Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com XFX R9 280x


Posts recomendados

Boa noite, não sei se estou postando no lugar certo pois sou novo no fórum, e se sim peço desculpas desde já.

Mas enfim, antes de mais nada minha config é:

 

Placa Mãe Gigabyte B75M-D3H (Bios atualizada)

Processador Intel Core i5-3330

Placa de Vídeo XFX R9 280x

8GB de mémoria

HD WD Caviar Black 1TB

Fonte Corsair CX750

 

Comprei essa semana uma XFX R9 280x com essa fonte Corsair CX750 que acredito que esteja nos padrões, antes eu tinha na máquina uma Nvidia 9800GT e uma Corsair CX430 que nunca me deu problema algum. Mas atualmente com minha R9 280x novinha em folha eu ando tendo problemas desde o primeiro dia em que recebi ela em minha casa, o que acontece é uma espécie de tela congelada de uma só cor com listras, e quando isso acontece geralmente a única saída que tenho é reiniciando a máquina.

Pois bem, eu andei lendo alguns fóruns na internet a respeito e vi que muita gente tem o mesmo problema que eu, mas nada que concretizasse o meu problema e que eu pudesse resolver, eu ainda posso acionar a garantia pois não passou os sete dias comprados pela internet, mas se houver alguma maneira de resolver isso sem passar por essa lástima eu agradeceria, até porque eu não acredito que seja problema na placa (posso estar enganado), já atualizei os drivers da placa também e nada, removi também todos os drivers antigos da minha 9800GT da Nvidia para que não houvesse conflitos, já limpei meu gabinete, mas nada adiantou.

 

Aguardo retorno dos amigos, desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente meu amigo, fica parecido com isto aí... As vezes consigo jogar por horas sem problemas, com tudo no ultra e um fps ótimo, quando do nada acontece isso, não sei o que fazer, não estava afim de recorrer a garantia, pois compra pela internet demora demais, só que não vejo alternativas para resolver isso. Tem chance do meu processador estar no 'gargalo' em relação a placa será? (i5-3330 3.00GHz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem chance do meu processador estar no 'gargalo' em relação a placa será? (i5-3330 3.00GHz)

Não tem gargalo dessa gráfica com esse processar, fica tranquilo.

 

Pelo que entendi, o problema é aleatório certo? Acontece a qualquer momento seja com pouco tempo de jogo ou muitas horas.

 

Para descartar sobreaquecimento, faz como o lauro.m.s1379 te disse. Outra alternativa é correr Furmark e ver o que acontece. Seria bom também saber qual o teu gabinete e como está a arrumação de cabos do mesmo, por conta do fluxo de ar do mesmo.

 

A placa é esta correto?

12568_2.jpg?d=1387489082

Se for esse modelo, os VRMs não possuem refrigeração, então realmente há a tendência de sobreaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem gargalo dessa gráfica com esse processar, fica tranquilo.

 

Pelo que entendi, o problema é aleatório certo? Acontece a qualquer momento seja com pouco tempo de jogo ou muitas horas.

 

Para descartar sobreaquecimento, faz como o lauro.m.s1379 te disse. Outra alternativa é correr Furmark e ver o que acontece. Seria bom também saber qual o teu gabinete e como está a arrumação de cabos do mesmo, por conta do fluxo de ar do mesmo.

 

A placa é esta correto?

12568_2.jpg?d=1387489082

Se for esse modelo, os VRMs não possuem refrigeração, então realmente há a tendência de sobreaquecimento.

Se não for o da foto, poste a foto parecida dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, a placa é esta mesmo. Então, superaquecimento eu acredito que não seja, pois a placa trabalha sem estar jogando na média de 50ºC~55ºC, e jogando CSGO no ultra com fps ótimo inclusive ela chegou no máximo na casa dos 70ºC.

 

Fiz um teste com o Kombustor da MSI, usando 99% da GPU ela atingiu 77ºC.

post-679091-0-61442500-1439131047_thumb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não posso deixar passar de segunda feira, quero entrar em contato com a KaBuM! antes do término dos sete dias, to pensando em pegar uma GTX 760 na troca, pois não consigo resolver isso, li tanto a respeito desta placa na internet, é tanta gente com o mesmo problema, não só com a XFX mas com todos os fabricantes, que eu estou com receio de pegar outra R9 280x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito eu que a GTX 960 perde para a GTX 760, posso não estar correto, mas os 128bits da 960 deixam a desejar.

