Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini nobreak (UPS) de 12v para roteador


Posts recomendados

Olá. Comprei um nobreak e coloquei no meu equipamento de informática. Porém, o roteador não está na mesma sala, então quando falta luz, não tem LAN nem Internet.

Como é só o roteador, achei que haveria no mercado um nobreak com saída de 12v, mas não achei nenhum. Pensei então em fazer um com uma bateria dessas de cerca elétrica de 12v que tem uma saída suficientemente forte para o roteador. A fonte não é o problema, a questão é como fazer a ligação, afinal a carga tem que ser acima entre 13v e 14v, e a saída apenas 12v.

Achei um projeto http://labdegaragem.com/forum/topics...dor-e-rgb-leds mas achei muito complexo e superdimensionado. A fonte do meu rodeador é de 500mA...

Existe alguma forma simples de fazer isso ou algo pronto no mercado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo acho que  o circuito  da pra  fazer! com algumas melhorias é claro .

tem um  tópico  recente que  ajudei  o qual  se não me engano era pra essa finalidade "mine nobreak"   veja que no post n-15  do requerente  Diego Narducci Arioza  ele  posta um circuito  muito fácil de montar e parecido  com  o que você quer acredito que  terá apenas   adicionar um transformador  para melhorar  ok por questão de segurança  ok portanto  esse circuito acredito que se encaixa  pense

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1082076-duvida-em-um-circuito-simples/#entry5931171

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, circuit. Mas acho que a finalidade do circuito é outra. Também fiquei um pouco receoso de montar toda uma placa que vai ficar dia e noite ligado no meu quarto...

 

Eu encontrei uma bateria de 12v na minha caixa de sucatas. Era de um módulo da GVT de quando eu tinha telefone via antena. O cara colocou o cabo e disse para jogar no lixo. Desconfiei que tinha uma bateria ali e resolvi guardar. A bateria é Haze Power HMA 12-3.3, acredito que dê conta do roteador, se ainda estiver funcionando.

 

Achei um carregador de bateria no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572885766-placa-para-carregador-de-baterias-inteligente-138v-1a-_JM

 

Dessa forma, eu pularia a parte perigosa e só puxaria uma saída estabilizada em 12v... O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que você precisa manter a saída estabilizada em 12V.

Os reguladores de tensão de 12V, precisam de no mínimo 3V acima da da tensão de saída, 15V na entrada. Isso a bateria nunca alcançaria hehehe.

 

A solução é usar um conversor Step-Up (Boost). para elevar a faixa tensão de 10 a 13.8V que a bateria fornece, para uns 15 a 20V.

Dica:

Este é elevador:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572851523-modulo-regulador-de-tenso-lm2577-booster-step-up-dc-dc-_JM

 

Daí pode usar seu regulador LM7812 para alimentar o seu equipamento. O problema é que reguladores lineares como o LM7812 esquentam pra caramba. Então vai outra dica rsrs:

Este é abaixador:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-581051982-conversor-ou-step-down-dc-dc-de-4v-40v-para-15v-35v-max-3a-_JM

 

Ajusta ele para exatos 12V e alimenta seu equipamento.

 

 

Como devo recarregar a bateria?

Uma simples fonte de notebook, destas de 19V alimentando o módulo abaixador que deverá ser regulado ajustado para 13,8V.

Para limitar a corrente de recarga da bateria que deve ser de uns 20% de sua capacidade em AH, colocar em série com a saída do conversor abaixador, dois resistores de 1r por 3 Watts em paralelo. 

Depois alimenta diretamente na bateria.

 

Isso vai ser suficiente para manter a bateria carregada e ao mesmo tempo alimentar as cargas.

 

Quando falta energia, a fonte de notebook deixará de fornecer tensão. Não alimentará as cargas e nem carregará as baterias. A bateria entrará em ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem. Na realidade eu precisaria ligar em paralelo com a bateria e a fonte, um regulador de tensão para obter a saída  de 12v para o roteador. Ou seja, ligando uma fonte ou carregador ajustado em 13,8 (nesse caso, melhor o carregador mesmo que reduz a tensão de saída conforme a bateria completa a carga), em paralelo com a bateria e o regulador de tensão que baixa ou eleva a tensão para manter a saída de 12v. Suponho que o carregador tenha que ter o dobro da capacidade para aguentar a carga da bateria e a alimentação do regulador de tensão que estará alimentando o roteador.

 

E onde entra o step up?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todo regulador tem de ser alimentado com mais carga que ele regula. Um 7812 deve ser alimentado com 15 a 20 volts para dar 12V plenos na saída. daí o stepup entendeu?

 

Dica, outra dica. E se você deixar um carregador carregando essa bateria eternamente, com flutuador, e o roteador ligado, também, na bateria?

 

procure por isso

http://www.scribd.com/doc/4737504/Electronics-Power-Supply-And-Battery-Charger-Circuit-Encyclopedia

 

eu uso o da página 3, sem problemas. Quando precisar carga, vai carregar (LED vermelho) e idle verde.

 

Acho pouco provavel que teu circuito exija exatos 12V. Mesmo um circuito complexo tem sua oscilação. eu diria uns 5% a mais, inclusive. Mesmo um trafo, a não ser fonte chaveada) oferece 3 a 10% de oscilação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem. Na realidade eu precisaria ligar em paralelo com a bateria e a fonte, um regulador de tensão para obter a saída  de 12v para o roteador. Ou seja, ligando uma fonte ou carregador ajustado em 13,8 (nesse caso, melhor o carregador mesmo que reduz a tensão de saída conforme a bateria completa a carga), em paralelo com a bateria e o regulador de tensão que baixa ou eleva a tensão para manter a saída de 12v. Suponho que o carregador tenha que ter o dobro da capacidade para aguentar a carga da bateria e a alimentação do regulador de tensão que estará alimentando o roteador.

 

E onde entra o step up?

Os reguladores mais fáceis de se fazer e encontrar não fazem as duas coisas:

Aumentar e diminuir a tensão.

 

Por exemplo: 

O LM7812 só faz abaixar a tensão.

Ele tem capacidade para 1A e 15W de potência.

Por outro lado ele só vai conseguir fixar a saída em 12V se a tensão de entrada dele não ficar abaixo de 15V. Este é o problema. 

 

Por isso você tem que ter um conversor fonte chaveada para elevar esta tensão para uns 15 a 20V:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572851523-modulo-regulador-de-tenso-lm2577-booster-step-up-dc-dc-_JM

 

Eu lhe deu uma solução completa, sobre medida, inclusive com um carregador flutuante que suporta tando a corrente das cargas, como carrega a bateria. Ao mesmo tempo. Eu calculei aqui rsrsrs. Trata-se da fonte de notebook de 19V e do conversor abaixador de tensão e dos dois resistores de 1R por 3 watts em paralelo.

 

Mas você pode adotar qualquer outro tipo de carregador para o sistema, desde que consiga segurar as cargas rsrsrs.

Encontrei um regulador com dupla função:

Abaixar e elevar.

Mas perceba que não é bem uma dupla função. Na verdade são dois reguladores separados na mesma placa:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahn, agora entendi, acho...

 

AC 127V ----[Carregador] DC 0 - 13,8V ----+---- [bateria] (na falta de corrente, a bateria devolve carga)

                                                                    |

                                                                    +---- DC 10 - 13,8V --- [step up] DC 12 - 15,8V --- [regulador] --- DC 12V

 

Aquele regulador combinado mataria a cobra, mas parece que é novidade, pelo menos não vi por aí. Mas se esse esquema funcionar, já está ótimo, porque evita de eu ter que produzir uma placa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regulador buck-boost existe faz muito muito tempo...  se você ficar indo atrás dessas plaquinhas, vai ser difícil montar algo que seja realmente bom, mas essas placas são muito baratas, não tem como montar algo melhor sendo mais barato do que isso.

É verdade. Mas aqui em Porto Alegre é difícil escapar. Eu vou no Centro amanhã ver se consigo uns módulos bons. Mas um parceiro meu arrumou o meu amplificador que pifou em seguida porque ele usou transístores falsificados - e ele é cuidadoso. Então construir uma placa em casa seria uma tarefa hercúlea! Vou tentar montar isso aí e posto o resultado aqui.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara.. não pensou em comprar da net? por vezes tem

 

eu me encrenquei deveras com compras, e as únicas que recomendaria, são a severo roth, inclusive via internet, e solda fria e proesi

semana passada recebi dois BF495 falsificados da proesi  :(

 

Pelo que andei lendo, 100% seguro contra transistor falsificado só loja grande como Farnell e Mouser, só que ai o preço ó....  :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O que estais procurando existe e se chama Fonte No-Break. Existem de 12VCC a 48VCC e são utilizadas para sistemas de alarmes contra incêndio 24VCC, monitoramento CFTV e POE.

 

Eu costumava produzir dessas fontes com um TL431 para auxiliar no corte da bateria além de um simples carregador flutuante. Acontece que às vezes não tinha tempo de montar tudo, preparar o gabinete e tal. Foi aí que numa pesquisa achei a tal da fonte prontinha e com preço até bacana.

 

Não é desse que costumo utilizar, mas, para o devido fim, acredito que lhe sirva:
"http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-589434739-fonte-nobreak-volt-12v2a-pronta-entrega--_JM"

 

A única observação nesse modelo é que não sei se ele faz o corte da bateria quando a tensão dela cair abaixo dos 10,5VCC, o que protege e aumenta a vida útil dela.

 

Se entrar em contato com a fabricante Volt, talvez eles ainda lhe indiquem um local onde possas adquirir o modelo que vai diretamente acima de uma bateria de 7A, mais prática ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente essa é a solução pronta. Mas como eu já tenho a fonte, acho que é a parte mais cara, vou manter o plano de montar com os módulos reguladores de tensão. Eu estou só esperando virar o mês porque este a verba já acabou! Eu esperava encontrar aqui em Porto Alegre em loja física, mas não achei e os vendedores não souberam me indicar módulos similares, então vou ter que encomendar mesmo, o que já sai mais caro.

 

Eu desmontei uma parafusadeira velha da FLC que eu tinha guardado, ela usa uma "bateria". Na realidade são três pilhas recarregáveis de 2V e o esquema é bem primário. É uma fonte de 6V, um motor de 3,6V, alguns resistores e um led (até um led tem…). Nós aqui cheio de cuidados para manter as tensões e correntes nos parâmetros, preservar bateria e componentes, e os fabricantes fazem uma gambiarra enlatada… no mínimo irônico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!