Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em PC Gamer


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, pretendo realizar o upgrade da minha máquina abaixo. Os itens com marcados são os que pretendo trocar.

 

Core i7 2600k (Cooler do Kit)

MB Asus P8Z68-V LX

16GB DDR3 Kingston 1333Mhz (4 módulos x 4GB)

Fonte Xigmatec Vector 750W 80%

HD Western Digital 1TB Sata 7200 RPM

Drive de CD/RW

2 coolers 80mm

1 cooler 120mm com LED

1 cooler 

Gabinete Thermaltake ATX - V3 Back Edition

* VGA AMD Radeon 6870 -> Pretendo substituir por uma XFX Black Edition Double D Radeon R9 280X 3GB 384-bit GDDR5 (R$ 1.100,00)

* Adicionar um SSD OCZ Vertex 460 120GB SATA III (R$ 

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

1) Pelo valor investido na VGA, encontro algo melhor? Sei que a R9 trabalha com PCIe 3.0 e que minha MB só suporta 2.0, mas vi testes e a perda é irrelevante.

2) Fiz uma simulação de consumo de Watts online e cheguei a média de 713 Watts para a configuração atualizada. Posso confiar nesse valor e acreditar que minha fonte vai suportar a Configuração?

 

Desde já, muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa sua fonte tem fama por possuir selo 80 PLUS falso, qual é o modelo exato da sua?

 

Recomendo esperar até o inicio de Julho pois a AMD vai lançar novas VGAs, pode conseguir pegar algo melhor nessa faixa de preço. Além disso, seria melhor deixar o SSD de lado para pegar uma VGA mais forte (e mais cara consequentemente).

Se caso realmente quiser um SSD, compre o Samsung EVO 850 no Mercado Livre.

 

Você pode usar uma VGA PCI-E 3.0 em uma mobo com PCI-E 2.0 sem problemas. Sobre o seu cálculo de potencia, creio que fez algo errado, você não deve utilizar mais de 400w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua fonte tem fama por possuir selo 80 PLUS falso, qual é o modelo exato da sua?

 

Recomendo esperar até o inicio de Julho pois a AMD vai lançar novas VGAs, pode conseguir pegar algo melhor nessa faixa de preço. Além disso, seria melhor deixar o SSD de lado para pegar uma VGA mais forte (e mais cara consequentemente).

Se caso realmente quiser um SSD, compre o Samsung EVO 850 no Mercado Livre.

 

Você pode usar uma VGA PCI-E 3.0 em uma mobo com PCI-E 2.0 sem problemas. Sobre o seu cálculo de potencia, creio que fez algo errado, você não deve utilizar mais de 400w.

 

Boa tarde Gustavo, valeu pela rapidez na resposta. Não sabia dessa fama da Xigmatek. Fiz uma pesquisa na época e não achei muitas reclamações, achei aceitáveis as que vi pela internet. Mas, enfim. Já está comprada...

Sobre o modelo exato, é este:

Fonte Xigmatek Stealth Vector S750 80 PLUS Silver Certified Semi Modular PFC Ativo (Comprada no Guerra Digital)

Será que confio nela?

 

Sobre a VGA, dei uma sapeada em outros posts e vi que você já havia recomendado esperar pelas placas da série 300 da AMD. Acho que vou fazer isso mesmo. Em julho ainda tenho meu aniversário, quem sabe consigo uma de presente. hehehe

 

Sobre o SSD, queria fazer aquilo que todos dizem que dá um UP no computador. Mas vi que vocÊs sugerem muito o uso de memórias com dissipador. Vale a pena deixar o SSD para depois e substituir minhas memórias por outras com dissipador?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Gustavo, valeu pela rapidez na resposta. Não sabia dessa fama da Xigmatek. Fiz uma pesquisa na época e não achei muitas reclamações, achei aceitáveis as que vi pela internet. Mas, enfim. Já está comprada...

Sobre o modelo exato, é este:

Fonte Xigmatek Stealth Vector S750 80 PLUS Silver Certified Semi Modular PFC Ativo (Comprada no Guerra Digital)

Será que confio nela?

 

Sobre a VGA, dei uma sapeada em outros posts e vi que você já havia recomendado esperar pelas placas da série 300 da AMD. Acho que vou fazer isso mesmo. Em julho ainda tenho meu aniversário, quem sabe consigo uma de presente. hehehe

 

Sobre o SSD, queria fazer aquilo que todos dizem que dá um UP no computador. Mas vi que vocÊs sugerem muito o uso de memórias com dissipador. Vale a pena deixar o SSD para depois e substituir minhas memórias por outras com dissipador?

 

Muito obrigado!

Bem, se você já tem RAM, fique com ela. Não há a menor necessidade de substituir, só porque não tem dissipador. Isso ai é só um "plus a mais".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, se você já tem RAM, fique com ela. Não há a menor necessidade de substituir, só porque não tem dissipador. Isso ai é só um "plus a mais".

 

Beleza. Só fiquei com a pulga atrás da orelha porque vi muita gente recomendando.

 

@offtopic

 

Achei numa pesquisa rápida pela internet a previsão de preços e especificações das placas da série 300 da AMD, pela MSi. Algum de vocês possui essa informação? a fonte é o Techmundo.

 

http://www.tecmundo.com.br/amd/81391-exclusivo-tecmundo-descobriu-tudo-novas-placas-amd.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, é exatamente essa. Mesma caixa, modelo, tudo. 

 

Para o upgrade, então, troco a fonte também? Adquiri essa Xigmatek depois que uma Corsair 800 Watts que eu tinha queimou. Muito prejuízo... *****...

 

Não precisa trocar a fonte por causa disso. Repare que o teste foi feito em Full Load e a eficiência mesmo assim estava bem perto dos 80%. O erro foi de menos de 5%. Um erro pequeno desses não justifica a troca, inclusive o erro pode ter sido do próprio instrumento de medição usado no teste.

 

Mais um teste tendencioso feito pelo TecLab. Seria bom eles mostrarem a eficiência da fonte em um consumo mais realístico que seria perto dos 300-500W. Talvez não tenham mostrado, pois nessa faixa de operação a eficiência estava em 80%.

 

Nota: Não estou dizendo que sua fonte é boa ou tem selo verdadeiro, apenas estou dizendo que um erro de 5% não justifica a troca. Agora, ter selo de eficiência não garante que a fonte entrega uma potência de qualidade e com as proteções presentes nas fontes de qualidade reconhecida(Corsair, Seasonic)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa trocar a fonte por causa disso. Repare que o teste foi feito em Full Load e a eficiência mesmo assim estava bem perto dos 80%. O erro foi de menos de 5%. Um erro pequeno desses não justifica a troca, inclusive o erro pode ter sido do próprio instrumento de medição usado no teste.

 

Mais um teste tendencioso feito pelo TecLab. Seria bom eles mostrarem a eficiência da fonte em um consumo mais realístico que seria perto dos 300-500W. Talvez não tenham mostrado, pois nessa faixa de operação a eficiência estava em 80%.

 

Nota: Não estou dizendo que sua fonte é boa ou tem selo verdadeiro, apenas estou dizendo que um erro de 5% não justifica a troca. Agora, ter selo de eficiência não garante que a fonte entrega uma potência de qualidade e com as proteções presentes nas fontes de qualidade reconhecida(Corsair, Seasonic)

ROFL. O equipamento usado era um equipamento de altíssima precisão; pode ter certeza, os números que eles mostraram são bem pertos dos reais. Embora eu deteste esses caras, eu tenho que adimitir que os números deles estão corretos.

 

Mas enfim, deixando isso de lado, a eficiência da fonte é "irrelevante", no sentido de que por si só, ela não traz nenhum problema. O que REALMENTE importa é o ripple; se este passa das especificações AI SIM você tem que trocar, pois os outros componentes (tipo GPU, mobo e CPU) vão trabalhar fora daquilo que foi projetado. E portanto, pode queimar.

 

 

De qualquer maneira, jogue essa fonte fora e compra uma fonte de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo de B. Graczik

Na época eu iria fazer um upgrade grande no meu PC. Achei a de 800 watts na promoção e comprei (muito no entusiasmo também). Enfim, mas foi comprar a fonte e pouco tempo depois ela queimou por causa da queda de um raio. PS: E eu usava estabilizador, sim, mas agora só filtro de linha (dois nesse momento!) hehehe

 

@Allan Toran @Imakuni
Vou ficar com a fonte mesmo. Pelo menos até saírem as VGA's da série 300 da AMD, como sugeriu o Gustavo. Depois que saírem vou ver qual poderei comprar e adequar a fonte e o restante. Quem sabe comprar um SSD também.

 

De qualquer maneira as minhas dúvidas foram respondidas. Em julho, depois que saírem as placas AMD, devo retornar aqui pra pedir ajuda de vocês de novo. Muito obrigado, galera. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ROFL. O equipamento usado era um equipamento de altíssima precisão; pode ter certeza, os números que eles mostraram são bem pertos dos reais. Embora eu deteste esses caras, eu tenho que adimitir que os números deles estão corretos.

 

Mas enfim, deixando isso de lado, a eficiência da fonte é "irrelevante", no sentido de que por si só, ela não traz nenhum problema. O que REALMENTE importa é o ripple; se este passa das especificações AI SIM você tem que trocar, pois os outros componentes (tipo GPU, mobo e CPU) vão trabalhar fora daquilo que foi projetado. E portanto, pode queimar.

 

 

De qualquer maneira, jogue essa fonte fora e compra uma fonte de verdade.

 

Mesmo equipamento de qualidade e precisão quebram e ficam descalibrados. Eu mesmo já projetei um equipamento de medição na faculdade e se estivesse descalibrado o erro era grotesco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...