Na verdade a 960 tem um ligeiro avanço sobre a 760, basta olhar os reviews da mesma. Todo o mundo quando as specs da 960 foram anunciadas ficou com medo que os 128bits de Bus fossem problema, mas a arquitetura Maxwell mudou muita coisa. E tem também o seguinte, a Nvidia vai focar melhorias dos novos drivers sempre na geração mais recente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito eu que a GTX 960 perde para a GTX 760, posso não estar correto, mas os 128bits da 960 deixam a desejar.

A GTX 960 é melhor que a GTX 760.. Até bate de frente com a própria R9 280X, em alguns jogos..

 

http://www.techpowerup.com/reviews/Gigabyte/GTX_960_OC/1.html

 

Esse negócio de bits é praticamente irrelevante, hoje em dia..

 

 

Se for trocar mesmo, no mínimo, troque por uma R9 380 ou GTX 960..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é galera, não consigo encontrar alternativas para resolver o meu problema com esta XFX R9 280x. Tendo que trocar a placa eu não irei pegar outra R9, diante tantos problemas que li a respeito estou muito receoso, provavelmente irei trocar por uma GTX 760 mesmo.

 

Bem provável que este modelo:

http://www.kabum.com.br/produto/49667/placa-de-video-vga-zotac-amp-geforce-gtx760-2gb-ddr5-256-bits-pci-express-3-0-zt-70402-10p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é galera, não consigo encontrar alternativas para resolver o meu problema com esta XFX R9 280x. Tendo que trocar a placa eu não irei pegar outra R9, diante tantos problemas que li a respeito estou muito receoso, provavelmente irei trocar por uma GTX 760 mesmo.

Bem provável que este modelo:

http://www.kabum.com.br/produto/49667/placa-de-video-vga-zotac-amp-geforce-gtx760-2gb-ddr5-256-bits-pci-express-3-0-zt-70402-10p

Quase o mesmo preço da 960. Não justifica, mas gostos são gostos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é galera, não consigo encontrar alternativas para resolver o meu problema com esta XFX R9 280x. Tendo que trocar a placa eu não irei pegar outra R9, diante tantos problemas que li a respeito estou muito receoso, provavelmente irei trocar por uma GTX 760 mesmo.

 

Bem provável que este modelo:

http://www.kabum.com.br/produto/49667/placa-de-video-vga-zotac-amp-geforce-gtx760-2gb-ddr5-256-bits-pci-express-3-0-zt-70402-10p

A GTX 760 nunca concorreu com a R9 280X..

 

Se você vai trocar (ainda nem sabemos se isso vai realmente acontecer), troque por um produto de mesmo nível, não inferior..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to pensando em pegar uma GTX 760 na troca, pois não consigo resolver isso, li tanto a respeito desta placa na internet, é tanta gente com o mesmo problema, não só com a XFX mas com todos os fabricantes, que eu estou com receio de pegar outra R9 280x.

 

A eqüidade de comparativos se dá com a GTX 770, essa sim pode se intitular concorrente da R9 280X, o questionamento a respeito da temperatura da GPU estando em full load tem o seu grau de importância, a questão é a probabilidade que tem uma GPU baseada no chip Tahiti XTL de ter esse tipo de problema, o chip pode operar de modo estável na casa dos 100º graus, não é uma temperatura satisfatória mas uma placa que atingisse os 85º não poderia ser usada como bode espiatório para os problemas que tens aí, a microarquitetura Kepler e Maxwell da Nvidia operam em até 98° C. 

 

A sua R9 280X pode ser substituida por outra, eu compreendo que você leu informações a respeito de problemas mas eu mesmo tenho amigos com essa placa sem nenhuma anomalia, seria alarmismo em demasia achar que todas as R9 280X tem risco eminente de falhas, não é assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não são todas R9 280x que possui defeitos, mas a quantidade de problemas e situações que eu li durante apenas dois dias em fóruns me apavorou bastante, e não foi apenas de um fabricante, foram de vários. E o pior de tudo foi que nenhum dos problemas que vi relatados teve solução, assim como a minha, que com temperatura razoável e drivers atualizados, está congelando nos jogos simplesmente do nada, posso jogar durante horas sem ocorrer nenhum problema como posso jogar 5 minutos e ter problema, em nenhum fórum achei resposta para este problema que atormenta muita gente por aí. E isso me deixa muito receoso de pegar outra R9 280x. É uma pena, pois ela é ótima enquanto funciona.


