótese de melhorar estabilidade tão somente com a atualização da bios da MOBO(e ja tem uma ou duas atualizações de bios liberada para ela do final do ano passado que mencionam coisas do tipo "improve stability"). Mas não deixou de mencionar que se a VGA exigisse na linha 12v tantos amperes minha fonte haveria de suprir sob risco de ocorrer uma má/deficiente distribuição de energia entre componentes e a fonte não ser enfim capaz de fazer isso. Mas ainda assim ele disse que não acredita ser o problema a fonte. Essa parte de saber quantos amperes a fonte entrega na linha 12v e saber o quanto a VGA exige confesso que fico meio tonto.

E vocês o que acham? Ainda assim acham que resolveria se houvesse fonte melhor nesse conjunto? ou acham que atualização da bios da MOBO por si só pode resolver? Qualquer opinião é bem vinda. Obrigado.  ^_^

Teoricamente, a sua fonte fornece 492w (41 amperes X 12 volts) na linha de +12v. Em situações extremas, onde todos os componentes tivessem consumindo o máximo possível, isso poderia ficar bem apertado, já que só essa placa de vídeo chega a consumir 350w sozinha - porém, em testes de stress, algo longe de uma situação real de jogo.

Se as notas das atualizações da BIOS da sua placa mãe mencionam uma melhora de estabilidade, atualize-a, não vai levar nem dez minutos e vai ser o teste mais rápido que você poderá fazer. Caso não resolva, o ideal seria testar a placa de vídeo com outra fonte ou ainda em outro computador, para poder "isolar" o problema.

Sinceramente, também não apostaria de cara na sua fonte, porque em uma situação real de jogo, onde processador e placa de vídeo (o que mais exige da linha de 12v) não chegam nem perto do consumo máximo, e sua fonte supriria sem problemas - a menos que esteja defeituosa, é claro.

Mas enfim, primeiro atualize a BIOS, já que, como disse, vai ser a coisa mais rápida e simples a ser feita. Caso não resolva, aí sim, pode-se pensar em defeito de algum outro componente.

Só uma pergunta: Utiliza estabilizador? Se sim, não o faça. Saiba mais aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Postado

MOBO Asus P8H61-LX3 2.0

Fonte Corsair VX550w

HD Samsung 1TB

Isso não me parece problema de fonte, caso não seja a bios da mobo causando instabilidade, verifique as temperaturas da 280X durante os games mais pesados como o BF4 para ver se não está superaquecendo, você não mencionou seu gabinete e configuração dos fans, mesmo essa Gigabyte tendo uma boa refrigeração (creio ser o modelo com 3 fans) se o gabinete não fornecer um bom fluxo de ar a 280X pode superaquecer e parar de funcionar, se você postar sua configuração de gabinete e fans dá para ter uma ideia melhor.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Falando em gigabyte... comprei uma no kabum. Comprei a versão basica pois vi que ela usa conectores de 6 e 8 pinos enquanto a Saphire usa 2 de 8 pinos. A plca chegou super rápido e nos conformes. Quero dizer que sobre o serviço da Kabum, eles continuam sendo excelentes. Mas a placa em si já foi outra historia. A placa é rev1 WINFORCE 3X GV-R928XWF3-3GD. E funcionou no de boa, até eu tentar fazer o que ela deveria fazer: rodar jogos. 20 minutos no CS GO foram o suficiente para a placa travar o pc. Não conformado, testei com o assassins creed black flag. Em menos de 5 já apareciam artefatos e travamentos. Troquei o driver, testei 13.9, 13.12 e o beta 14.2. Mesmo efeito. Então baixei o Kombustor da MSI para teste de placas e verifiquei que ao chegar em 70ºC a placa trava devido as memorias dela. Ao fazer underclock com o próprio CCC nas memorias, o problema sumia no kombustor. Mas nos jogos ainda travava. Como estava dentro do prazo de 7 dias, acabei devolvendo aquele pedaço de lixo a loja que não tem culpa. A Kabum foi bem atenciosa na devolução e agora a placa está em testes no departamento técnico deles.

Decidi que vou de saphire toxic. Ia comprar na propria kabum, mas no intervalo entre devolver a placa e esperar pelo laudo deles, a toxic acabou no estoque deles. Tive de comprar em outra loja, na MegaMamute que também é altamente confiável. E lá se foram quase 3k. paguei no boleto a nova e estou no aguardo do estorno da kabum. 

Então so pra pra quem está em duvida, minha experiencia fica de aviso sobre este PN da Gigabyte. Não comprem. 

A propria kabum tem várias outras marcas e modelos bem interessantes. E se no inicio eu quis poupar uns trocos pegando uma placa mais barata, na segunda compra procurei a melhor de todas para evitar dores de cabeça.

Antes que alguém ai ache que pode ser outra coisa o defeito, a fonte que roda meu pc é uma corsair de 650w RM.  E como não sou leigo nem autoconfiante demais, testei com uma XFX de 850w de um amigo. Isso sem contar que meu pc é alimentado por um nobreak da APC de 1,5kva. 

