Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos,vi alguns projetinhos bem simples mesmo usando este ci 555,com ums 3 ou 4 componentes ,um capacitor, 2 resistor ,coisa simples mesmo , mas nao consegui fazer 

é o seguinte eu procurei estes  temporizadores,ou chaman de timer ,esses que encontramos por ai na lojas ,mas o tempo minimo é de 1 minuto ,então vou fazer o circuito que quando o timer comprado emitir a corrente o que eu fizer vai funciona os 20 segundos que eu preciso e depois desliga, em fim o teimer comprado vai comandar o timer que vou fazer.pois o que vou fazer nao precisa regula dia e hora so arma e desarma,o comprado é que vai regula dia e hora 

alguem pode me explicar um esquema basico ,bem simples ,de montagem,os componentes que irei precisar ,e como liga este ci e fazer a coisa funcionar

preciso de um esqueminha bem simples mesmo so para fazer isto liga 20 segundos e depois que passar os 20 segundos ele desliga a saida e depois de um tempo o timer comprado ira desarmar .so armando no proximo dia . a saida  depois eu me viro ,pois irei liga um motorzinho de 3v 

no final disso tudo , mas se a saida for 12v eu compro um eliminadorzinho e resolvo ,se for sai 127 eu compro um de 127 para 3v ja vi nas lojas

se for 12 a saida eu transformo 12 para 3 o importante é funciona os 20 segundos no maximo 30 e depois desliga a saida

abs 

Marcelo

Postado

Isadora ,agradeço muito a sua ajuda,este disparo,é um botao que tem que ser acionado presencialmente? se for nao posso usar ,pois este circuito tera que funcionar sem ter uma pessoa apertando o botao.

vou tentar explicar ,é o seguinte  o timer comprado tem uma tomada,ela é de 127v,ai nesta tomada vai entrar o eliminador ou conversor de tensão nao sei o nome , ai a saida do eliminador vai pro circuito feito por nós, então quando o timer comprado chegar no horario programado ele vai deixar a corrente ligar o circuito, ai o timer caseiro digamos assim vai funcionar por 20 segundos e desligar , mas  a corrente continuara ate atingir um minuto que é o minimo programado pelo timer comprado  e ai passando o minuto desliga tudo .

ja vi isto funcionando,mas nao tenhpo mais contato com a pessoa que o fez,por isto sei que da pra fazer .é mais ou menos esse modelo de circuito que voce postou . so que sem disparo, no caso o disparo quem fara sera o timer comprado que vai liga quando o dia e hora  programado chegar ele vai abrir a corrente  ,ai  é que vai liga o circuito caseiro, e o circuito caseiro desliga automaticamente depois dos 20 segundos mas a corrente continua ate o tempo do timer comprado acabar. depois no outro dia o timer comprado liga

o timer caseiro funciona novamente 20 segundos e desliga é isto.

mais uma vez agradeço muito a  sua ajuda, seria possivel sem este disparo,como ficaria esta ligação neste circuito que voce postou sem o disparo  

o timer caseiro tem que começar a funcionar quando o timer comprado liga,esta sera a partida dele .

abs

Marcelo

• Membro VIP
Postado

Marcelo, no lugar do botão coloque um capacitor de 100 nF. Desse modo, ao alimentar o mesmo, esse capacitor estará descarregado e com nível baixo na entrada, no pino 2 e desse modo setará o timer, ligará o mesmo que oferecerá nível alto em seu pino 3.alimentará o relé, no segundo circuito..

Logo, via resistor de 1 k a 1Mega (use ai 10k) o capacitor se carregará, colocando nível alto no pino 2, evitando rearme do timer.. Somente após desalimentar o circuito, esperar por 5 x 10.000 x 0,0000001 = 0,005 segundos desligado é que o mesmo poderá iniciar novo ciclo completo...

O capacitor, no lugar do botão, faz às vezes do mesmo para disparar o timer ao ser alimentado..

• Curtir 1
Postado

Obrigado Faller,pela ajuda,vou monta o sisteminha ,e testar

abs

Marcelo

Postado

Amigos,nao tenho experiencia em eletronica, mas consegui decifrar os componentes, mas nao sei como é feita as ligações, tipo onde é negativo e onde é positivo teria como mudar a cor das linhas e colocar vermelho no positivo e preto no negativo, 

para que eu possa saber onde é positivo e onde é negativo 

e o indutor eu nao sei qual usar,se é com núcleo se é sem núcleo, se é so um fio de cobre com quantas voltas?

e eu nao sei identificar onde é a entrada e saida ,sei que sao 2 de entrada e 2 de saida 

a entrada é o positivo e o negativo de corrente   

a saida sao dois fios também um positivo e outro negativo estes irao para o motorzinho  

amigos se puderem me ajudar com isto fico muito agradecido pela ajuda,pois nao sei identificar isto no circuitinho.

fiz uma copia com os nomes 

17127833211_7a96c4f2a9_z.jpg

abs

Marcelo

• Membro VIP
Postado

Amigo,

positivo +12V = conecte naquela 1ª linha de cima: nas 5 bolinhas pretas e a branca é o + da fonte 12V ou bateria 12V

negativo = são aquelas barrinhas underline: no (-) do capacitor, no pino 1 do ci e no Emissor (aquela setinha) do BC548. Elas têm uma ligação "invisível" mesmo.

Prosseguindo...

aquilo que "parece" um indutor - bateu na trave hein -  na verdade é a bobina do relé

Ó...

rele12v_completo.jpg

de quebra veja isso ...

bc548_transistor.jpg

e + isso...

1N4148.jpg

Tenta entender e fazer a ligação pro motor você mesmo. Dica o relé é o interruptor. Mostra o que fez que a gente confere.

abç

• 2 anos depois...
Postado
Em 10/04/2015 às 16:07, Isadora Ferraz disse:

Ahhhh.. dá um tempo T=1.1RC (hehe)

TO143_circuito_F03_files_image_thumb_med

TO143_circuito_F12_files_image_thumb_med

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2446-conhea-o-circuito-integrado-555

abç

@Isadora Ferraz, acho que esse site está desativado. Mas xeretando descobri, talvez o mesmo num outro domínio, talvez um novo com o mesmo nome:

http://blog.fazedores.com/ci-555-conheca-o-chip-e-o-modo-monoestavel-parte-1/

http://blog.fazedores.com/ci-555-conheca-o-555-no-modo-estavel-parte-2/

E tem o sempre generoso prof. Newton Braga também:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/592-o-circuito-integrado-555-art011

http://www.newtoncbraga.com.br/arquivos/ncb_555_magico_previa.pdf

Postado

@rmlazzari58 Também, isso foi há 3 anos. A revista saber eletrônica não existe mais, tudo o que tinha lá agora está no site do prof. Newton C. Braga.

O 555 é  uma espécie de "Severino" na área da eletrônica, tem inúmeros sites na internet e livros falando sobre ele.

• Curtir 2
Postado
Em 19/03/2018 às 07:25, Isadora Ferraz disse:

E o newton c praga? Tá vivo ainda esta braga? Me lembro dele da época da válvula kk.

Isto me faz lembrar as saudosas revistas Antenna  e a Eletrônica Popular, nos anos 70 era o que tinha para ler e aprender, excelentes artigos do mais saudoso ainda Affonso Penna .

Depois na fase final viraram uma única revista.

Tinham centenas de projetos com válvulas, e claro, com transístores também...

Paulo

• Curtir 4

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!