Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de lags em jogos em somente em determinado horário.

Diego Andrade_717357

Posts recomendados

Olá galera.

Sem querer desmerecer a todos os formados em redes, mais acredito que a pergunta que farei aqui agora, acredito que será uma das mais complicadas já postadas aqui, até mesmo um profissional graduado em redes, não conseguiu resolver o meu problema, vamos la.

Configurações do pc:

AMD Athlon x2 2.8 Gz

4 GB Ram

Nvidia 6150 geforce

Sound realtek hd

Lan card: Realtek rtl8139

Internet: Vivo Speedy 4000 kbps - Download: 400 kbps - Upload 140 kbps

Provedor: Linkbr

Modem model: Dlink DSL - 2500E

Não utiliza roteador.

A pergunta é a seguinte:

Utilizo bastante o pc para jogos, como counter-strike 1.6. Todos os dias a partir do começo deste ano, ele começou a apresentar diariamente um lag que sempre ocorre exatamente no horário das 18:00 de duração até aproximadamente 01:00 ou 02:00. Todos os tipos de ferramentas de conexão disponível do jogo dispara a favor do lag.

Explicação de como é esse lag.

Especificamente no ping, no jogo há um medidor de ping real, que mostra o tempo real de oscilamento, ele fica em valores altos como 70/80/90/100/110 de uma forma muito rápida, ou seja de 70 ja pula pra 90, 80, 70,100, 110... Atrapalhando a performance.

Precauções já realizadas, porém sem efeitos:

As seguintes precauções como verificar a conexão, se realmente está chegando 4 megas, fazer configurações do windows sobre a rede (tais como aqueles tutoriais bobos ensinando a liberar mais velocidade). Também tentei mexer nas configurações globais do modem, ja verifiquei todos os comandos de conexões do próprio jogo. Verifiquei quaisquer tipo de programa que pode estar consumindo internet na hora do game ou fora.

Detalhes não citados acima:

Atualmente a taxa de transferência de downloads em servidores como os da microsoft (que liberam o máximo de sua velocidade para download) estão com uma variação extrema, do tipo: vez está em 440 kbps/s, na proxima variação, cai para 360 kbps/s, próxima variação 400 e assim por diante, as variações levam menos de 1 segundo.

Segue abaixo prints.

Não querendo desfazer de qualquer profissional, mais acho que esse problema é impossível até para mestrados ou doutorados no assunto, ja tentei de tudo, tenho um conhecimento intermediário na informática e tenho contatos com uma equipe de ti onde trabalho, porém não obtive resultados, agradeceria muito se alguém conseguisse resolver, ao mesmo tempo que me ajuda, o auto-reconhecimento de resolver um problema desse calibre iria melhorar muito sua moral e auto-confiança.

post-737071-0-85551500-1410576016_thumb.

post-737071-0-79294800-1410576026_thumb.

post-737071-0-51578700-1410576111_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Diego, ia esquecendo, antes do mais seja bem vindo a este fórum.

Apesar de não saber quase nada de redes, ponho duas possíves hipóteses para esses "lags". Nenhuma tem a ver com o seu equipamento a nível da hardware ou software.

1ª-) Muitos jogadores ligados ao mesmo servidor nesse horário. Comparativamente falando, o fluxo de água é sempre o mesmo, mas quantas maia torneiras estiverem ligadas à mesma mangueira, menos água para cada uma delas.

Se houver mais servidores, sugeria que tentasse mudar para outro ou outros durante esse horário, nem que não fosse para testar esta possibilidade.

e/ou

2ª-) "Traffic shaping" ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping http://en.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping ) do seu ISP durante esse horário. Eu até aceito isso por parte de ISPs durante "horas nobres" ou "horas de ponta"; mas acho um abuso se fizerem o mesmo nas chamadas "horas mortas".

Cumprimentos.

Link para o comentário

Desculpa não entendi muito bem o problema , o problema é que o ping/taxa de transferência variam muito?

Veja se conectado diretamente no modem isso ainda ocorre , se ainda ocorrer , não tem o que fazer , talvez contratar usar um VPN dedicado para jogos.

Mesmo variando, o ping e a taxa de transferência estão normal.

Link para o comentário

Perfeita a resposta do Anthmann, creio que os profissionais os quais você buscou ajuda, não se interessados por seu problema. Quando comecei a ler a pergunta, pensei, Somente haverá resposta pra ela se o Gabriel Torres a ver, porém depois de ler, cheguei a conclusão de que os profissionais que você citou, não São tão bons assim, pois ao analisar um problema deste tipo, deve-se analisar o seu lado, e o lado do servidor, você poderia facilmente identificar o problema usando o comando Tracert, medindo a velocidade da sua conexão, roteador a roteador, até chegar no seu destino, assim verificando onde está a lentidão, a qual com certeza está la no servidor que você joga.

Link para o comentário

Para esclarecer algumas respostas:

Referente ao servidor, todos os servidores tem essa variação de ping, mesmo que na lista de servidores acuse um ping baixo, quando conectado, ele persiste o defeito de variar.

Referente à metáfora da mangueira d'agua, eu acredito que não, veja só, de uma forma literal, ja tive contato com aproximadamente 1000 pessoas, e das mesmas, NENHUMA tiveram ou estão tendo este problema.

Referente a taxa de transferência / ping. Vamos esquecer a taxa de transferência e se focar no ping, o problema na verdade é só o ping que está muito alto e oscilando ao extremo em processos de jogos.

Todas as outras respostas eu vou tentar colocar em prática e verificar se resolve este problema, desde já agradeço.

PS: Obrigado pelos cumprimentos.

Link para o comentário

Manda um tracert para o IP do servidor e tenta descobrir aonde tem variação alta de ping.

Só assim para descobrir em que ponto o ping está variando muito, qualquer coisa fora do AS do seu provedor você não tem controle.

Se quiser posta ele aqui que a gente interpreta pra você.

Link para o comentário

Segue o rastreamento Ash Cation

C:\Users\Lee>tracert 189.1.172.15

Rastreando a rota para 189.1.172.15 com no máximo 30 saltos

1     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.

2    60 ms    63 ms    62 ms  201-0-91-137.dsl.telesp.net.br [201.0.91.137]

3    64 ms    65 ms    60 ms  200-100-3-217.dsl.telesp.net.br [200.100.3.217]

4    66 ms    82 ms    75 ms  187-100-53-222.dsl.telesp.net.br [187.100.53.222

]

5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.

6    88 ms    77 ms    74 ms  177.153.32.34

7    33 ms    33 ms    33 ms  186.202.44.85

8    87 ms    85 ms    79 ms  200.160.195.213

9    32 ms    33 ms    33 ms  200.160.197.138

10    87 ms    81 ms    80 ms  200.160.199.202

11    69 ms    73 ms    79 ms  189.1.172.15

Rastreamento concluído.

Link para o comentário

Variação de ping desse tracert em questão está normal , maior variação que teve foi de 15ms , o ping em sí está muito bom , 80ms pra ping bidirecional está ótimo , 11 hops é bem pouco também.

Aparentemente a rota que segue é Vivo->Locaweb->Durand Brazil->MaxiHost.

Se nos próximos tracert você observar uma variação ou aumento muito grande em algum hop , é aonde o problema está.  

Link para o comentário

Variação de ping desse tracert em questão está normal , maior variação que teve foi de 15ms , o ping em sí está muito bom , 80ms pra ping bidirecional está ótimo , 11 hops é bem pouco também.

Aparentemente a rota que segue é Vivo->Locaweb->Durand Brazil->MaxiHost.

Se nos próximos tracert você observar uma variação ou aumento muito grande em algum hop , é aonde o problema está.

@Ash Cation Qual comando usou pra saber a rota que está conexão saiu, ou tem decorado os nomes dos hosts, se for comando me fala, pois fiquei curioso :)

Link para o comentário

Eu só olhei os IPs com a resolução deles , dá pra ver isso fácil em site como http://whatismyipaddress.com/ , mas se quiser você também pode pesquisar qual entidade é dona daquele determinado bloco de IPs.

Com o ISP descoberto é só procurar qual o AS dele em sites como http://bgp.he.net/AS10429 , mas dependendo do IP pode não pertencer diretamente a um AS né.

Devem existir um monte de comandos uteis para esse tipo de coisa , mas eu não mexe muito com isso e nem com linux , outro dia amigo meu que manja de linux meteu um monte de comando pra descobrir um monte de coisas lol.

Estudei redes a pouco tempo , to com essas coisas frescas na cabeça ainda , mas em algum momento posso estar falando besteira , então qualquer duvida é sempre bom pegar um Kurose/Tanembaum de redes.

Lembrei agora , acho que um WHOIS no IP já mostra essas coisas também.

Link para o comentário

Olá a todos.

