Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo circuito com resistor paralelo com bobina.


ricardospimentel

Posts recomendados

Vi o vídeo. O autor testou o referido amplificador com diversas freqüências em onda quadrada e ficou provado que eles realmente possuem qualidade em áudio.

Contudo esta qualidade é equiparada a um transistorizado. Na verdade um transistorizado tem muito mais condições de alcançar qualidade muito melhor.

No final ficou provado que amplificadores valvulados não fazem sentido visto que só se consegue alta qualidade em baixa potência, e ainda assim custam extremamente caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, me diga o melhor CI amp de audio que você conheça... Sem ser um operacional como esse ne5532, um ci de potencia... Como um tda.. Stk.... Etc..

Me diga o melhor que você conheça que tenha alta fidelidade... Vou montar e fazer umas comparações hehehhe

http://www.elektor.com/magazines/2010/october/the-5532-opamplifier-part-1.1529745.lynkx

:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não monto nenhum desses circuitos de amplificador de áudio com um só CI fazem uns 10 anos .... !!!!

Porque voce não experimenta esse aí com os NE5532 ????? ( kkkkkkkkkk ) ? estou brincando, sei que nada discreto que voce montar vai bater nesse brinquedinho do Self, pode inventar o que quiser.....

Eu comprei 50 NE5532 no Ebay por uns US$ 6, quando chegar acho que vou experimentar !

Eu sempre quis montar um com o TDA 7294, ele tem uma boa reputação entre os Audiófilos, e a Quasar Inglesa usa ele em seus receivers HI-FI. Acho que voce pode ter uma boa ideia com ele, use impedância de 8 ohms na saída e vai se surpreender.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha visto o LM1875.. Esse tda e 100W.. N quero um potente... Ate porque nem tenho uma fonte dessa.. E a montagem seria apenas para testes e por em dia alguns conhecimentos hehhee:D e por ser barato faço um sisteminha para o meu pc hehhe... Por ser pequeno e compacto.. Mas só se bater mesmo um transistorizado...

Mas vai ter q bater um muito melhor que esse meu de 40w kkk, projetei aquele de 250w.. Mas vou projetar um de que quero ver bater! :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, use a sua própria fonte que voce já tem ! Esse TDA 7294 pode ser alimentado a partir de +- 10 volts , se voce usar +- 20 volts, vai poder tirar uns 15 Watts de altíssima qualidade.

Paulo

PS : Nunca fale quer QUERO VER BATER .... aquele Amp com os NE5532 pode ser ampliado, por exemplo dobrando a quantidade de CIs, já tira 30 Watts sobre 4 ohms, e se ligar dois em ponte, 120 Watts RMS.... E sabe o que é pior ? Quanto mais CIs são usados, mais silencioso ainda é o amplificador, e menos distorçe !!!! E pelo preço desses CIs, olha.... acho que tá valendo a pena.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas ai nao vai dar pra ter precisão nos resultados... Pois ai não chegaria nem na metade da capacitade do ci.... O ideal seria testar dois circuitos equivalentes... E ver quem ganha no talo hehehe:D:D

E fazer um discreto de altissima fidelidade de 100W vai ficar carinho heheh-_- pois se eu fizer um de 20W a 4ohms de altissima fidelidade discreto pra comparar com o lm1875 também de 20W, vai sair muito mais caro e maior que o meu de 40w mesmo sendo mais fraco...(_(

Vou ver o que posso fazer... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal comparar também RENDIMENTO nessas suas montagens ?

Experimente montar um com o TA2020 ou TA2024 , e compare o rendimento dele com um classe AB , além de comparar a qualidade....

E se quiser levar isto mais em frente ainda, tente montar um discreto que bate o TA2020 com 13,5 volts DC de alimentação..... pode usar o dobro se quiser, +- 13,5 volts DC para alimentar o seu projeto discreto, voce vai ficar bem atualizado com esses monstrinhos novos, e vai te fazer pensar de novo hehehe !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é covardia pois estes são classe T.

Segundo o que eu andei lendo, são classe D com um processador DSP que correge qualquer imperfeição da onda.

Diz ainda que a a qualidade é de um classe AB dos bons e o rendimento é de um amplificador classe D.

Dizem que eles funcionam com freqüências que podem chegar a 1Mhz de chaveamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparae um ci classe AB com um discreto ab, pode ser q o ci perca por causa da corrente de repouso... Não sei como anda o consumo deles em repouso mas lembro dos meus tdas q so de ligar ja pegava fogo :D:D enquanto que esse meu de 40W fica frio, mesmo se tirar os dissipadores, ele fica frio... Só em potencia alta e que ele esquenta...

