Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafael Oltramari Pereira

Altas Temperaturas i5-4690

Recommended Posts

Bom dia,

Comprei um processador i5-4690 LGA 1150 (Cooler Box) e instalei em uma ASUS Z97-Plus/BR, formatei instalei os programas, e deixei fazendo o download do BF4 de ontem 08/01 para hoje 09/01, e deixei o HWmonitor para monitorar as temperaturas, hoje fui verificar se estava completo e a questão é que a temperatura mínima ficou em 39~45º a máxima em 70~77º e a atual estava em 45º~55º, por favor está temperatura está normal? tinha um amd phenon II x6 antes e nem jogando não chegava a esta temperatura, lembrando que usei o cooler box e a pasta que vem do fabricante para a instalação do i5, estou ate com medo de jogar depois de baixar o game se baixando ja esta assim kkkk, por favor se alguém me ajudar ficarei grato. Obs.: Meu gabinete tem vários Coolers. Processadores da intel esquentam desta forma mesmo? ou estou com um possível problema?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o gabinete, a fonte e a VGA? 70-77ºC é muito alto. O ideal é não passar de 65ºC. O ideal para uma configuração como a sua é um cooler melhor. Cooler box sempre vai deixar você preocupado com as temperaturas.

Você pode ter encaixado mal o cooler, você pode ter mudado a configuração de energia do Windows (o ideal é "Equilibrado"). O ideal é deixar o Turbo Boost habilitado.

Você pode limpar a pasta pré-aplicada e aplicar uma de qualidade, tipo MX4 ou DeepCool, que vai melhorar um pouco, mas o ideal mesmo é comprar outro cooler. Você tem condições de fazer isso ou a grana está curta?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

Primeiramente obrigado, então meu gabinete: sentey gs-6300r vulcano red, o cooler está bem preso verifiquei bem antes de montar, minha vga gtx970 gigabyte, a fonte  c3 tech 750w 80 plus - psh-750ve, unica coisa é q hj vi no manual q não habilitei o turbo boost, tb vi que na placa mãe tem 2 tipos para ligar o cooler do processador: CPU FAN, CHA FAN1 e CHA FAN2, esta ligado no CPU FAN, sera que devo alterar alguma coisa na BIOS?

Tenho a pasta TG-1 da thermaltake, seria melhor aplicar esta ao invés da original?

Muito Obrigado

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pela sua configuração, você devia colocar um cooler Hyper 212X. Você pode limpar a pasta velha e colocar a TG-1 que dá uma melhorada, mas vai continuar alto.

Em que direção estão soprando as ventoinhas do gabinete? Só a ventoinha de cima ajudaria bastante. Eu ganhei alguns graus depois que instalei duas ventoinhas no teto do meu gabinete. Deve ter algo errado aí.

O BIOS já deveria vir com o Turbo Boos habilitado. Pelo menos na minha Gigabyte é assim. Você precisa habilitar. Podia carregar também o "Load Optimized Defaults" para zerar alguma configuração errada que você mudou. 

O cooler da CPU é para ligar no CPU FAN.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

As 2 Frontais e a lateral pega o ar de fora e joga pra dentro, a do teto e a traseira pega o ar de dentro e joga pra fora, então essa placa da ASUS Z97-Plus/BR tem tipo uma "chavinha" na própria placa pra habilitar o turbo boost da gpu e cpu, e está desligada, vou ligar tb como você tinha falado. vou trocar a pasta tb pra ver se muda algo. e se não mudar nada acho q  vou ter de pegar esse cooler Hyper 212X que você mencionou.

Compartilhar este post

Link para o post

As 2 Frontais e a lateral pega o ar de fora e joga pra dentro, a do teto e a traseira pega o ar de dentro e joga pra fora, então essa placa da ASUS Z97-Plus/BR tem tipo uma "chavinha" na própria placa pra habilitar o turbo boost da gpu e cpu, e está desligada, vou ligar tb como você tinha falado. vou trocar a pasta tb pra ver se muda algo. e se não mudar nada acho q  vou ter de pegar esse cooler Hyper 212X que você mencionou.

Eu acho que a chave da placa é para fazer overclock no processador. Ou, então, aqueles perfis de overclock da CPU e da memória. Eu não mexeria em nada. O Turbo Boost é um software da Intel de gerenciamento de clock. Não tem nada a ver com a placa. O ideal, já que você não saca muito, é manter os padrões de fábrica até você começar a ler a aprender como tunar o micro. Até porque não tem muito o que fazer, já que a sua CPU é bloqueada. 

O Turbo Boost fica em uma das opções do BIOS. Procure lá. Mas já deve estar habilitado. Se não estiver, clique em "enable".

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentei a velocidade dos coolers. e pedi a um amigo meu que monitorasse a temperatura, ele tb tem um i5 4690, e esta a mesma coisa, jogando BF4 e BF3 no ultra em ambos o processador fica entre 68º ~ 78º e no sistema operacional utilizando normalmente na internet fica entre 41º ~46º, vou comprar um cooler melhor mais pra frente, de qualquer forma obrigado pela ajuda. 

Compartilhar este post

Link para o post

To com mesmo problema.. Tenho um i5 4690 e uma GTX 970 e a Asus-z97/br. A temperatura jogando bf4 fica em 68~70 graus.. Achei bem alta. Qual cooler vocês recomendam? A temperatura com um cooler bom, cai bastante? Um cooler bom, gasta muita energia?

Compartilhar este post

Link para o post

@Vinicius Morais Telles A temperatura com um cooler bom melhora muito sim e a diferença no consumo de energia é insignificante. 

O cooler box da Intel sofre muito para resfriar os processadores Core i5 e Core i7 mais avançados... Ele é desenhado para deixar esses processadores em temperatura segura (não boa, apenas segura), mas levando em conta uma temperatura ambiente mais baixa. Quando você junta temperatura ambiente brasileira + processador i5 ou i7 com clock elevado = muito calor.

Troque o cooler mesmo. Indico pelo menos um Hyper TX3 e nada longe dele. Seu processador é travado (e a placa-mãe é destravada, ironicamente) e você não vai fazer overclock mesmo...

Uma solução rápida enquanto não troca o cooler é desativar o Turbo Boost. Acesse a BIOS de seu computador e deixe essa opção desativada. Não vai mudar nada nos seus jogos ou no uso cotidiano e vai melhorar bastante a questão da temperatura.

Compartilhar este post

Link para o post

O Hyper TX3 eu considero muito simples e está muito caro. Pelo menos antigamente se comprava a 80 reais. 140 é muita coisa para o que o cooler entrega.

Eu recomendo o DeepCool Gammaxx S40 e o Raijintek Themis Evo. Dez reais mais caro no Kabum, mas são coolers de 120mm e que ainda podem melhorar com um push pull. Só tem que ver se bate nas memórias.

Qual a sua placa-mãe? Quantos slots está ocupando?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Realmente o preço subiu muito... Lembro que comprei meu Hyper T4 por uns R$90,00 há um ano e meio atrás.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt, eu acho que a série da Cooler Master está muito cara porque todo mundo compra o TX3, T4 e o 212X. Daqui a pouco eles começam a subir os preços do Gammaxx e do Raijintek :) Se bem que o Kabum costuma manter um preços legais.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais