Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Visitante

[Resolvido] Passando de amplificador para oscilador

Recommended Posts

Visitante

1) Aprende com vocês os calculos FR , mesmo sem quase ninguém querer postar,

2)Aprende com vocês a frequência de operação de um Oscilador de Colpitts onde o circuito LC é formado por um capacitor de 100 pF e uma bobina de 100 H.

no tópico anterior vocês estavam certo o aquela formula não era para ter a potencia 10^-6 e sim 10^6

ja sei calcular as reatâncias L e C em ohms algunha coisa que vocês possam acrecentar para

mim aprender mais ,eu gostaria aprender sobre o capacitor como agente sabe

a quantidade certa em farad ,estou falando do capacitor coletor e emissor

como medir sua resistencia ,seu calculo etc...:bandeira::-BEER tipo assim uma aula , estou meio confuso para mim o copo sempre esta meio cheio ,se o capacitor esta entre o coletor e emissor se tiver capacitores em paralelo a ele vai complicando tipo assim etc ...

sei la calculo de filtro de entrada fitro de saida essas coisas mediçoes das resistencias aposto que alguem vai entender o que quero dizer,alguns dizem que se este capacitor nao estiver no circuito ele nem oscila por que??

no caso ,na imagem ai tem dois!!!

a não ser que eu dê uma de doido e saia medindo o que for de componente!!

resistencia ,capacitor em serie bla bla bla!!, preciso de ajuda!!

m0008_01.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

tipo agora esse negocio de corrente esta em fase com a tensaõ tenho duvida

também ,o certo é 90 grau 0 grau -90 grau ou o que??:o

uma duvida também ,podemos fazer este oscilador com trasistores potentes logo de uma vez tipo MJ ,ou não ? sera que sua comutação ficaria lento? sei lá!

Impedância de entrada ?? calculo?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Mor,

Foi a mais simples que eu achei..... encontrei uma que tinha até matriz de admitância complexa, se eu postasse essa aqui iam me chamar de doido kkkk

Um abraço !

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a potência máxima que um simples oscilador deste pode atingir?

Olha isso: http://py2ohh.w2c.com.br/trx/canarinho/canarinho.htm

Chegaram alcançar potência de até 1,8 watts. Numa outra montagem passou dos 2 watts.

Eu queria experimentar alguns na mesma faixa de potência, na freqüência de FM porém sem cristais. É possível?

Segue uma dica para calcular freqüência de ressonância:

http://www.deephaven.co.uk/lc.html

Compartilhar este post

Link para o post
    Qual a potência máxima que um simples oscilador deste pode atingir?

Olha isso: http://py2ohh.w2c.com.br/trx/canarinho/canarinho.htm

Chegaram alcançar potência de até 1,8 watts. Numa outra montagem passou dos 2 watts.

Eu queria experimentar alguns na mesma faixa de potência, na freqüência de FM porém sem cristais. É possível?

Segue uma dica para calcular freqüência de ressonância:

http://www.deephaven.co.uk/lc.html

Nesse caso este transistor pode dissipar maior potência, permitindo passar maior corrente.

Outro detalhe é que este transistor possui limitação em frequência. No projeto ele usou em 7MHz. É quase certo que ele não possui ganho na faixa de FM com centena de MHz.

O uso de cristal é quase que imperativo. Nas frequências de FM os componentes capacitivos do circuito sintonizado são pequenos. Com pequena alteração de temperatura ambiente ou do transistor, a capacitância do transistor varia e a frequência de ressonância vai variar também. O próprio capacitor e o indutor de ressonância vão variar os seus parâmetros com a variação da temperatura. A variação da tensão de alimentação também altera estes parâmetros (do circuito ativo).

Fiz um pequeno transmissor na faixa de FM. Emitia bem pouca potência. A finalidade era de enviar o sinal do conector para headphone da TV para um radinho sintonizado em FM a alguns metros. Pois bem. Frequentemente tinha que corrigir a sintonia do radinho. Os capacitores de sintonia devem possuir coeficiente negativo de temperatura para compensar, em parte, esses efeitos negativos.

Finalmente!

O uso de maiores potências em faixas de radiodifusão comercial ou não estão sujeitas às leis. Tome cuidado com as possíveis interferências que possam ocorrer.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

Espera um pouco ! fiz um desenho no paint ,no caso seria assim que se demonstra a impendancia de entrada no transistor base- emissor ,como medir a impedancia não entendi muito bém naõ!!? o transistor tem que esta ligado ou desligado?mais primeiro, assim esta certo ou não?

dhh.jpg

alguem fala ai pois espanhol é peso rsrsrsr!!

não entendi quase nada!! ´

Minha nossa como é que entendo isso?devo primeiro polarizar o transistor como amplificador misto e despois medir a impendacia de entrada igual ao desenho que fiz?

pra que serve impedancia de entrada kkkkkkkkkkkk :D ajuda ai hoo?:eek::confused::wacko::crazy::chicote:

as palavras do video da pra entender mais fica difícil de visualizar mentalmente tipo entender!!tipo ,tipo ...:D

QUASE QUE ENTENDO... QUASEEEEEEEEEEEE!!!:muro::hehehe:

deixa ver se eu entendi +90 grau é a tensão e -90 grau é a corrente?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é assim fácil !!

A impedância de entrada de um transistor em regime de RF é um número complexo, não está puramente em ohms "resistivos" ....

Claro que o circuito tem de estar ligado, e em regime normal de trabalho.

Para se medir a impedância de entrada, tem de se medir qual é a corrente que atravessa o terminal de base do transistor. De posse da tensão de base-emissor e da corrente que circula pelo terminal de base, voce calcula a impedância.

Exatamente para evitar esse tipo de questionamento, utiliza-se modelos com os parâmetros de cada tipo de transistor.....

Tá pensando que é fácil ??????? São muitos anos de estudo dedicado para poder realmente entender como isso tudo funciona, não pense que voce vai aprender isso sem estudar muita matemática e física .... Afinal, só de faculdade são 5 anos.....

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

FALOU E DISSE!! então o que devo fazer? de uma maneira mais rapida

você poderia postar alguns dos seus desenhos me explicando pra eu ter uma mente clara,

deixa pra la vou ate salvar esta explicação !!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu amigo, seguem alguns links para voce entender melhor o "problema" em que voce está querendo se meter kkkkkkk !

Em Rf , é utilizado um tipo de parâmetros chamado de S, que é o mais real possível :

http://www.ricardocaetano.xpg.com.br/outros/teoria/parametros_s/parametros_s.html

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fcalypso.inesc-id.pt%2Fdocs%2Fdips.pdf&ei=koWKUvbsGYyDkQfwpIHwBg&usg=AFQjCNGf_C5VViRLGbNDs-LtzvG63SEQAA&bvm=bv.56643336,d.eW0

Já em baixa frequência, utiliza-se o chamado parametro S :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parâmetros_h

E para transistores do tipo FET, utiliza-se o parâmetro H :

http://www.cin.ufpe.br/~ags/eletr%F4nica/aula_06.pdf

Só de rever isso já fiquei com dor de cabeça .....

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    1
    Visitante

sei que não é fácil kkkk, mais e necessario estudar eletrônica, eu nunca pensei que iria gostar tanto de eletronica é fascinante ,Obrigado pela ajuda ,esses estudo extressa um pouco

,mais de passo em passo talvez eu consiga...-_-

é claro que todo mundo não ira revelar todo segredo ,mais que me diga ,chegando perto FR, impendancia,reatancia, fica mais fácil de fazer alguns ajustes e dar certo?? sim ou não? apenas com estes calculos simples que estou estudando?

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais