Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito ZVS


FelipeZ.

Posts recomendados

@FelipeZ.

 

Vou te dar uma dica boa:

Consiga um núcleo assim:

..01neer28.jpg

..01_22_4.jpg

 

 

 

Enrole a bobina dentro da janela, não na perna central.

Use só um núcleo. Uma única perna "E". 

Você conseguirá facilmente seu indutor, e dificilmente irá saturar.

 

Eu fiz um indutor de 30uH para um amplificador classe D.

Não cheguei a enrolar na janela, mas quebrei as duas penas laterais, deixei só a central e enrolei na central. 

Deu um indutor de 30uH perfeito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um assim, era um núcleo para um transformador de inverter de um microondas Panasonic... Bem grande mesmo.

Apesar de que acho que não vai saturar nem com o de flyback, já que sigo a linha de raciocínio do Roberto. Mas é mais uma opção que pode ser usada, vou testar e ver o que funciona melhor.

No momento estou tendo um pouco de dificuldade em fazer a placa, passar o circuito impresso para o cobre não está sendo fácil... Apesar de eu estar usando papel fotográfico...

Muito Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Facilita a vida 200%, acho que vou acabar usando isso ai, sera que funciona com papel vegetal bem fino ao invés de filme transparente ? acabou sobrando alguns da experiencia de hoje, e tem se mostrado bem difícil achar uma impressora laser...

 

Alias acho que as fotocopiadoras vão servir no papel transparente (xerox).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia gente!

Hoje fui fazer uma nova tentativa com o método de transferência de toner, dessa vez funcionou, comecei com um papel de fotografia, desses que se acha fácil numa papelaria. imprimi o circuito numa fotocopiadora (xerox) dessas comuns mesmo, repeti o mesmo processo, 10 min de ferro na potencia máxima, mas dessa vez deixei 10 min em água morna antes de retirar o papel, funcionou perfeitamente! Ficaram umas falhazinhas minimas, mas nada que não se conserte com uma caneta de retroprojetor... Assim que tiver terminado de corroer e furar posto umas fotos aqui!

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade nao é bug. O que você esta se referindo como análise AC seria uma análise em regime permanente. Todos os capacitores e indutores, operando em corrente alternada senoidal, apresentam em sua resposta um termo transitório e um termo de regime permanente. O termo transitório (exponencial natural) tende a se anular com o tempo, logo o regime permanente se torna predominante senoidal. Essa resposta pode tanto ser obtida através de uma análise utilizando EDOs no domínio do tempo ou por Laplace do domínio da frequência complexa. As análises em regime permanente (jw) são uma forma aproximada de Laplace para circuitos em correntes senoidais alternadas.

 

 

Tenho que me desculpar e ao mesmo tempo agradecer a você, pois de fato a chamada análise AC (método fasorial) simplesmente despreza a parte transitória da resposta completa de um circuito com capacitores e indutores. Isso na verdade significa que quando energizamos um circuito do tipo com uma tensão sinusoidal pura, a corrente circulante caracteriza inicialmente um transitório antes de ficar praticamente sinusoidal também F5Rua4D.gif:

 

 

 

CJxaiwj.png

 

 

 

Para não ter mais dúvidas, resolvi passo a passo a equação diferencial de um circuito RL e comparei com os resultados do método fasorial. Conclui que fui mesmo enganado e que o termo exponencial existia, mas era removido na análise AC, dando a ideia de que, para quem aprende tal técnica, exatamente sempre se mexe com sinusoides puras em qualquer instante de tempo.

 

 

 

@EDIT

 

 

 

Coloquei uma imagem mais realística.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite gente!

Finalmente completei a placa de comando do circuito, ocorreu tudo bem, o layout da pcb que desenhei aparentemente não tem erros (faltou um resistor na entrada mas beleza huehueh) e como havia dito vou mandar aqui algumas fotos da placa! sintam-se livres para comentarem sugerindo alguma mudança! 

O circuito esta sem os CIs, mas eu tenho eles em mãos, só não coloquei para não expô-los a altas temperaturas durante a solda etc..

 

Eu adicionei dois reles ali para ligar e desligar o circuito, eles foram retirados de uma placa de microondas, são para 18A...

 

post-690019-0-06324900-1439162069_thumb.

 

post-690019-0-01728000-1439162170_thumb.

 

Albert: segui seu circuito de driver para GDT, porém como não achei os diodos sb160, acabei usando sb260, acredito que não tem problema né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!