Outra dúvida que eu tenho em relação a tudo isso é, a placa pode não ter funcionado corretamente por conta da configuração da minha máquina, pode ter dado alguma incompatibilidade com algum hardware? Pois se eu resolvo arriscar e trocar pela mesma, e volta uma novinha e acontece a mesma coisa?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria entrar em contato com o suporte da XFX, existe a possibilidade de te instruirem para uma atualização de Bios se ela assim existir, como você tem a limitação dos 7 dias para contactar a Kabum fica difícil, também pode posso te indicar a lista de Bios oficiais do TechPowerup para o modelo da XFX, é interessante e altamente recomendável verificar se a sua é a mais recente, observe que nem todas estão em ordem.

 

http://www.techpowerup.com/vgabios/index.php?did=1002-6798-1682-3001

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara hardware é sorte, no seu caso a falta dele de pegar algum justamente com defeito, se você tem a oportunidade de troca-la ainda, faça-o, mas por alguma equivalente ou melhor, quanto aos defeitos...quem procura acha e se você jogar na internet vera um monte seja da 280X, 770 760 e assim vai. pense na quantidade de placas vendidas, agora pense qual a probabilidade de uma outra 280X com possivelmente o mesmo problema cair em suas mãos, pouquíssimas.

acho que você deve pedir a troca por outra 280X mesmo, mas ai é a seu critério, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria entrar em contato com o suporte da XFX, existe a possibilidade de te instruirem para uma atualização de Bios se ela assim existir, como você tem a limitação dos 7 dias para contactar a Kabum fica difícil, também pode posso te indicar a lista de Bios oficiais do TechPowerup para o modelo da XFX, é interessante e altamente recomendável verificar se a sua é a mais recente, observe que nem todas estão em ordem.

 

http://www.techpowerup.com/vgabios/index.php?did=1002-6798-1682-3001

Bom, vou tentar atualizar a última versão neste link que tu me mandaste, a esperança é a última que morre, junto com o Internacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunz

 

Sobre a R9 280X, concordo contigo.. É realmente fora da curva, o número de reclamações do gênero.. Eu não tentaria nada com ela.. Mandaria pro RMA..

 

Não deve ser fácil, mas faça um vídeo do problema.. Consiga algumas evidências do problema da placa.. Vai ajudar no processo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O arquivo veio em .rom, como abrir?

 

Cara acabo de notar algo estranho, a versão da bios da minha GPU de acordo com o programa HWiNFO64 é 015.044.000.010.000000, e de acordo com o techpowerup.com citado pelo colega aí, esta versão não bate com o modelo da minha XFX que é a BLACK EDITION, que no caso a bios correta atualizada seria 015.043.000.005.000000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site também está listado a sua versão, é a terceira da lista. Esse é o modelo com overclock e possui 4 releases, realmente a sua não está lá como pertencente ao modelo Black. O arquivo está em ROM - No youTube pode-se encontrar videos do processo de atualização da placa da XFX, se estiver inseguro tente trocá-la através do RMA da Kabum que por sinal é mal falado, uma atualização incorreta pode inutilizar a placa! 

 

https://www.youtube.com/watch?v=OIXcIAFZPoo

 

A atualização pode ser feita através do utilitário NvFlash, ele também pode ser descarregado através do site TechPowerup no link abaixo.

 

http://www.techpowerup.com/downloads/2498/nvflash-5-218-0-1-for-windows/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site também está listado a sua versão, é a terceira da lista. Esse é o modelo com overclock e possui 4 releases, realmente a sua versão não está lá como pertencente ao modelo Black. O arquivo está em ROM - No youTube pode-se encontrar videos do processo de atualização da placa da XFX, se estiver inseguro tente trocá-la através do RMA da Kabum que por sinal é mal falado, uma atualização incorreta pode inutilizar a placa! 

 

https://www.youtube.com/watch?v=OIXcIAFZPoo

 

A atualização pode ser feita através do utilitário NvFlash, ele também pode ser descarregado através do site TechPowerup no link abaixo.

 

http://www.techpowerup.com/downloads/2498/nvflash-5-218-0-1-for-windows/

Bom, se põe a placa em risco assim como atualizar uma MOBO, melhor eu não dar uma de super herói, estou nos sete dias de garantia e vou enviar para RMA mesmo. Mas obrigado pela dica!

Mas isto é estranho não é? A minha placa está com a bios de outro modelo de GPU, a minha é a BLACK EDITION com 1080 de clock e não 1000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!