Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amperímetro com funcionamento estranho, por favor ajudem!


Adriano Goede

Posts recomendados

Galera é o seguinte, sei que não tem muito a ver com eletrônica, mais gostaria de fazer uma pergunta sobre um alicate amperímetro digital ICEL AD-9901 como o do link a seguir:

 

http://www.grandeeletro.com.br/ferramentas/instrumentos-de-medicao/amperimetro/alicate-amperimetro-digital-ad-9901-icel/

 

Pois bem, quando utilizo as pontas de prova para medir tensão funciona perfeitamente, mais quando tento utilizar o alicate para medir corrente o valor aparece normalmente no começo, mas ai vai diminuindo ate ficar em zero, depois disso tenho que desligar o aparelho, esperar por algums segundos, e ligar de novo para poder medir novamente, isso é normal? Outra pergunta, se eu tentar colocar o alicate em dois fios ao mesmo tempo (fase e neutro), isso pode danificar o aparelho, ou simplesmente não vai aparecer nada na tela? Mais uma pergunta, se eu tentar medir tensão com as pontas de prova e sem querer eu selecionar a medição de corrente, o aparelho pode sofrer danos?

 

Desde já agradeço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom agora pouco resolvi testar o aparelho no chuveiro aqui em casa, liguei o chuveiro no maximo e usei o alicate no fio fase, na tela apareceu entre algo entre 29,8 e 29,1, mais ou menos isso, e dessa vezo valor ficou na tela pelo tempo que eu deixei o alicate no fio, bom isso me leva a perguntar: Sera que não seria normal dar esses "bugs" quando se testa correntes muitos pequenas, como por exemplo uma tv de 14" que foi um dos aparelhos que eu testei?

Pergunta dois: Se eu cometi esse erro, é regra que o aparelho vai sofrer danos ou isso pode porventura acontecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu já fiz isso tudo que você disse aí e nunca consegui estragar um multímetro, nem aqueles ching-lings.

Apesar de no manual dizer exatamente o que o nosso prezado companheiro do éter aphawk nos trouxe ao post.

 

Esse tipo de amperímetro funciona medindo o campo eletromagnético da eletricidade passando pelo fio, caso você coloque em dois fios que tenha corrente, um campo eletromagnético anulará a leitura do outro no multímetro, más não causará danos ao mesmo, no máximo uma leitura errada.

já fiz muuuuuitas dessas experiências quando moleque. =p

 

Realmente algumas vezes, recebemos uma leitura e ela vai se desvanecendo, isso acontece geralmente por indução quando um fio está muito próximo de outros fios ou enrolados.

Também pode acontecer por interferência de altas tensões ou campos eletromagnéticos.

 

Teve somente uma vez que eu desmontei um alicate amperímetro desses e pelo pouco que prestei atenção as escalas são feitas por uma chave rotativa o que "isola" uma escala da outra.(no caso da escala de corrente)

 

Então eu imagino que quando escolhida a escala de corrente, as pontas de prova devam ser "isoladas" já que nessa escala elas não são necessárias.

 

Más por experiência própria te digo:

Já cometi muito esse erro de medir tensão e esquecer que a escala estava em corrente, pra ser franco, a última vez que cometi esse erro foi ontem.

Medindo corrente e tensão num motor de indução, trifásico 380v.

 

Esses multímetros não são muito precisos, suas escalas são muito grandes, então as vezes você terá alguma leitura meio doida, então entra a experiência para não te deixar doido com as leituras imprecisas e cálculos matemáticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela explicação, realmente os aparelhos que eu estava testando aqui em casa eram ventiladores e uma tv de 14" que utilizam menos de 1,0 amper, e isso realmente é muito pouco para para a escala de 200 amperes que é o mínimo no meu aparelho, já quando testei o chuveiro aqui em casa ele se comportou normalmente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é porque   ele capta   a travez da indução  se você   rodar   o  alicate  no momento da medição  ele    vai alterar  a medida  eu  avia descoberto  o ponto exato  onde o ferrite  capta melhor  se não me engano é  na parte inferior  e não nas pontas desta  forma  você ate consegue  medir o floxo bem  melhor   se eu não estiver enganado ele  so mede  corrente alternada pelo fato de ser indutivo " diferente  dos aparelhos  que  precisam  ligar em serie  o que obriga  um teste  com maior precisão "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um truque para medir correntes baixas com maior precisão é dar várias voltas em torno do alicate:

No exemplo do criador do tópico, que estava tentando medir uma corrente de menos de 1A, se pudesse, poderia passar o fio pelo alicate dando umas dez voltas. O Valor da corrente apresentado no visor ele dividiria pelo número de voltas que deu, e teria uma medição mais precisa.

 

Outra coisa são os alicates não que não são TRUE RMS medindo cargas não lineares, tais como fonte chaveadas retificadores, dimmers, TV, computadores etc. Vão mostrar um valor de corrente que pode chegar até a 40% menos do que o real.

É que estes foram projetados para mostrarem o valor correto com formas de correntes senoidais. Já com formas de ondas não senoidais, que é o comum para estas cargas que não são lineares, vão mostrar valores errados.

 

Para quem é proposicional, é preciso tomar cuidado com estes alicates. Pode estar medindo um valor, quando na verdade aquela corrente é de 40% a mais hehehe.

 

Um alicate amperímetro Fluke True rms está por uns R$ 600,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar minha opinião sobre dois detalhes.

A medição da corrente, com o amperímetro do tipo alicate, é baseada em um transformador de corrente. O pra mimário é o fio que desejamos medir a corrente.

O alicate é o núcleo de ferro e o secundário é interno. O enrolamento secundário possui uma carga tal, que a tensão obtida é proporcional à corrente do fio a ser medido.

Até aí muito bem, certo?

O detalhe é que a indutância do secundário é função do núcleo entre-ferro. Como para podermos medir a corrente é necessário abrir o entre-ferro, passar o fio e fechar o entre-ferro, pode ocorrer um detalhe importante.

Se ao fecharmos o entre-ferro, a sua junção não estiver muito bem casada (as duas áreas coincidindo e a distância tendendo a zero), será induzida uma menor tensão na carga do enrolamento secundário e a medição vai ser menor e errada.

Para se ter uma ideia, basta que a distância seja cerca de uma espessura de papel, para que a indutância do secundário seja alterada na prática. Inclusive esta é uma técnica que se usa (colocar um gap no entre-ferro com a espessura de 1/6 da espessura de uma folha de papel) em fontes do tipo push-pull, para que a corrente ao se ligar o aparelho não detone os transistores ou mosfets.

Voltando ao efeito no alicate amperímetro. Eu não sei se este detalhe foi pensado durante o projeto. O de considerar que apareça um inconveniente entre-ferro com o uso. Talvez, mesmo quando isso ocorrer, o erro de medição poderia ser pequeno.

É uma oportunidade de se verificar essa interferência na medição. Sem o gap. Com uma boa coincidência entre as duas seções e bem pressionadas uma contra a outra e com uma folha de papel como entre-ferro. Isso medindo a mesma corrente.

Outro detalhe é que estes medidores medem tensão AC retificada e filtrada. A tensão dc resultante é proporcional à tensão ac, desde que esta seja senoidal. Um aparelho medidor de corrente do tipo alicate, que meça a corrente rms é muito mais caro.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...