Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte DVD Player


Johnny Bravoo
Ir à solução Resolvido por Johnny Bravoo,

Posts recomendados

Estou com a fonte de um dvd antigo, cujo modelo (da fonte!!) é: HSP-3100 e trabalha em tensões de 90 à 250V sem necessidade de chave, pois é bivolt automático! As tensões de saída são:

+12V - diodo SR5100 de 5A

+7V - diodo FR34 de 3A

+5V - diodo SF24 de 2A

+3.3V - diodo FR107 de 1A

 

 Porém esta seria, no caso, a corrente máxima que poderia extrair de cada diodo e não da fonte! Minha dúvida é se, de algum modo, há como testar e descobrir o máximo que poderia extrair desta fonte. Também seria interessante saber se há como somar as saídas 5, 7 e 12V para formar os +24V que necessito, porém também haver possibilidade de usar os +12V independentes juntos.

 Não encontrei em local algum esquema da fonte! Ela não é ATX e é demasiado simples o projeto dela, porém com primário muito bem feito e filtrado. As tensões que saem dela são quase que exatas. O trafo usado por ela é o HSP3100 que também não consegui localizar nada à respeito.

 

*O que eu necessitaria:

-Extrair +24V com corrente de 1A

-Usar +12V em conjunto porém com corrente variando de 2500mA até 4A

 


Primário usa 4 diodos 1N4004.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure pelo optoacoplador que passa o feedback de tensão para o primário, no lado do secundário ele deve estar ligado a um componente de 3 pinos (TL431 ou similar), um dos pinos desse componente deve estar ligado em 2 resistores (divisor de potencial). Se você alterar o valor de um desses resistores você vai alterar a tensão de saída.

Caso não tenha optoacoplador, o feedback vem de um enrolamento auxiliar no transformador, devem ter esses mesmos 2 resistores configurados como um divisor de potencial. Mesma coisa para mudar a tensão, com o porém de que o circuito aí é "vivo" e pode estar referenciado à tensão da rede, então potencialmente letal.

Isso considerando que a fonte seja de CI, se for auto-oscilante eu não sei como mudar a tensão de saída. Como essa fonte é bem capaz de ser forward ou flyback deve funcionar direito. Só lembrando que a corrente máxima de saída é limitada pelo transformador, e não necessariamente pelos diodos do secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ok então! Obrigado pelas dicas! Não vou tentar regular tensão nem nada do tipo pois acho improvável conseguir 4A-12V com ela. Acabei por conseguir uma fonte 12V 5A e um trafo 35V~1.5A, assim com um 7824 vai servir perfeitamente.

 Obrigado à todos e pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!