Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Antes de tudo agradeço atenção de quem poder me ajudar. Bem, eu estou com uma dúvida terrível, possuo um carrinho de som onde faço anúncios e vendo cd's e dvd's, naturalmente o som funciona com o auxílio de uma bateria automotiva de de 50 amperes, mas esse processo de carregar e descarregar não estã fazendo muito bem a bateria, Bom, o que eu gostaria de saber é se existe algum problema em usar o som conectado a bateria enquanto ela estiver conectada ao carregador de 5 amperes com flutuador? ou seja, eu ponho a bateria para carregar e enquanto ela carrega eu continuo usando som pois o meu local de trabalho é fixo posso usar energia normal para ligar o carregador e abastecer a bateria enquanto ela é fornece a energia para o som. Isso é possível? existe algum problema? e se existe qual é? Mais uma vez obrigado!

Postado

Boa tarde, Marco.

Não há problema nenhum em se usar a bateria enquanto ela carrega. Sim, é possível.

O que eu não entendi, qual a necessidade de se usar a bateria simultaneamente ao carregar se tem um ponto fixo de energia?

• Curtir 1
Postado

Antes de tudo muito obrigado!

Esclarecendo a sua dúvida em relação a nao usar o som direto na energia da rede é que se eu ligar o som em 220 ele pode queimar. O eletriscista que montou falou que tem que usar na bateria porque o som é autotivo.

Postado

Entendo que o som é automotivo e que ligar direto na rede elétrica não é uma boa ideia. podes usar um transformador (Fonte 110/220v). Mas, se não pretende gastar, pode usar da maneira que citou que não há problemas.

• Curtir 1
Postado

O meu som tambem e de carro e esta ligado em uma fonte de 220 para 12 V, tanto o toca-fitas quanto a fonte est'ao em uso desde 1980.

Sobre usar ao mesmo tempo em que carrega nao ha o menor problema, os carros fazem isso sempre, no seu caso o que acontecera sera aumentar o tempo de carga, do resto sem problema.

• Curtir 1
Postado

valeu! Muito obrigado!

Aproveitando a oportunidade, vocês saberiam me informar quanto watts um carregador automotivo de 6 amperes consome em média?

Desde já mais uma vez deixo meu agradecimento.

• Membro VIP
Postado

valeu! Muito obrigado!

Aproveitando a oportunidade, vocês saberiam me informar quanto watts um carregador automotivo de 6 amperes consome em média?

Desde já mais uma vez deixo meu agradecimento.

No máximo dos máximos algo como 12V x 6A = 72 Watts mais uma folga, diria coisa de 100 Watts mas isso no pico do pico, com a bateria descarregada.. Em uso normal, na flutuação (onde ele somente mantém a bateria carregada e alimenta seu som ao mesmo tempo, espere um gasto menor que 50 Watts..

Postado

faller uma curiosidade sobre esse tema:

Sempre ouvi falar em carga rápida de baterias e normal.

O que seria uma e outra?

Outra coisa, voce falou que uma fonte de 72 W seria o suficiente para a duvida do postulante, mas se eu colocar uma fonte de maior capacidade irá acelerar a carga da bateria, dai a razão do nome carga rápida ou ela tem seu tempo de recarga especificado independente da capacidade do carregador?

Postado

W é a força que seu som necessita para funcionar. A bateria precisa de V, que são ao que sabemos 12V, e o A faz a bateria carregar mais rápido quanto maior ele for. Então, para se conseguir uma carga mais rápida é necessário um carregador que forneça os mesmos 12V, porém, com mais Ampere.

Falando de maneira simples e sem termos, Ampere é a carga que a bateria recebe, então sendo maior, mais corrente ela recebe e mais rápido recarrega. Se levas 3 horas para carregar uma bateria usando um carregador de 1A, levarás 6 horas usando um carregador de 500mA, ou 1:30 minutos usando um de 2A. (Na teoria, pois energia se dissipa em forma de calor).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

faller uma curiosidade sobre esse tema:

Sempre ouvi falar em carga rápida de baterias e normal.

O que seria uma e outra?

Outra coisa, voce falou que uma fonte de 72 W seria o suficiente para a duvida do postulante, mas se eu colocar uma fonte de maior capacidade irá acelerar a carga da bateria, dai a razão do nome carga rápida ou ela tem seu tempo de recarga especificado independente da capacidade do carregador?

Toda a bateria tem sua capacidade nominal, que e expressa e Amperes hora..

A diferença entre carga lenta, carga normal e carga rápida e o valor da corrente com que se executa essa carga e, se expressa em percentual da capacidade nominal da bateria e não é um valor absoluto podendo variar entre mais ou menos esses valores dai:

Carga lenta: de 0,05C a 0,10C

Carga normal: de 0,1C a 0,2C

Carga rápida: de 0,2C a 0,5C

Como entender isso dai???

Imagine uma bateria com capacidade de 40 Amperes hora..

Carga lenta: Uso da corrente de carga limitada de 2 a 4 Amperes

Carga normal: Uso da corrente de carga limitada de 4 a 8 Amperes

Carga rápida: Uso da corrente de carga limitada de 8 20 Amperes

Em uma bateria de diferente capacidade os valores das correntes de carga, em amperes, vão ser diferentes..

De qualquer modo sempre é prudente, no caso de uma bateria chumbo ácida, carregando em qualquer rate, nunca deixar que a tensão por elemento passe de 2,4 Volts. Numa bateria de 12 Volts nominais (seis elementos) carregue a mesma até que a tensão em seus bornes alcance 2,4 x 6 = 14,4 Volts e comute a corrente de carga para um valor menor ou coloque a bateria em flutuação (tensão do carregador = tensão da bateria = pouco abaixo de 14,4 Volts, digamos 14 Volts..

ATENÇÃO: Esses valores, máximos ou relativos, variam com o tipo de bateria, bem como as curvas ideais de carga também variam..

A corrente de carga de uma bateria não é função da capacidade de seu carregador, que sim é limitante da máxima capacidade ele ele pode oferecer a bateria, mas é só isso..

A corrente de carga de uma bateria deve ser controlada pela diferença de potencial entre a tensão oferecida por esse carregador, a tensão da bateria sobre carga e a resistência interna dessa bateria.. Não se calcula mas sim se ajusta a tensão de saída do carregador e se mede a corrente debitada a bateria..  Em circuitos mais "inteligentes" o carregador passa a se comportar como uma fonte de corrente constante, e para ajustar a mesma se vale da variação de tensão de saída desse carregador..  Lembre-se, se a tensão da bateria ficar acima de 2,4 Volts por elemento, em baterias tipo chumbo ácida, poderá haver borbulhamento e evaporação do eletrólito da mesma o que deve ser evitado. Outra excelente prática, no carregamento de baterias chumbo-ácidas, é limitar a temperatura de carga aos 60 graus no eletrólito..

O tempo de carga de uma bateria vai depender sempre da corrente utilizada na carga e na reação apresentada pela bateria, que pode ser avaliada tanto pela tensão em seus terminais quanto pela densidade de seu eletrólito...

De modo geral é isso dai. Sugiro ler, na internet mesmo, artigos sobre carga de bateria, sempore de acordo com o tipo de bateria envolvido..

• Curtir 1
Postado

Alexandre

grato pelas explicacoes mas sou eletrecista de manutenção industrial, mas pouco sei sobre baterias automotivas

Faller

A coisa e meio complicada mesmo, mas pelo que entendi, cada uma tem sua capacidade e forma de carregar, vai depender das especificações, e tem um limite quanto ao regime de carga, do contrário bastaria colocar em uma máquina de solda rotativa, Bambozi, colocar a corrente no talo e carregaria em dois minutos.

grato

• 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!