Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon R9 280X - Review e Características


Dieg@o

Posts recomendados

@ºBrunoº existe uma diferença grande de preço entre a GTX 970 e a R9 280X. Veja as configurações do @L... que pode te ajudar. Não jogo DY, mas o que vi foi um jogo que podia ser melhor otimizado.

 

Espero que ele fique mais leve conforme sairem as atualizações, o game parece ótimo, tanto que quase comprei para o Xbox One. Não sei se a R9 280x baixou, mas deve dar uns R$ 500,00 de diferença, talvez até mais.

 

A placa é uma 7970 (de 2011) renomeada, lógico que ela vai estar desasada comparando com uma placa de 2014, apesar disso ela é melhor que a 770 e que a 960 recém lançada sendo a melhor opção de placa mid atualmente, claro que o custo x benefício disso depende de quanto você pagou por ela. A 970 foi feita pra concorrer com a 290X que é a atual top da AMD, lá fora (USA, UK, etc) a 970e a 290X custam mais ou menos a mesma coisa.

 

Não tire conclusões do desempenho da placa por causa de um jogo mal otimizado, essa mesma placa roda Tomb Raider ou MGS Ground Zeroes no máximo tranquilamente, Crysis 3 no high a 60fps e por aí vai.

 

Paguei ela, na época, uns R$ 1.070,00. Creio que a GTX 970 nem havia sido lançada. Já encontrei na faixa dos R$ 1.600,00 + ou - e a GTX 980 lá pelos R$ 2.400,00. Testei ela no Crysis 2, no Ultra segura nos 60 FPS, já nos Extreme, não passa dos 30 FPS (Jogo pesado, foi a conclusão que cheguei, ou estou errado?). Por quanto tempo ela conseguiria rodar os games em Full HD, tirando um ou outro que é certeza que não irá rodar no máximo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que ele fique mais leve conforme sairem as atualizações, o game parece ótimo, tanto que quase comprei para o Xbox One. Não sei se a R9 280x baixou, mas deve dar uns R$ 500,00 de diferença, talvez até mais.

 

 

Paguei ela, na época, uns R$ 1.070,00. Creio que a GTX 970 nem havia sido lançada. Já encontrei na faixa dos R$ 1.600,00 + ou - e a GTX 980 lá pelos R$ 2.400,00. Testei ela no Crysis 2, no Ultra segura nos 60 FPS, já nos Extreme, não passa dos 30 FPS (Jogo pesado, foi a conclusão que cheguei, ou estou errado?). Por quanto tempo ela conseguiria rodar os games em Full HD, tirando um ou outro que é certeza que não irá rodar no máximo?

 

O Dying Light está na versão 1.4.0, está rodando razoavelmente bem agora para um i7+280X mas é um jogo pesado para a CPU, o meu processador fica em 42.GHz pra rodar esse game.

http://steamcommunity.com/games/239140/announcements/detail/114050436329586315

 

Eu paguei um pouco mais caro na minha mas peguei no final de 2013, por esse preço acho que fez um bom negócio, nunca testei Crysis 2 nela mas geralmente essas configurações "extreme" vem com algum anti-aliasing ultra pesado e desnecessário.

 

Rodar em Full HD é o de menos, depende muito das configurações usadas mas essa placa vai rodar bem qualquer jogo em full HD por um bom tempo, a indústria de games ainda é comandada pelos consoles e comparando o chip gráfico da 280X com o do PS4 (que é da mesma arquitetura) a 280X tem o dobro de desempenho ou mais, basicamente qualquer game multiplataforma que rode a 1080p/30fps num PS4 a 280X vai rodar a 60fps numa configuração semelhante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, nem faz três meses que possuo essa placa e já está defasada. Se tivesse esperado mais um pouquinho, teria pego a 970, talvez.

 

 

Usei as configurações recomendadas pelo game, não alterei nada, se a memória não me falha, e não instalei nenhum patch, peguei no lançamento, fiz uns testes e está no "limbo" agora. Esse lance do Directx 12 poder fazer Multi-GPU com NVIDIA e AMD me interessou, mas tenho quase certeza que a NVIDIA, vai dar um jeito de "sabotar" essa opção.

também peguei a minha em dezembro Bruno mas junto com todo meu PC novo. Acho ela uma boa placa joguei farcry 4 no ulto e shadow of mordo e rodou muito bem. Até agora foi só o DY que fez meu PC pensar duas vezes,acho que e como nossos amigos falaram e uma  mal otimização do jogo.faça como o L disse e  reduza o distance of view do game e da pra jogar de boas.E zerei o DY ontem kkk. :D 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a demora pra responder, só vi agora...
 

Pode alternar a chave sem problema algum e talvez seja a solução. No meu caso, a chave alterna entre o modo quiet e modo uber. No quiet, a placa vai trabalhar para ter o minimo de ruido, no uber, ela vai trabalhar para ter o máximo de potência. No seu caso, em uma das chaves deve estar salvo uma bios com a ventoinha em até 100%. Alterne para a outra posição com a maquina desligada e teste para ver se solucionou o problema.

 

Cara, tentei isso também, e estranhamente com o botao ativado, ele acende e diminui o desempenho da placa, mas os FANS não!

 

Amigo conseguiu resolver seu problema?? se não, tente instalar o utilitário da Sapphire, chamado  Trixx OverClocking Utility, por ele é possivel fazer overclock e/ou monitorar os fans da placa, podendo deixar em 100%, ou configurar um aumento gradual de acordo com a temperatura, que foi o que fiz. Na minha placa, em idle, os fans nao passam de 33%, e a temperatura estabiliza em 33°, o que acho tranquilo, ja que meu gabinete é apertado... 

 

Fala Ronan, cara tentei o que você disse também, fiz download desse TriXX mas também de nada adiantou, mas valeu pela ajuda... Já estou com uns 5 programas de gerenciamente de over aqui e nada funciona nessa mardita... Essa placa deve estar com algum defeito nos pinos de ligação dos coolers...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei minha msi r9 280x 3gb oc pro rma da terabyte ja que ela estava criando mais artefatos que os incas e uns artefatos bem grandes também.E agr a terabyte ta falando que nao encotrou nenhum problema na vga sendo que so foi tirar ela do pc e colocar a hd 6770 que nunca mais deu 1 artefato.Alguem ja teve o mesmo problema em relação ao rma da 280x dando artefatos?uUzYluP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei minha msi r9 280x 3gb oc pro rma da terabyte ja que ela estava criando mais artefatos que os incas e uns artefatos bem grandes também.E agr a terabyte ta falando que nao encotrou nenhum problema na vga sendo que so foi tirar ela do pc e colocar a hd 6770 que nunca mais deu 1 artefato.Alguem ja teve o mesmo problema em relação ao rma da 280x dando artefatos?

Cara, de tanto ver gente reclamando de artefatos e mal funcionamento, fui numa GTX 970.

Tem uma galera aí reclamando de artefatos mas parece que foi corrigido com drivers recentes.

E essa fita de super nintendo do Mario não passou despercebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BielLelis tente fazer o seguinte: desinstale o driver atual. Apague os arquivos remanescentes do HD. Eles ficam no mesmo diretório onde você instalou a placa. Agora pegue a tua placa e mude de slot PCI Express se você tiver. Agora instale o novo driver. Artefatos gerados em jogos não são defeitos físicos (às vezes), mas problemas de compatibilidade de driver. Outra coisa que você deve fazer é diminuir o OC, mesmo que de fábrica. O problema do OC é que ele geralmente é feito em CNTP, algo que nem todos tem o luxo de possuir em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tinha feito tudo isso @andrighni so falto eu fazer macumba pra ver se parava os artefatos,ai mandei pro rma da terabyte e agr eles estão falando que nao deu nenhum problema =(

 

Recomendo tirar fotos ou fazer vídeos para comprovar os artefatos, de preferência em mais de um jogo para não deixar dúvidas. E não tem essa de reduzir clocks, quando compramos uma VGA com over de fábrica ele tem que funcionar perfeitamente nesse over, por isso (entre outros motivos) modelos custom são mais caros que os de referência.

 

As VGAs da MSI costumam ser muito boas, você provavelmente deu azar e pegou uma placa defeituosa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artefatos ou até mesmo telas com listras vermelhas, podem ser varios fatores. No meu caso, quando estava com a R9 280x da Asus, em uns 2 jogos ocorreu artefatos e erro de até fechar o jogo e o monitor ficar com tremendo e com pontilhados vermelhos. Quando vi, era uma configuração da taxa de atualização do monitor da samsung. Estava no "muito rápido", baixei para "rápido" e resolveu o problema. Parece impossível, já que é um tipico problema de hardware ou do driver da placa. Enfim, esses problemas você tem que testar todas as alternativas, primeiro começando com atualização da BIOS da mobo, que no meu caso também tive esse problema, não reconhecia.  Caso tenha descartado problemas na mobo, fonte que não está entregando a potência necessária, testar a placa em outro PC por pelo menos 1h. A R9 280x funcionando, é uma baita de uma placa mesmo sendo uma HD7970Ghz edition com OC. Roda todos os jogos atuais acima dos 60fp no ultra, alguns tem que usar FXAA mesmo, não tem jeito, MSAA é pesado até para jogos antigos com mais de 2 anos. Porém os jogos estão cada vez mais pedindo memória, acredito que os próximos jogos, tenham que se contentar em rodar no High, o que em alguns jogos não há diferença significativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BielLelis agora é partir para os testes com outra fonte. É possível que a tua fonte não esteja entregando a carga de forma correta. Artefatos em placas de vídeo defeituosas são incrivelmente raros. Recomendo testar a placa de vídeo em outra máquina. Se ainda assim tiver com problemas acione a justiça e peça seu dinheiro de volta, bem como a justa indenização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BielLelis agora é partir para os testes com outra fonte. É possível que a tua fonte não esteja entregando a carga de forma correta. Artefatos em placas de vídeo defeituosas são incrivelmente raros. Recomendo testar a placa de vídeo em outra máquina. Se ainda assim tiver com problemas acione a justiça e peça seu dinheiro de volta, bem como a justa indenização.

 

Na R9 280x isso é normal sim, varios casos de artefatos na tela, existem pela internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera me ajudem pelo amor de DEUS estou desesperado , eu comprei um PC na Pichau e ele veio redondo funcionando tudo conectado certinho , eu não sou muito expert em informática mas resolvi formatar ele com o windows 8.1 pois estava muito pesado e tal .

Enfim eu instalei os drivers que precisavam e instalei o driver da placa de video , mas depois fui descobrir que o PC não estava reconhecendo ela e então começou minha luta foi só formatar que ele parou de reconhecer eu tentei de tudo já ... 

 

modelo da minha placa mãe é este : GIGABYTE GA-78LMT-S2

 

Não sei o que fazer galera ... não reconhece a placa estou usando a saida VGA da placa mãe pois a HDMI da placa não funciona ....

 

desculpem qualquer coisa to desesperado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kelliton, bem-vindo ao Fórum.

 

Dá uma olhada nas configurações do BIOS se vídeo PCI-E está como primário.

 

Boa sorte.

Olá Pedro desculpe o desespero , então eu não manjo praticamente nada de PC eu sei como entrar na BIOS mas não sei achar essa opção... Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha estou querendo mandar essa semana pra PICHAU pra fazer garantia, mas ja vou filmar no celular e mandar pra ele verem, porque ela não esta apresentando problema direto, mas aparece, reparei que quanto mais o jogo usa de memória mais ela da esse problema, vou filmar jogando shadow of mordor pois la eu sei q é certo dar esse problema.

 

A minha é a R9 280x Toxic.

 

Outra coisa, nem me preocupo mais em acompanhar o mercado de placas de video, a minha peguei em julho de 2014 e paguei R$1.370,00 mas nisso tenho 01 ano de garantia com a loja. Estou jogando mais BF4 e nesse jogo estou jogando com o Mantle ativado e esta indo a 54fps, usando um FX6300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem já testou o novo driver da AMD 15.3 ????, aparentemente deu uma leve perca em alguns jogos ....grato desde já

 

Sabe dizer em que jogos especificamente? Eu testei e tive ganhos, principalmente no Dying Light, estou usando agora a versão modificada desse driver que permite usar o VSR na 280X, está funcionando muito bem tanto no desempenho como nas demais funções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe dizer em que jogos especificamente? Eu testei e tive ganhos, principalmente no Dying Light, estou usando agora a versão modificada desse driver que permite usar o VSR na 280X, está funcionando muito bem tanto no desempenho como nas demais funções.

Metro LL, e Dirt 2 foi os 2 que joguei e vi, ate fiz um benchmark pra ter uma noção mais real. mas não foi muita coisa, (3~5fps), sobre esse VSR, Poderia passar o link pra baixar esse driver, viq eu no site da AMD mostra que não da suporte para a 280x na resolução 1080p 60Hz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Metro LL, e Dirt 2 foi os 2 que joguei e vi, ate fiz um benchmark pra ter uma noção mais real. mas não foi muita coisa, (3~5fps), sobre esse VSR, poderia explicar como funciona ????

 

Metro LL só rodei após esse último driver portanto não tenho referência para comparação, Dirt 2 eu não tenho.

 

O VSR é o equivalente da AMD ao DSR da Nvidia, consiste em rodar o game numa resolução maior que a resolução nativa do monitor, reduzindo muito ou eliminando os serrilhados. Oficialmente só está disponível nas VGAs mais recentes como a 290 e 290X, mas é possível fazer o mesmo na 280/280X com uma versão modificada desse último driver beta que pode ser baixada aqui

 

Por hora acho que só funciona no Windows 8.1 64bit, o uso desse driver é desaconselhável para leigos ou pessoas com problemas cardíacos, quem resolver usá-lo deve fazer por sua conta e risco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Metro LL só rodei após esse último driver portanto não tenho referência para comparação, Dirt 2 eu não tenho.

O VSR é o equivalente da AMD ao DSR da Nvidia, consiste em rodar o game numa resolução maior que a resolução nativa do monitor, reduzindo muito ou eliminando os serrilhados. Oficialmente só está disponível nas VGAs mais recentes como a 290 e 290X, mas é possível fazer o mesmo na 280/280X com uma versão modificada desse último driver beta que pode ser baixada aqui.

Por hora acho que só funciona no Windows 8.1 64bit, o uso desse driver é desaconselhável para leigos ou pessoas com problemas cardíacos, quem resolver usá-lo deve fazer por sua conta e risco.

Agora eu fiquei curioso. Qual a diferença se é que existe de fazer isso usando esse driver ao invés de estar manualmente uma resolução maior no jogo? Por exemplo, meu PC é ligado em uma tv com resolução nativa de 720p. Mas eu já setei jogos como shadow of mordor e Final fantasy XIII para rodar em 1080. Não seria a mesma coisa?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu fiquei curioso. Qual a diferença se é que existe de fazer isso usando esse driver ao invés de estar manualmente uma resolução maior no jogo? Por exemplo, meu PC é ligado em uma tv com resolução nativa de 720p. Mas eu já setei jogos como shadow of mordor e Final fantasy XIII para rodar em 1080. Não seria a mesma coisa?

 

Não tem diferença até onde sei, porém se você consegue configurar o game normalmente para 1080p em determinada TV ou monitor, quer dizer que essa TV ou monitor suportam essa resolução, o VSR permite usar resoluções maiores do que as suportadas oficialmente pela TV, no meu caso tanto a TV como monitor vão até 1080p e com o VSR eu consigo rodar a 1440p, os serrilhados praticamente somem dispensando o uso de algum anti-aliasing mas pesa bastante no desempenho, eu uso principalmente em jogos mais antigos para dar uma renovada no visual.

 

Existe um programa para criar resoluções customizadas chamado CRU, ele permite fazer o downsampling independente do VSR do driver e produz exatamente o mesmo resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!