Mas a comparação sera mais por qualidade, então pode vir classe T, classe D etc.. :D:D:D

Só quero o ci top que vocês me indicam pra depois não ter choro se eles perderem kkkkk:D:D

então vai ser esse TDA2020 mesmo? Vou alimentar com +15 -15 os dois circuitos regulado ou +20 -20v apwnas filtrado (mas igual para os dois), com carga de 8ohms somente. Vou usar a mesmo fonte e mesmo carga para os dois para poder saber mesmo quem segura essa :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for o tda2020, querem que eu faço o circuito que esta no datasheet, mas que eu altere apwnas o ganho para ficar equivalente ao discreto.. Ou querem que eu faço alguma modificação para melhorar alguma coisa?

Obs. Não conheço esse ci, não sei se ele tem problema de alguma coisa e com algum componente externo fique melhor.. Afinal o propósito do teste e extamente esse, o circuito e o ci é do fabricante.. O meu circuito eu vou projetar do meu jeito, o desafio é o meu peojeto bater o do ci hwhheeh:D:D

Como o Albert me disse, o teste vai ser com sinais de formas basicas mas peincipalmente na quadrada, pois é a forma mais agressiva que tem hehehh:D:D

Vamos ver que empana primeiro na quadrada nos extremos da faixa audivel.. Hehehhe

E também sera testado a precisao que o cirxuito tem injetando sinais de alguns uV para sair coisa de uns 2 ou 1mV para ver a precisao e fidelidade do circuito dos dois..

então Paulo, vai ser esse tda2020 que vai encarar um discreto ou escolhe outro? Kkkkkkkk:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta bom, vejo sinal x ruido... E a distorçao... Cara esse lm ai, nem esse amp meu de 40W chega em 0,1% em plena potencia kkkk em mais ou menos 80% da potencia não passa nem de 0,05% no max do max kkkk

Distorção menor que 0,1% nem é perceptivel pelo ouvido... N é nem visualmente perceptivel... Com ouvidos não da pra doferenciar bem um de 0,1% com um de 0,01%.. Um aufiofilo ate pode sentir mas praticamente não tem defereça...

Mas quero ver os dois nos extremos heheheh:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse LM tem tecnologia 5 anos inferior ao TDA 7294, mas a principal diferença entre os dois projetos é a maneira como os transistores de saída são feitos no chip. Ele é claramente inferior, veja a relação sinal-ruído....

Tenho a impressão de que voce está tentando fugir do TDA 7294 ..... :D:D:D

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, wu iria fazer o tda2020 e não o lm... Mas n da pra comparar um tda de 100W... Pois no teste não vai dar pra chegar nos limites do ci! De corrente e de potencia dissipada...

ele trabalhando em 20% da potencia, nunca ira distorcer se não for ppr ruido, interferencias, ou imprecisão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo com o que voce está dizendo.... se voce alimentar ele com a tensão mais baixa, ainda assim vai poder levar ele aos limites de funcionamento para aquela tensão, e irá ter os mesmos problemas de distorção, ruidos e resposta a transientes que ele teria mesmo se fosse alimentado com tensão máxima e fosse exigido no mesmo percentual.

Esse TDA2020 está bem longe de ser chamado de alta fidelidade, aí também não vai ser uma comparação justa....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria como comparar um bc548 com 100mA de coletor com um tip41 que suporta 5A... Ambos com 100mA no teste, mas o tip vai trabalhar mais folgado, e o bc ja vai ter serios problemas como aquecimento, tensão entre as junçoes e falta de ganho.

Se o tda2020 esta longe, não tem outro nessa faixa de potencia de alta fidelidade? Não existe?

Se não tem ai vou concluir que um ci não pode bater um discreto na mesmo faixa de potencia kkkkkkkk:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Albert, esse primeiro link é um excelente projeto, deve ser mesmo muito bom.

Marcos, o fabricante faz um CI que pode ser alimentado por uma faixa enorme de tensões, voce escolhe o quanto de potência quer obter, e mesmo assim não serve para você ???????

Heheheh nem vem com essa de comparar um Bc com um Tip, eu te garanto que com uma baixa corrente o BC vai bater o TIP em qualquer medida que voce fizer !!!!! Se a corrent aumentar, é outra história.

Afinal quem vai montar é voce, escolhe o que voce quiser, já que voce não quer enfrentar ele kkkkkkkkk !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta bom.... Escolhe o tda7294? Ta bom então! Mas no datasheet diz a distorçao dele...

ELe mal consegue manter 60W rms em 8ohms sem chegar nos 0,5%THD...

Eai você quer que eu utilize ele na faixa dos 15, 20W onde a performance dele é boa??

Se eu faço um discrero com transistores que suportam 45V, posso alimentar ele com no max +-20V... O material chegaria nos limites.. Enquanto que você quer que eu trabalhe com o tda em apenas 50% do que ele suportaria...

e quando eu tiver testando os limites do discreto que seria +-20V de alimentação, como vou testar os limites desse tda se ele suporta 80V?

É uma comparação incompativel, a menos que eu faça um discreto também de 100W...

E agr? Como se resolve essa questao?

O datasheet diz claramente que a distorçao almentao quando chega perto dos limites do chip!

Não existe ci que bata um discreto que sejam equivalentes?

O fabricante faz um chip para tal potencia.. O montador que escolhe a potencia que sera utilizada. Como esse meu de 40W, que é alimentado com +-20V, que também pode ser alimentado com 10V se quiser...

Se for pra fazer um discreto de 100W para comparar com esse tda, vai sair um negocio caro...

Pois quero chegar nos limites dos dois.

Mas se quer tda7294, então vai ser ele!!:D:D:D

Só não vai ter choro depois!! Kkkkk:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué agora quem não está entendo sou eu !!!!!

O que voce quer é saber qual deles que dá mais potência com a mesma tensão ???? Pensei que voce queria comparar a qualidade de áudio !

O que tem de ser feito é circuitos que tenham A MESMA POTENCIA MAXIMA !

Se voce montar um com aquele CI TA xxxxx , vai ter muito mais potencia do que o classe AB na mesma tensão.....

Se voce montar um amplificador de 50 watts, quer dizer que quando ele fornecer 50 watts ele já vai estar distorcendo bem mais de 10%, senão voc montou um de potencia bem maior, tipo de 80 watts, e com 50w vai estar distorcendo bm pouco, certo ?

É a mesma coisa com o CI, claro que no limite ele também vai distorcer bem mais de 10%.

Pensei que voce está querendo comparar a qualidade geral, tipo sinal ruido, distorção, e resposta a transientes, e isto nunca se mede na potencia máxima.

Se voce montar um amplificador discreto que não consiga entregar mais de 50w mesmo com 10% de distorção, voce pode comparar com um amplificador a CI que também não consiga entregar mais de 50w mesmo com 10% , e só neste caso voce pode fazer comparações entre os dois, sempre com a mesma potencia de saída e com a mesma carga nos dois amplificadores.

Antes de se medir qualquer coisa, voce tem de ter certeza de que está tendo exatamente as mesmas condições.

E lembre-se : sem um instrumento real de medição de THD e de sinal/ruído, nem monte..... Isso de olhar forma de onda não diz nada ....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não diz nada?

eu sei que não da pra ter valores exatos mas, consegui medir o sinal/ruido no meu amp.. Não em valores exatos mas ficou maior que 70db...

o ampliando no osciloscopio no max da pra ver o ruído! Não precisa ter vvalores exaros mas só de ver quem é maior ja da pra saber quem é melhor!:D:D

E distorçao não da mesmo se for medir em grande amplitude... Mas com sinal de alguns microvolts e ampliando no max no osciloscopio ja deu pra ver uma distorção! Não da pra saber valores exatos mas deu pra ver claramente a distorção...

alem também de dar pra ver quem sai melhor em resposta! Quero ver se sai bem abaixo dos 20hz e acima dos 20khz.. E pelo menos em resposta esta bem limitado conforme o datasheet..:D:D

Pelo menos alguma coisa da pra fazer no osciloscopio e muito!:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja imprimi o layout para o tda7294!!! Vamos ver no que da!! Amanha compro placa e componentes!:D:D:D

O tda7294 é um bom ci... Vou aproveitar e usar ele no meu pc... Essas caixinhas que se compra por ai tem potencia mentirosa e não presta! :D:D:D

Vou fazer ele e alguns testes.. E ver como ele se sai... Agr pra projetar um transistorizado vai levar um tempinho... Pois ando meio sem tempo.. Alem de ser tudo mais complicado, fazer layout... Muito mais componentes... Alem de sair mais caro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!