Postado

Utiliza estabilizador? Se sim, não o faça.

Não utilizo estabilizador não. Mas acho que devo começar tentando atualizar a bios mesmo ainda que seja a título de eliminar hipótese. Depois me reporto aqui como foi.

Isso não me parece problema de fonte, caso não seja a bios da mobo causando instabilidade, verifique as temperaturas da 280X durante os games mais pesados como o BF4 para ver se não está superaquecendo, você não mencionou seu gabinete e configuração dos fans, mesmo essa Gigabyte tendo uma boa refrigeração (creio ser o modelo com 3 fans) se o gabinete não fornecer um bom fluxo de ar a 280X pode superaquecer e parar de funcionar, se você postar sua configuração de gabinete e fans dá para ter uma ideia melhor.

A temperatura máxima quando jogo bf4 é de 58° C, nunca passa disso. O gabinete é o Raidmax Super aeolus gamer, tem 2 fans no topo fazendo exaustão (Aerocool shark todos com limitador de tensão pois não tenho como controlar a velocidade de todos os fans pela placa mãe, não tenho controlador de fan e não queria muito barulheira pois ouvi falar que eles no 100% faz um bom ruído). A temperatura do processador, se não me engano não passa dos 55° C. Usei o programa HWmonitor para auferir as temperaturas

Postado

Não utilizo estabilizador não. Mas acho que devo começar tentando atualizar a bios mesmo ainda que seja a título de eliminar hipótese. Depois me reporto aqui como foi.

A temperatura máxima quando jogo bf4 é de 58° C, nunca passa disso. O gabinete é o Raidmax Super aeolus gamer, tem 2 fans no topo fazendo exaustão (Aerocool shark todos com limitador de tensão pois não tenho como controlar a velocidade de todos os fans pela placa mãe, não tenho controlador de fan e não queria muito barulheira pois ouvi falar que eles no 100% faz um bom ruído). A temperatura do processador, se não me engano não passa dos 55° C. Usei o programa HWmonitor para auferir as temperaturas

Temperatura ótima, nesse caso se o update da bios da mobo não resolver pode ser defeito na VGA mesmo.

Você está usando a última versão do Catalyst? Teve uma versão que me causava problemas do vídeo parar de funcionar após inatividade e não voltar, acabava tendo que desplugar o cabo DVI para que voltasse, atualmente no beta 14.1 não estou tendo esse problema.

• Membro VIP
Postado

Faça o teste com o Kombustor da MSI, e rode junto com o AIDA 64 para ver a temperatura da VGA. No meu caso, a Bios da Asrock(mobo) já é a mais recente e sendo que o problema era causado por mal funcionamento da vram da placa, duvido que o update da BIOS da VGA resolva, até por que é uma placa nova e não é aceitável que o usuario tenha de ficar fazendo reparos. É obrigação da fabricante fazer o RMA.  

• Curtir 1
Postado

Eu atualizei a bios da placa mãe e continuou travando depois de 40 minutos de BF4. Eu desinstalei o catalyst 13.12 e instalei o driver beta da AMD 14.3 e agora funciona com estabilidade. Acho que, pelo menos por ora, posso assumir o fato de que é tão somente software? Com isso acho que evitei um envio desnecessário à assistência. Agradeço a todos ae as informações.

Postado

Eu atualizei a bios da placa mãe e continuou travando depois de 40 minutos de BF4. Eu desinstalei o catalyst 13.12 e instalei o driver beta da AMD 14.3 e agora funciona com estabilidade. Acho que, pelo menos por ora, posso assumir o fato de que é tão somente software? Com isso acho que evitei um envio desnecessário à assistência. Agradeço a todos ae as informações.

É importante testar com o Kombustor como o Sdriver postou acima, recomento também o OCCT para verificar se está tendo erros ou artefatos que possam ser imperceptíveis enquanto se joga.

• Membro VIP
Postado

É importante você testar com programas de stress específicos pois jogos geralmente nao exigem o total da memoria da placa (ainda mais sendo essa uma de 3 gb) e nem processamento constante no maximo. Os jogos em  geral consumem picos de processamento e memoria, o que pode ocultar um problema que daqui a 1 mês pode se mostrar latente em outro jogo. 

Vale lembrar que a 280x não é uma placa nova, muito pelo contrario ela é uma placa da geração passada que foi renomeada e aberta para a farra dos fabricantes. Isso quer dizer que desde o lançamento, cada fabricante poe nas suas unidades a marca e modelo que quiserem de qualquer componente como memorias, controladores de tensão e tudo mais que compõe a placa.  E é no minimo ingenuidade de nossa parte achar que uma placa relançada custando menos que a versão anterior não teve cortes de custo em algum lugar.

Postado

Imagem trepidando?

Olá gente.

A pouco comprei meu novo pc  e um tv monitor da samsung.

