Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre o vostro 5480


Posts recomendados

Não sei porque o desespero do pessoal em formatar, Dia 29 teremos o Windows 10 de acordo com o pessoal do Tio Bill terá a opção de manter os programas ou limpar tudo, depois de ver muitas análises e comentários não tenho dúvidas em migrar do 8.1 sem contar que será distribuído gratuitamente para nós que adquirimos o Windows 8.1 genuíno.


@cairo ubiratan, Então Cairo, é que na verdade, a formatação não é pelo Windows em si, mas sim pelos aplicativos que vem de fábrica da Dell. Alguns processos nativos de programas pré-instalados da Dell não funcionam corretamente com Windows 8.1 e causam instabilidade no sistema, utilizando 100% de Disco por exemplo. A formatação é por uma instalação limpa, ou seja, sem os programas que não são essenciais para o pleno funcionamento da máquina. Compreende?

 

Abs!

Compreendo, Como eu falei assim que atualizar você já poderá instalar um S.O Limpo, já que a chave como sabemos é gravada na bios da Placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yuricordeiro sobre os drivers que você listou para a formatação limpa. Você sugeriu esse http://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Drivers/DriversDetails?driverId=8PNC2 que não tava na lista do Fábio. Mas to vendo aqui que nossa placa (do 5480) é a 7265, não a 7260 (do 5470), mas você recomenda instalar mesmo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cairo ubiratan Então, não tenho certeza disso, mas faz sentido. A dúvida é que pelo que tenho acompanhado da galera que participa do Insider Preview do Windows 10, a atualização do Windows será via Windows Update, e será como uma atualização normal. Ele reiniciará a máquina, fará o processo de formatação mas manterá os arquivos do computador. Acredito que isso inclui os programas instalados. Não me parece que será uma formatação limpa... eles teriam muitos problemas com isso.

 

@Hugo Duarte_292641 Então, eu também fiquei com essa dúvida, mas se você for lá no Sistemas Compatíveis, nesse link mesmo, ele vai dar o modelo 5480 do Vostro. Quando busco por esse driver no site da Intel, ele também apresenta essa versão. Aqui funcionou normalmente, e rolou até um update na versão via Windows Update.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugo Duarte_292641 eu entendo pouco, mas por tudo que já li neste post sobre os problemas que a placa do Vostro 5470 dava, creio que seja mais coerente instalar a placa pertinente ao Vostro 5480 mesmo (Intel Wireless 7265AGN 802.11agn + Bluetooth 4.0, Banda Dupla, 2x2 (2.4 GHz & 5 GHz)

 

Link de onde tirei o modelo: http://www.dell.com/br/p/vostro-14-5480-laptop/pd?oc=cav5480w8s161003brp007w&id=a0ffe7f7-78f1-4722-99cc-5094c36e5ceb&c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que eu fiz aqueles passo a passos de desativação de alguns programas o computador melhorou muito nunca mais me encomodei, se fizer essa formatação limpa capaz de ficar melhor ainda.

 

 

O que me impressionou no Vosto é o fato de eles ser tão fino e não esquentar, a Dell realmente se superou nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que eu fiz aqueles passo a passos de desativação de alguns programas o computador melhorou muito nunca mais me encomodei, se fizer essa formatação limpa capaz de ficar melhor ainda.

 

 

O que me impressionou no Vosto é o fato de eles ser tão fino e não esquentar, a Dell realmente se superou nesse quesito.

Bem vindo ao Clube Jefersson, Nosso "ULTRABOOK" é excelente, material de qualidade, acabamento perfeito, Peso incomparável, desempenho satisfatório para o que foi comprado, não tenho doque reclamar e se indicaria compra-lo? CLARO QUE SIM, melhor custo beneficio em termos de Notebook do BRASIL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, também comprei o Vostro 5480 modelo i7 sem touch. Paguei 2568 no boleto, entrou hoje em produção, previsão para 07/08, ansioso já hehe

 

Meu uso será básico (faço Direito), tenho desk e console para jogos. Queria algo bom que sirva para vários anos e que fosse fino e leve, ou seja, mobilidade total. Não achei nada parecido ou melhor no BR, a não ser por preços exorbitantes ou um MBAir.

 

Minha ideia é logo comprar um SSD 120gb, mais precisamente o Samsung EVO 850. Troquei recentemente no desk e a diferença é absurda, HD nunca mais!!! Ainda mais em um notebook: mais leve, sem ruídos e vibrações, menor gasto de energia e desempenho absurdamente melhor.

 

Só queria saber se alguém aqui já realizou a troca por um e se é relativamente fácil como as fotos mostram. Tenho medo por abrir um produto desse valor e novo né rs

 

A .iso já baixei versão Single Language pela Microsoft. Só queria saber como fica a repartição que vem de fábrica. A mesma não tem como fazer no SSD né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, também comprei o Vostro 5480 modelo i7 sem touch. Paguei 2568 no boleto, entrou hoje em produção, previsão para 07/08, ansioso já hehe

 

Meu uso será básico (faço Direito), tenho desk e console para jogos. Queria algo bom que sirva para vários anos e que fosse fino e leve, ou seja, mobilidade total. Não achei nada parecido ou melhor no BR, a não ser por preços exorbitantes ou um MBAir.

 

Minha ideia é logo comprar um SSD 120gb, mais precisamente o Samsung EVO 850. Troquei recentemente no desk e a diferença é absurda, HD nunca mais!!! Ainda mais em um notebook: mais leve, sem ruídos e vibrações, menor gasto de energia e desempenho absurdamente melhor.

 

Só queria saber se alguém aqui já realizou a troca por um e se é relativamente fácil como as fotos mostram. Tenho medo por abrir um produto desse valor e novo né rs

 

A .iso já baixei versão Single Language pela Microsoft. Só queria saber como fica a repartição que vem de fábrica. A mesma não tem como fazer no SSD né?

 

 

Esse vídeo é do Vostro 5470, mas é a mesma coisa do 5480:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, boa noite!

 

A NVIDIA GeForce Experience não localizou mais nenhuma atualização desde que fiz a última (versão 344.24), porém, dando uma olhada no site da GeForce encontrei um lugar onde podemos colocar o modelo do note e aparecem algumas atualizações aparentemente mais atuais que a minha pelo menos (fotos abaixo):

 

post-774282-0-52033300-1437698355_thumb. (Drivers que aparecem - Parte 1)

 

post-774282-0-06526700-1437698376_thumb. (Drivers que aparecem - Parte 2)

 

post-774282-0-72463200-1437698410_thumb. (Versão do meu Driver)

 

 

Link do site: http://www.geforce.com/drivers

 

Em Manual Driver Search selecionar as opções na seguinte ordem:

 

GeForce

GeForce 800M Series (Notebooks)

GeForce 830M

Windows 8.1 64-bit

Português (Brazil)

Recommended/Certified 

 

E clica em search que elas aparecerão abaixo.

 

Alguém está com a mesma versão que eu ou a de vocês já está na mais atual?
Alguém fez ou indicaria fazer o download destes Drivers?

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal sou novo no grupo e gostaria de saber de vocês..

 

Ano passado comprei o vostro 5470 que deu muito problemas no touchpad e wireless... acabei por devolver o computador.... Vi que agora o 5470 ja esta fora de linha e a atual e a 5480.. Ai fica minha duvida... os problemas anteriores ja relatados por todos, assim como os meus foram solucionados? Houve uma melhora no notebook? Ele realmente aguenta rodar jogos?

 

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mfritzen se eu baixar só o último já vem todas as atualizações anteriores ou devo baixa-los na ordem correta (do mais antigo (que por sinal é mais recente que o meu) ao mais atual)? Sabe dizer?

 

@eduardogontijo79 por tudo que foi conversado aqui e principalmente pelo que tenho observado da máquina, vale muito a pena!

Não tive o 5470, mas li muito sobre estes problemas aqui e parece que foram resolvidos sim, todos adoraram o modelo aparentemente, inclusive algumas pessoas que tinham o modelo anterior.

No geral ele só tem elogios, da uma olhada nessa primeira página que o @yuricordeiro atualizou, pois tem algumas infos legais e no mais, leia todo o tópico que tem bastante coisa que agrega: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1117568-sobre-o-vostro-5480/page-1

 

Quanto aos jogos, creio que dependa muito do que via rodar.. Tenho The Witcher 3 e Skyrim Legendary Edition instalados e ambos estão rodando super bem (The Witcher com os gráficos no mínimo, mas estou testando o jogo com algumas configs um pouco melhores. - Skyrim no Ultra, apenas com antialising desligado).

Nas respostas há relatos de GTA 5 no Ultra e mais algum outro que não me lembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal sou novo no grupo e gostaria de saber de vocês..

 

Ano passado comprei o vostro 5470 que deu muito problemas no touchpad e wireless... acabei por devolver o computador.... Vi que agora o 5470 ja esta fora de linha e a atual e a 5480.. Ai fica minha duvida... os problemas anteriores ja relatados por todos, assim como os meus foram solucionados? Houve uma melhora no notebook? Ele realmente aguenta rodar jogos?

 

Abraços a todos

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Pessoal sou novo no grupo e gostaria de saber de vocês..

 

Ano passado comprei o vostro 5470 que deu muito problemas no touchpad e wireless... acabei por devolver o computador.... Vi que agora o 5470 ja esta fora de linha e a atual e a 5480.. Ai fica minha duvida... os problemas anteriores ja relatados por todos, assim como os meus foram solucionados? Houve uma melhora no notebook? Ele realmente aguenta rodar jogos?

 

Abraços a todos

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Pessoal sou novo no grupo e gostaria de saber de vocês..

 

Ano passado comprei o vostro 5470 que deu muito problemas no touchpad e wireless... acabei por devolver o computador.... Vi que agora o 5470 ja esta fora de linha e a atual e a 5480.. Ai fica minha duvida... os problemas anteriores ja relatados por todos, assim como os meus foram solucionados? Houve uma melhora no notebook? Ele realmente aguenta rodar jogos?

 

Abraços a todos

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 5480 realmente não tem nenhum problema do que a gente ouve falar do 5470.
A primeira coisa que fiz quando chegou o meu foi testar o Wi-fi com medo hahaha

Além disso, o 5480 teve o upgrade do processador para a 5ª geração e a placa de vídeo é diferente se não me engano.
Só tem um modelo 5480 com 4ª geração que é o i3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, boa noite!

 

A NVIDIA GeForce Experience não localizou mais nenhuma atualização desde que fiz a última (versão 344.24), porém, dando uma olhada no site da GeForce encontrei um lugar onde podemos colocar o modelo do note e aparecem algumas atualizações aparentemente mais atuais que a minha pelo menos (fotos abaixo):

 

attachicon.gif1.png (Drivers que aparecem - Parte 1)

 

attachicon.gif2.png (Drivers que aparecem - Parte 2)

 

attachicon.gifMeu.png (Versão do meu Driver)

 

 

Link do site: http://www.geforce.com/drivers

 

Em Manual Driver Search selecionar as opções na seguinte ordem:

 

GeForce

GeForce 800M Series (Notebooks)

GeForce 830M

Windows 8.1 64-bit

Português (Brazil)

Recommended/Certified 

 

E clica em search que elas aparecerão abaixo.

 

Alguém está com a mesma versão que eu ou a de vocês já está na mais atual?

Alguém fez ou indicaria fazer o download destes Drivers?

 

Abs.

 

Oi @lucaskaz

 

Baixa sempre a última versão, ela contem todas as atualizações anteriores.

 

Na hora de instalar, usa a opção Personalizada, deixa todas as caixas selecionadas e também clica em Fazer instalação limpa. Assim não ficam resquícios dos drivers anteriores.

 

O meu também estava com a versão antiga, fiz isso e agora está totalmente atualizado.

 

Um abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mfritzen se eu baixar só o último já vem todas as atualizações anteriores ou devo baixa-los na ordem correta (do mais antigo (que por sinal é mais recente que o meu) ao mais atual)? Sabe dizer?

 

@eduardogontijo79 por tudo que foi conversado aqui e principalmente pelo que tenho observado da máquina, vale muito a pena!

Não tive o 5470, mas li muito sobre estes problemas aqui e parece que foram resolvidos sim, todos adoraram o modelo aparentemente, inclusive algumas pessoas que tinham o modelo anterior.

No geral ele só tem elogios, da uma olhada nessa primeira página que o @yuricordeiro atualizou, pois tem algumas infos legais e no mais, leia todo o tópico que tem bastante coisa que agrega: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1117568-sobre-o-vostro-5480/page-1

 

Quanto aos jogos, creio que dependa muito do que via rodar.. Tenho The Witcher 3 e Skyrim Legendary Edition instalados e ambos estão rodando super bem (The Witcher com os gráficos no mínimo, mas estou testando o jogo com algumas configs um pouco melhores. - Skyrim no Ultra, apenas com antialising desligado).

Nas respostas há relatos de GTA 5 no Ultra e mais algum outro que não me lembro.

Lucas eu ja tive 6 notebooks da DELL alguns tive problemas e na grande maioria so algria... Nos que tive problemas sempre fui bem atendido pelo suporte uso dell desde 2006 e hoje so compro DELL. O Vostro e sem duvida muito show de bola, so queria ter a certeza que tudo esta melhor agora com o 5480, de toda forma vou comprar, so vou esperar o W10, pra nao ter que virar fazendo atulizacao e correr algum risco (se é que existe). Ja esperei ate agora mais algumas semanas no custa nada. De toda forma muito obrigado pela resposta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que vocês acham...

 

Tenho um Macbook White que já uso há cerca de 05 anos e agora acho que já está na hora de trocá-lo.

 

Estou entre comprar um Vostro 5480 com SSD ou um Macbook Air, sendo que meu foco no momento é em portabilidade.

 

O Vostro no site da Dell está custando cerca de 3.400 para dividir no cartão, enquanto que achei o Macbook no Mercado Livre (de um vendedor confiável) por R$ 4.200. Não tenho preferencias por SO - apesar de gostar muito do OSX. Estou inclinado a comprar o Vostro, porém algumas reclamações acerca de barulho e outros defeitos tem me deixado "com um pé atrás".

 

Qual vocês comprariam ou qual seria o melhor custo/benefício, lembrando que existe uma diferença de aproximadamente R$ 800,00 entre os dispositivos, sendo que espero ficar uns bons anos com o novo computador como fiquei como o Macbook White (o meu uso é somente para navegação e/ou escritório - não sou gamer)

 

Um abraço a todos e obrigado por todas as informações já postadas que ajudam bastante


Pessoal, o que vocês acham...

 

Tenho um Macbook White que já uso há cerca de 05 anos e agora acho que já está na hora de trocá-lo.

 

Estou entre comprar um Vostro 5480 com SSD ou um Macbook Air, sendo que meu foco no momento é em portabilidade.

 

O Vostro no site da Dell está custando cerca de 3.400 para dividir no cartão, enquanto que achei o Macbook no Mercado Livre (de um vendedor confiável) por R$ 4.200. Não tenho preferencias por SO - apesar de gostar muito do OSX. Estou inclinado a comprar o Vostro, porém algumas reclamações acerca de barulho e outros defeitos tem me deixado "com um pé atrás".

 

Qual vocês comprariam ou qual seria o melhor custo/benefício, lembrando que existe uma diferença de aproximadamente R$ 800,00 entre os dispositivos, sendo que espero ficar uns bons anos com o novo computador como fiquei como o Macbook White (o meu uso é somente para navegação e/ou escritório - não sou gamer)

 

Um abraço a todos e obrigado por todas as informações já postadas que ajudam bastante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Valeu demais Cairo..

 

So vou esperar o W10 ja vir instalado de fabrica...

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Pode ir nessa reta meu amigo, 5480 não tem os mesmos problemas do 5470, somente alguns relatam que o produto veio com barulho no cooler, mas com a troca resolveu, pelo menos o meu nunca deu problema se não aqueles de software do defeito do próprio Windows!

Valeu demais Cairo..

 

So vou esperar o W10 ja vir instalado de fabrica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que vocês acham...

 

Tenho um Macbook White que já uso há cerca de 05 anos e agora acho que já está na hora de trocá-lo.

 

Estou entre comprar um Vostro 5480 com SSD ou um Macbook Air, sendo que meu foco no momento é em portabilidade.

 

O Vostro no site da Dell está custando cerca de 3.400 para dividir no cartão, enquanto que achei o Macbook no Mercado Livre (de um vendedor confiável) por R$ 4.200. Não tenho preferencias por SO - apesar de gostar muito do OSX. Estou inclinado a comprar o Vostro, porém algumas reclamações acerca de barulho e outros defeitos tem me deixado "com um pé atrás".

 

Qual vocês comprariam ou qual seria o melhor custo/benefício, lembrando que existe uma diferença de aproximadamente R$ 800,00 entre os dispositivos, sendo que espero ficar uns bons anos com o novo computador como fiquei como o Macbook White (o meu uso é somente para navegação e/ou escritório - não sou gamer)

 

Um abraço a todos e obrigado por todas as informações já postadas que ajudam bastante

Pessoal, o que vocês acham...

 

Tenho um Macbook White que já uso há cerca de 05 anos e agora acho que já está na hora de trocá-lo.

 

Estou entre comprar um Vostro 5480 com SSD ou um Macbook Air, sendo que meu foco no momento é em portabilidade.

 

O Vostro no site da Dell está custando cerca de 3.400 para dividir no cartão, enquanto que achei o Macbook no Mercado Livre (de um vendedor confiável) por R$ 4.200. Não tenho preferencias por SO - apesar de gostar muito do OSX. Estou inclinado a comprar o Vostro, porém algumas reclamações acerca de barulho e outros defeitos tem me deixado "com um pé atrás".

 

Qual vocês comprariam ou qual seria o melhor custo/benefício, lembrando que existe uma diferença de aproximadamente R$ 800,00 entre os dispositivos, sendo que espero ficar uns bons anos com o novo computador como fiquei como o Macbook White (o meu uso é somente para navegação e/ou escritório - não sou gamer)

 

Um abraço a todos e obrigado por todas as informações já postadas que ajudam bastante

Fala amigo! Tambem tive a sua duvida entre o Vostro e o MBA, e escolhi o Vostro.

Consideracoes sobre o MBA:

Melhor touchpad, teclado e tempo de bateria da categoria.

4gb de ram, nao da pra fazer upgrade no futuro.

Resolução de tela similar ao Vostro.

Placa de video intel graphics 6000.

Osx é muito bom caso você ja tenha outros produtos da Apple, a integração é incrivel.

Considerações sobre o Vostro:

I7 com 8gb de RAM, mais do que o suficiente para aguentar por muitos anos.

Opcao de trocar o HD por um SSD (da pra comprar um Samsung EVO 250gb e ainda sai mais barato do que o Air).

Windows 10, vejo muito potencial no sistema uma vez que os upgrades serao gratuitos.

Placa dedicada 2gb, nao é top de linha mas ja permite uma jogatina.

A bateria, teclado e touchpad nao se comparam ao MBA.

Resumindo, preferi o Vostro pois tive uma maquina muito melhor que o MBA por menos dinheiro. A maioria dos problemas dele se devem ao software e não ao hardware.

Se o OSx nao faz tanta diferença pra você, compre um Vostro (e um SSD) e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaskaz Cara, já responderam, mas eu também tinha essa dúvida, dei uma pesquisada e é isso aí mesmo,,, o ideal é sempre dar uma olhada nas versões e alterações que o a atualização pretende fazer e atualizar. Mesmo com várias versões pendentes, pode instalar a ultima sem crise que da certo!

 

@rgmariano Cara, eu também estava com a mesma dúvida. Acho que o @Arthur Santos_765943 esclareceu muito bem com a resposta dele, mas apenas complementando, no quesito "portabilidade" você vai ter muita com ambos. Eles são extremamente leves, da pra levar sem chamar atenção, ambos tem ótimas configurações. As vantagens do Vostro são a opção de upgrade (HD por SSD) e vez ou outra um jogo mais pesado! Eu só recomendaria você a ficar com o MBA se DE FATO o OS fizesse diferença pra você. Ele é bastante prático e quem acostuma dificilmente volta para o Windows. Inclusive, sobre o Windos 10, eu acho que vai ser um novo XP! Posso estar enganado (e provavelmente estou), mas promete bastante (além das evidentes cópias do OS da Apple, rs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Santos_765943 @rgmariano se vocês simpatizam com a Apple, não usem o Vostro. Apesar de uma configuração mais parruda, ele é lento demais. Eu mostrei o notebook para o meu irmão. Tive vergonha da lerdeza do notebook para carregar ao ser ligado e para entrar nos programas, coisa que não acontece no OS. Ele é fino para um note. Acho a melhor vantagem, talvez a única. Eu sei que é a única opinião negativa do forum, mas que deve ser dita, sobretudo pra quem vem da Apple. Viajo este ano e vou comprar um Macbook fora. Eu praticamente só uso pra navegar, word e excel e achei muito lento pra essas funções... demoram muito pra carregar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!