Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que não devemos usar estabilizadores de tensão


Posts recomendados

O Olhar Digital não sabe falar nada que preste exceto que o novo aifone é bom ou um aplicativo da hora que todo mundo usa é bom, só dá notícia atrasada ou patrocinada.

 

E nos comentários tome-lhe "téquinico" dizendo que estabilizadores ajudaram a estabilizar... mas parece que o pessoal aqui revida com presteza. Hehe!

 

Olha só, no Olhar digital estão dizendo que é bom ter estabilizador ...

(_(

http://olhardigital.uol.com.br/video/as-diferencas-entre-filtros-de-linha-estabilizadores-e-nobreaks/43963

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Pedro_Olejnik a equipe do Olhar Digital não é técnica e eles não tiveram assessoria adequada nessa questão. Se eles tivessem nos consultado, teríamos passado a bola para o @faller e a matéria deles teria ficado correta, o que não foi o caso. Infelizmente quando mídias não especializadas resolvem falar de algo muito técnico sem conhecimento, sempre saem informações incorretas. Isso me lembra uma revista semanal de interesse geral que falou recentemente que a internet completou 25 anos (informação aliás repetida exaustivamente pela grande mídia -- lembrando apenas que a internet existe desde o final da década de 1960, que que completou 25 anos foi a web), que o IPv6 foi lançado há dois anos e que o "Protocolo Internet" é o endereço da sua máquina na rede. Só para dar três exemplos rápidos.

 

Abraços,

Gabriel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, no Olhar digital estão dizendo que é bom ter estabilizador ...

(_(

http://olhardigital.uol.com.br/video/as-diferencas-entre-filtros-de-linha-estabilizadores-e-nobreaks/43963

 

É como eu já tinha dito em um dos posts anteriores, a mídia é a que mais faz cagada quando o assunto é tecnologia.

Sites totalmente sem credibilidade que nem ao menos buscam entender do assunto antes de falarem sobre.

Um usuário postou o link do vídeo feito pelo GT nos comentários que com certeza a equipe do Olhar Digital nem vai

se dar ao trabalho de responder, já que com certeza não terão o que dizer.

Retrocesso total essa matéria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Percebam nos contornos, no cenário, nos depoimentos, tais como do Claudio Monteiro, engenheiro de produto da TsShara a tendenciosidade do conteúdo do que foi dito..

Vocês imaginam um vídeo com todo esse background da Empresa TsShara, fabricante de filtros de linha, de estabilizadores e de no-breaks que falasse mal de qualquer um deles???

Seria tiro no pé, certo???

 

Então o que não foi dito???

 

Por exemplo:

- Que estabilizadores não tem o menor sentido de ser quando a maioria das fontes do mercado chega a operar em maior faixa de tensão do que esses próprios estabilizadores..

- Que os filtros de linha internamente dispostos tanto nos estabilizadores quanto nos no-breaks, na maioria absoluta das vezes sequer se aproximam, em qualidade e desempenho dos bons filtros de linha do mercado..

- Que os estabilizadores sim escolhem dentre uma série de diferentes tensões a melhorzinha para alimentar seus equipamentos mas que para escolher entre uma e outra tem de forçosamente desligar de uma para religar na outra e isso bagunça a vida dos equipamentos principalmente das fontes. Você, de sã consciência, ficaria na frente de seu PC desalimentando e realimentando o mesmo e de modo inútil, desnecessário???  Pois o estabilizador faz exatamente isso...

- Não foi dito que no-breaks baratos chegam a ser piores que um PC direto na tomada, do ponto de vista da qualidade da energia administrada aos seus equipamentos..

 

E assim poderia discorrer sobre inúmeros "esquecimentos" do vídeo apresentado..

 

E uma última dica..

Um pé atrás quando o depoimento vem de vendedor ou representado do mesmo.. Já viram açougueiro fazendo campanha pró alimentação vegetariana???

 

Não tem de ter mais de dois neurônios para esse tipo de dedução... Pé atrás e análise altamente crítica em discussão de assuntos técnicos quando envolve interesses comerciais...

 

Típica matéria paga...

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@faller não sei se é matéria paga (porque matéria paga assume-se que o jornalista foi subornado, e não acredito que seja o caso). O que eu acredito é que a sugestão de pauta deve ter vindo do fabricante para rebater o nosso vídeo e o que você discute aqui no fórum "desde sempre", e aí foram para outra mídia de maior alcance e maior produção que toparia fazer a matéria pois, como já dissemos aqui, o pessoal de lá não é técnico. Pode ter sido mera coincidência eles terem soltado essa matéria por agora? Pode. Mas a gente que é macaco velho sabe como as coisas funcionam nos bastidores.

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o conteúdo do site Olhar Digital fraco. 

Me lembro uma vez que vi uma matéria (não lembro qual a mídia) em que foram abortar sobre proteção dos equipamentos e chamaram um Mestre em Ciências da Computação, não sei quem é pior: quem o chamou para falar sobre um assunto que não tinha especialidade ou quem aceitou falar sobre um assunto que não tinha segurança do que estava falando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o conteúdo do site Olhar Digital fraco. 

 

Vemos a credibilidade da matéria e do site quando fazemos um comentário crítico quanto ao conteúdo divulgado e ao invés de

se retratarem ou explicarem os porques do que foi afirmado, eles simplesmente apagam seu comentário.

Isso mostra o quão entendidos eles são do assunto e o quanto são comprometidos com a veracidade daquilo que publicam.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gostei da explicação, sabia que eram ruins mas não tanto...

Gostaria de saber se isso acontece com nobreaks baratos? 

Com certeza, eles não passam de estabilizadores com bateria ou até pior porque quando ocorre uma queda de energia ele leva um tempo para ligar a bateria, no caso do Nobreaks online isso não ocorre pois eles trabalham com dupla conversão, isso quer dizer que quando na falta de luz a bateria já está em operação. O grande problema dos Nobreaks online de dupla conversão são relativamento caros e só devem ser usados em casos específicos onde não precisa de maneira nenhuma de interrupção elétrica, por exemplo: equipamentos de hospital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

CARA,     você acabou de mudar a minha vida uehuehueuheuhe

um dia minha mae comprou um estabilizador da marca datasound, bem baratinho

pensei que era um dispositivo com mais tomadas, assim me ajudou na utilização dos meus periféricos

só que depois de um tempo , meu PC começou a ter perda de velocidade, e principalmente : ELE COMEÇOU A TRAVAR/CONGELAR A TELA.

e o único jeito era reiniciar no botão. não percebi que era por causa do esabilizador.

passei muita raiva por causa disso, até que eu comprei meu note.

mas agora que eu sei que é por causa dessa ***** de estabilizador, eu tenho que realmente agradecer por isso.

obrigado pela informaçao.    valeu mesmo, nunca mais vou usar esse lixo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pessoal, lembrando que postei dois vídeos que são "continuação" desse:

 

Tudo o que você precisa saber sobre filtros de linha:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-filtros-de-linha/2995

 

Tudo o que você precisa saber sobre nobreaks:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-nobreaks/3038

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@Tiago Oliveira_297798 falando nisso, eu notei em várias empresas essa cultura de usar estabilizador mas por outro lado vi outras empresas já não usam. Como é o caso de empresas de aluguel de impressoras, multifuncionais e copiadoras, elas usam autotransformadores, visto que esses equipamentos só ligam em 110V.

E para provar o que estou falando, mostro-lhes:

20141127_105829_zps8aee50e6.jpg20141127_105844_zpsb601a5a4.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Tiago Oliveira_297798 tomara que não. A ideia desse nosso videotutorial é justamente educar o pessoal...


@ As imagens estão quebradas, por isso sempre peço que suba imagens para o próprio fórum; usando "Mais Opções" abre a caixa de upload de imagens. Ainda mais que você é VIP e não tem limite de imagens! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal!

Fui recomendado hoje pelo canal da ChipArt a ver o vídeo para tirar as minhas dúvidas sobre os estabilizadores, mas ainda me restou uma.

Eu tenho uma fonte da Corsair RM750 com o selo 80Plus Gold e queria perguntar a vocês no caso de falta de energia... Tirei essa semana o meu PC do estabilizador para deixar ligado somente na tomada como indicado no, mas no caso dito anteriormente de falta de luz, há algum perigo de queimar a fonte ou qualquer outro componente? Eu tenho esse receio porque no meu bairro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, praticamente qualquer chuva ou vento mais forte falta luz e eu sempre acabo por desligar meu PC antes para não correr esse risco. Queria saber se ligando diretamente na tomada eu posso usar o PC nesses dias de chuva/vento até eventualmente cair a energia ou é melhor fazer como faço agora e desligar o PC quando começa a "ventania" para evitar qualquer dano.

 

Grato pela ajuda e parabéns Gabriel Torres pelo ótimo vídeo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal!

Fui recomendado hoje pelo canal da ChipArt a ver o vídeo para tirar as minhas dúvidas sobre os estabilizadores, mas ainda me restou uma.

Eu tenho uma fonte da Corsair RM750 com o selo 80Plus Gold e queria perguntar a vocês no caso de falta de energia... Tirei essa semana o meu PC do estabilizador para deixar ligado somente na tomada como indicado no, mas no caso dito anteriormente de falta de luz, há algum perigo de queimar a fonte ou qualquer outro componente? Eu tenho esse receio porque no meu bairro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, praticamente qualquer chuva ou vento mais forte falta luz e eu sempre acabo por desligar meu PC antes para não correr esse risco. Queria saber se ligando diretamente na tomada eu posso usar o PC nesses dias de chuva/vento até eventualmente cair a energia ou é melhor fazer como faço agora e desligar o PC quando começa a "ventania" para evitar qualquer dano.