Notei que algumas vezes,bem raras eu vejo aparecer uma linhas coloridas na tela e some logo depois.

Isso tem me incomodado,pois tenho medo de ser na minha placa de video

A configuração do pc é está

Processador Core i7 4430 3.4Ghz

Water Cooler Corsair h60

Memória 8GB Vegence pro 1600MHZ

Placa mãe Intel dh87mc

1 Hd Hitachi 500GB

1 Hd Seagete 1TB

Fonte Corsair 850w 80plus bronze

Placa de video Sapphire Radeon 280x Toxic

Gabinete Sentey Cyclone GS 7000r

Gostaria de saber a opinião de vocês.Se o problema seria na placa de video ou no monitor

Isso nunca aconteceu quando utilizava apenas o monitor como tv

PS: Ainda não pude conferir o desempenho dela em games,pois ainda os estou baixando.Então não tenho como saber se ela apresentará o mesmo problema com um jogo rodando.

Postado

Veja se o driver da sua placa de video está com o driver atualizado se tiver faça testes com o seu pc coloca o monitor no video da placa mãe para ver se da o problema teste outro monitor também!

Postado

Veja se o driver da sua placa de video está com o driver atualizado se tiver faça testes com o seu pc coloca o monitor no video da placa mãe para ver se da o problema teste outro monitor também!

Então...Não é toda hora que isso acontece...Uma vez ou outra e muitas vezes acontece passam-se dias sem acontecer

Baixei o drive mais novo tanto pra placa de video quanto pra placa mãe...E ainda ocorre esse problema,algumas vezes...

Li por aí que poderia ser do monitor,mas como não acontece com frequência,não tenho como mandar pra assistência

Postado

Boa galera

Estou enfrentando uns problemas com a minha R9 280X:

Bugs, Falhas e lags no BF4), desligou do nada jogando BF4, Crisis 3 e até CS:GO, no FIFA 14 dá umas travadas ridiculas.

Estava usando o driver 13.12, desinstalei, instalei o beta 14.3 v1 e tá a mesma coisa.

Minha config:

FX-8350 4 GHz
ASRock 980DE3/U3S3
RAM: 8GB 1600MHz
R9 280x Windforce GV-R928XOC-3GD rev. 2
EVGA 600b
Windows 8.1 64Bits

Quem puder me ajudar agradeço.
Postado

É meus caros, não deu mesmo, travou novamente. Instalei o kombustor e fiz um monte dos testes disponíveis e deu varias pontuações em cada um dos testes. Não sei ao certo interpretá-los. Qual era a ideia afinal, deixar naquele stress durante um tempo pra ver se acusava o erro? ou interpretar os dados a partir daquelas pontuações. Depois que instalei o driver 14.3 o que aconteceu é que parece ter esse desligamento do qual já mencionei, mas agora parece que é com menos frequencia, tipo depois de 3 horas de jogo as vezes 2.

Um dado que me chamou atenção é que quando acessei no windows a função "informações do sistema", no menu "conflitos/compartilhamento" tinha, tipo, varios logs de eventos do que pareciam ser erros:

Porta de E/S 0x00000000-0x0000001F                          Controlador de acesso direto à memória

Porta de E/S 0x00000000-0x0000001F                          PCI bus
Endereço de memória 0xF7E00000-0xF7EFFFFF    AMD Radeon R9 200 Series
Porta de E/S 0x00000065-0x0000006F                          Recursos da placa-mãe
Porta de E/S 0x000003C0-0x000003DF                       AMD Radeon R9 200 Series
Porta de E/S 0x000003C0-0x000003DF                         PCI standard PCI-to-PCI bridge

Não sei se é relevante. Poderia até enviar esses dados para a loja que pediu um relatório escrito do ocorrido e do que fiz. Vi algums falando de memória atingir momentos de pico e esquentamento e fiquei a pensar se esse log de eventos estaria falando disso. Não sei se esses dados advogam ao meu favor ou se só revelam o que seria tomado só como "conflitos" ou "incompatibilidades" aqui.

Não sei se vale a pena mas vi esse tópico desse fórum gringo onde os caras parecem ter problemas parecidos.

No final das contas agora fiquei bastante insatisfeito, e vou enviar para a loja. Dizem que o RMA da Gigabyte é um dos mais presentes no território nacional e tal. Vamos ver então porque aqui não deu. O único teste que não fiz e que até me faz pensar era espetar essa VGA numa MOBO com melhores recursos pra ver se a coisa desenrola em termos de compatibilidade e estabilidade, mas não sei se tem muito a ver. Essa MOBO de entrada da Asus que comprei me deixa com a pulga atras da orelha...Só não queria que quando enviado para assistência ou para os técnicos da loja, espetassem ela numa placa mãe melhor e falassem "Ha, sem problemas, sua MOBO que não aguenta o tranco, se vira". Quero que ela chegue la e pegue fogo na mesa de testes!! (brincadeira) :muro: .
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...