Caro Douglas Roberto, muito obrigado pelo apoio! :D

Para deitar mais "achas" na fogueira, há muitos anos que tenho conexão em casa. Em 1999 era discada,  tipo "ou fone, ou net", mas a partir de 2000 ou 2001 passou a ser ADSL (a 1ª, 500 kbps; a 2ª, 1 mbps; etc).

Em praticamente todas as minhas conexões, independentemente do ISP, notava alguma quebra nas "horas nobres" e de ponta, pois muitos mais utilizadores estavam conectados.

Entretanto, fui obrigado a desisti de mais que um ISP por "traffic shaping". Cheguei até a queixar-me dessa prática à ANACOM/ex-ICP (anacom.pt). e à DECO (deco.proteste.pt).

Neste momento tenho uma conexão wifi de 20 mbps. Recentemente, notei que, de mais de 2 MB ps, os downlodas via torrents tinham caído para ca de 100-200 KB ps, até nas ditas "horas mortas". Aí, via Utorrent activei portas aleatórias em cada arranque, e encriptação de conteúdo - ou similar -. Voltei aos valores antigos de download (nas "horas mortas", claro).

Caro Diego, boa sorte na resolução da causa ou origem desses lags.

Cumprimentos a todos.

Link para o comentário

@Diego Andrade_717357

O pessoal já falou muita coisa sobre o seu problema, mas gostaria colocar aqui meu ponto de vista, e quem sabe, ajudar você a identificá-lo.  

Você reclama de variação do ping apenas nos servidores do jogos? Certo? Já deixou pingando (usar  o comando ping -t e deixar pingando a noite toda...) no mesmo horário do jogo outros servidores para ver se não é sua conexão? Exemplo pingar o google, ou outro grande servidor. Como sabemos, o problema de ping pode ser por vários motivos, daí teria que fazer testes para tentar isolar o problema. 

Se pingou vários outros servidores (como o google) , muitos mesmo, e percebeu que não há essa variação brusca de ping pode ser que o problema esteja no servidor do jogo ou rota a caminho do servidor do jogo.

Segunda coisa.  Pega o IP do servidor do jogo, e no mesmo horário que você joga, fica pingando ele, mas sem o jogo aberto. Você chegou a fazer isso e ficou pingando para ver como fica? É diferente do dentro do jogo? Se não fez, faça isso.

Já tive uma pequena experiência (pequena mesma) como servidor de jogo e notei quando o PC do servidor era fraco, ou por algum motivo o uso do CPU estava muito alto, isso acarretava aumento de ping para os jogadores. Também já notei que isso pode acontecer inversamente, se o jogo cliente estiver num hardware antigo, com alto uso do CPU para rodar o game ou por algum outro motivo o seu pc começar usa muito o CPU durante o jogo, isso pode aumentar  o ping. Você acha que para o seu computador, o jogo fica pesado? Nota uma certa lentidão no coputador? Monitora o uso do CPU durante o jogo?

Então sabemos:

Aumento de ping pode ser no servidor;

pode ser no caminho até o servidor;

pode ser a sua conexão, seu provedor.

Pode ser seu computador ( mas você afirma que só numa parte do dia tem problema, então seria estranho seu PC ficar lento apenas a noite a ponto de acarretar aumento de ping).

Se você começar usar conexão para outros coisas durante a partida, pode haver variação de ping também, mas como você reclama do problema apenas a noite, seria estranho uma atualização do windows apenas a noite, do antivirus ou outro programa.

Quanto fica o ping com o servidor do CS no horário normal, sem variação? Qual é o valor minimo e máximo que você observa durante a partida? E durante a noite como é? Já pensou que pode ser o servidor mesmo? Pode ser o hardware do servidor e pode ser a conexão do servidor? Vai ver que só você nota o problema e insiste que há problema apenas com você, mas seu amigos acham normal essa variação.

Sinceramente, de 70 para 100 não é algo anormal. Tipo se ficar sempre entra 70 e 100 por exemplo, o problema é haver perda de pacote ou valor subir muito alem disso. Teria que ver mesmo  se no mesmo horário não acontece com um google da vida, ou com outro servidor grande, importante e sabemos que não sofrera aumento de ping por ser a noite.

Seria legal pegar outro computador e testar  também e ver se  o problema continua.

Então, mesmo tendo ajuda de  pessoas que entendam do assunto, dá para perceber que se o problema for no meio do caminho ou no servidor, você e quem lhe ajuda não poderão fazer nada. Se for seu provedor, aí sim ,tem como você reclamar ou tentar algo. Assim como se  o problema for seu computador você poderia tentar fazer algo.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!