 

Grato pela ajuda e parabéns Gabriel Torres pelo ótimo vídeo!

 

Um bom filtro de linha vai te proteger disso, até um certo limite.

 

Tem vários tópicos explicando suas dúvidas aqui neste setor:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forum/153-fontes-e-energia/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Kapp

 

Se houver variação de energia muito alta, tanto acima quanto abaixo do normal, há riscos de danificar qualquer aparelho eletrônico, independente de ser computador, televisão, etc. Geralmente as fontes vêem com um filtro de linha e um circuito protetor contra surtos de tensão e é recomendável adicionar mais proteção, como um protetor contra raios ligado entre fase-neutro e fase-fase, além de régua de tomadas com protetor contra surto e o aterramento. Nesse ponto, eu sou um pouco radical, quando eu estou com vontade de usar o computador, enquanto não acaba a energia da cidade, não explode o transformador do poste ou não explode o meu computador, eu continuo usando, caia chuva, raio, meteoro. Recomendo você desligar o computador quando há muita queda de energia. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Paulo Kapp

 

Obrigado por sua mensagem. Se você mora em uma região onde caem muitos raios, é recomendável sim tirar da tomada. Isso o mestre @faller explicou bem detalhadamente no tópico de comentários do vídeo que é continuação desse, sobre "filtros" de linha, que inclusive recomendo que você assista. Na realidade são dois vídeos que devem ser assistidos depois desse:

 

Filtros de linha: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-filtros-de-linha/2995

 

Nobreaks: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Video-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-nobreaks/3038

 

A mensagem do faller sobre remover da tomada está no seguinte tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1081917-v%C3%ADdeo-tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-%C2%93filtros-de-linha%C2%94/page-2#entry6042227

 

A resposta está no post #25

 

Obrigado ter vindo aqui e manda um abraço para o André da ChipArt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Fui recomendado hoje pelo canal da ChipArt a ver o vídeo para tirar as minhas dúvidas sobre os estabilizadores, mas ainda me restou uma.

Eu tenho uma fonte da Corsair RM750 com o selo 80Plus Gold e queria perguntar a vocês no caso de falta de energia... Tirei essa semana o meu PC do estabilizador para deixar ligado somente na tomada como indicado no, mas no caso dito anteriormente de falta de luz, há algum perigo de queimar a fonte ou qualquer outro componente? Eu tenho esse receio porque no meu bairro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, praticamente qualquer chuva ou vento mais forte falta luz e eu sempre acabo por desligar meu PC antes para não correr esse risco. Queria saber se ligando diretamente na tomada eu posso usar o PC nesses dias de chuva/vento até eventualmente cair a energia ou é melhor fazer como faço agora e desligar o PC quando começa a "ventania" para evitar qualquer dano.

 

Grato pela ajuda e parabéns Gabriel Torres pelo ótimo vídeo!

Resumindo:

Se queres uma proteção efetiva contra raios, tire-o da tomada mas tire também o cabo de telefone, da antena da TV e todo e qualquer cabo que vier de fora de sua casa. Não é possível prever como um raio chegará em sua rede e nem sua intensidade isso depende somente da natureza e, muitas vezes, da sorte.

 

Contra falta de energia, estabilizador nenhum do mundo resolverá o problema aí só vai com nobreak. O problema de variação de energia, posso dizer com quase 100% de certeza que o estabilizador é muito mais sensível a essa variação e sua fonte que aguenta uma variação de 90 a 264 V. Com uma fonte dessas, eu não teria coragem de colocar num estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago Oliveira_297798 falando nisso, eu notei em várias empresas essa cultura de usar estabilizador mas por outro lado vi outras empresas já não usam. Como é o caso de empresas de aluguel de impressoras, multifuncionais e copiadoras, elas usam autotransformadores, visto que esses equipamentos só ligam em 110V.

E para provar o que estou falando, mostro-lhes:

20141127_105829_zps8aee50e6.jpg20141127_105844_zpsb601a5a4.jpg

Apenas ressaltando que em impressoras/Copiadoras Laser, principalmente as de grande porte, o uso de Estabilizadores de Tensão não é recomendado não por causa de danos causados a fonte, mas sim

por problemas na hora da impressão como atolamento de papel, tanto na unidade de imagem quanto na unidade de fusão, derramento de toner etc, ambos causados pela oscilação de tensão e do tempo que o equipamento fica sem alimentação devido a troca de relês do estabilizador.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!